Skip to content

“Deus não esquece a sua oração” – Pastor Wanderlei

nov 28 2021

Vitrine Site

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 28 de novembro de 2021.

Deus não esquece a sua oração

Gênesis 19:29Ora, aconteceu que, destruindo Deus as cidades da planície, lembrou-se de Abraão, e tirou Ló do meio da destruição, ao subverter aquelas cidades em que Ló habitara.  (JFA-RA)

Essa história começa no capítulo 18 do Livro de Gênesis, quando em um dia normal, na hora mais quente do dia, Deus decide visitar Abraão acompanhado de dois anjos.

Desse momento em diante precisamos observar com cuidado as atitudes de Abraão, pois não é qualquer pessoa que é ouvida por Deus.

João 9:31sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve.  (JFA-RA)

  • Ao ver Deus, Abraão corre em direção a Ele e O adora. (v2)
  • Abraão recebe Deus com alegria dando a Ele o que tinha de melhor. (vs 6-8)
  • Quando Deus se levantou para ir para outro lugar, Abraão continuou junto de Deus e O acompanhou.
  • Deus decide contar para Abraão o propósito da sua viagem, (v17) os anjos seguem para a cidade de Sodoma, e Abraão permanece na presença de Deus. (v22)
  • Ao saber o que ia acontecer com as cidades de Sodoma e Gomorra, Abraão chega mais perto de Deus (v23)
  • Agora estando bem perto de Deus, Abraão começa a interceder (v24)
  • Em seu primeiro pedido ele pede que Deus poupe a cidade inteira se houver nela 50 pessoas boas, e Deus concorda com a sua proposta. (v26)
  • Abraão então se atreve a fazer um segundo pedido para Deus, lembrando que ele não era ninguém para ter o direito de fazer um segundo pedido, mesmo assim ele pede e diz: Mas se faltarem 5 para chegar aos 50, o Senhor pode poupar a cidade? (v28) E Deus mais uma vez atende o pedido de Abraão e aceita a sua proposta, então se houver 45 pessoas boas naquela cidade ela não seria destruída.
  • Abraão então se sente confiante e faz um terceiro pedido: E se forem apenas 40? E Deus disse: Não destruirei a cidade por amor aos 40.
  • Nesse momento Abraão pede para Deus não ficar zangado com ele, porque ele iria fazer um quarto pedido: E se forem apenas 30. (v30) E Deus mais uma vez disse: Não destruirei aquela cidade se houver 30 pessoas boas.
  • Abraão com determinação e ousadia continuou a interceder e fez o seu quinto pedido dizendo para Deus: Estou sendo atrevido, mas me perdoe Senhor. E se houver apenas 20? (v31) E Deus disse: Eu pouparei a cidade por amor aos 20.
  • Abraão achando que já estava sendo muito abusado, disse para Deus: Não fique zangado comigo, pois este é o meu último pedido (sexto pedido). E se forem apenas 10 homens bons? E Deus com longanimidade responde a Abraão. Eu pouparei a cidade inteira se houver ali 10 pessoas boas. (v32)

 

O que é interessante notar é que Deus não ficou zangado em momento algum, com a insistência de Abraão, e sempre respondeu com amor e só foi embora porque Abraão parou de pedir. (v33)

Triste foi saber mais adiante no capítulo 19, que infelizmente não havia 10 pessoas boas naquelas cidades e por isso elas foram destruídas completamente.

Mas Deus não se esqueceu do seu servo insistente, Abraão, e por isso ele salvou Ló e suas duas filhas.

Note que o texto de Gênesis 19:29 não diz que Deus se lembrou de Ló, mas que se lembrou de Abraão e por isso é que Ló foi salvo.

Aí está a relevância de quem ora e intercede por alguém, Deus vai sempre se lembrar do seu servo, ou seja, de você, antes de fazer qualquer coisa, ainda que aquela pessoa nem saiba o que está acontecendo ou mereça o favor de Deus.

Foi assim quando Moises subiu ao monte Sinai para buscar as leis e o povo caiu na idolatria, adorando um bezerro de ouro.

Salmos 106:23Por isso, Deus ameaçou destruir completamente os israelitas. Se Moisés, o escolhido do Senhor, não tivesse pedido e implorado, Deus certamente teria destruído o povo de Israel, na sua justa ira.  (VIVA)

Deus foi buscar Ló dentro da casa dele, numa cidade suja e cheia de pecados, Deus pegou Ló pela mão e o colocou em lugar seguro e o salvou, tudo isso por causa dos inúmeros pedidos de Abraão.

Por isso não podemos deixar de orar pelo nosso filho, marido ou amigo, e nunca nos cansar, ou mesmo pensar que estamos importunando Deus, as nossas orações nunca serão esquecidas por Deus.

Hebreus 10:35  Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.  (NVI)

Isaías 65:23-24 Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a calamidade, porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus filhos estarão com eles.  E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.

É preciso orar com fé e não duvidar de que Deus está ouvindo a sua oração e não vai esquecer de você.

Tiago 1:6-7Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro.  Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor,  (NTLH)

Hebreus 4:16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

É preciso ter determinação e nunca desistir, mesmo quando tudo parece estar perdido.

O texto de Mateus 15:21-28 narra a história de uma mulher que tinha muita fé e determinação, pois sendo ela mulher e não israelita, ela não poderia falar com Jesus, quanto mais lhe fazer um pedido, mas isso não a impediu de interceder por sua filha, que estava horrivelmente endemoninhada, e mesmo depois de Jesus ter lhe dito por três vezes, não, ela não desistiu.

  • Ela correu atrás de Jesus e clamou insistentemente por misericórdia para sua filha e vemos que Jesus não lhe deu atenção e resposta alguma.
  • Diante da sua insistência Jesus lhe diz que não foi enviado para o povo dela.
  • Ela não se importou com a resposta negativa de Jesus e mesmo assim O adorou e Lhe pediu mais uma vez para socorrer a sua filha.
  • Jesus então lhe disse que não poderia atender o seu pedido, pois estaria tirando o pão dos israelitas que eram os filhos de Deus.
  • Ela concorda com Jesus e Lhe disse que não precisaria dar o pão dos israelitas, mas apenas permitir que ela pegasse uma migalha que porventura caísse da mesa.
  • Pela sua determinação e fé, Jesus atendeu ao seu pedido imediatamente.

Efésios 6:18 Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus.

Lucas 11:9-10 Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.  Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. (NTLH)

Mesmo que possa parecer que está demorando, Deus vai agir na hora correta (Kairós), então nunca pare de orar e não desista.

Oséias 10:12 Então, eu disse: semeai para vós outros em justiça, ceifai segundo a misericórdia; arai o campo de pousio; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que ele venha, e chova a justiça sobre vós.

Lucas 18:1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:

Na Bíblia existem várias promessas de que Deus vai ouvir a nossa oração.

Salmos 34:15-18 Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.  O rosto do SENHOR está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória.  Clamam os justos, e o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas tribulações.  Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.

1 Pedro 3:12 Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.

Salmos 91:15 Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados. (NTLH)

Salmos 50:15 Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei, e vocês me louvarão.

Isaías 58:9 Quando vocês gritarem pedindo socorro, eu os atenderei; pedirão a minha ajuda, e eu direi: ‘Estou aqui!’ “Se acabarem com todo tipo de exploração, com todas as ameaças e xingamentos;

Jeremias 29:12 Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.

Para assistir a ministração clique no PLAY.

https://youtu.be/_SRpHQa8FBo

 

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.