Skip to content

“Jesus pode te dar hoje muito mais do que você veio buscar” – Pastor Wanderlei

jan 26 2020

260120-2

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 26 de janeiro de 2020.

Jesus pode te dar hoje muito mais do que você veio buscar

 

João 4:7-11 – Uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse: —Por favor, me dê um pouco de água. (Os discípulos de Jesus tinham ido até a cidade comprar comida.) A mulher respondeu: —O senhor é judeu, e eu sou samaritana. Então como é que o senhor me pede água? (Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos.) Então Jesus disse: —Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida. Ela respondeu: —O senhor não tem balde para tirar água, e o poço é fundo. Como é que vai conseguir essa água da vida? (NTLH)

Aquela mulher samaritana saiu de casa para buscar água no antigo poço aberto a muitos anos atrás por Jacó, não sabemos se o poço ficava perto ou longe da sua casa, mas ela necessitava resolver o seu problema, suprindo a sua necessidade, levando água para a sua casa.

Provavelmente ela saiu de casa com um pequeno balde com alça para poder prender na corda do poço, e um cântaro para transportar uma quantidade maior de água.

Assim como aquela mulher, muitos de nós, hoje também saímos de nossas casas e viemos até esta igreja, para buscar algo que necessitamos, mas podemos ser surpreendidos, porque Jesus está aqui, e Ele pode nos dar muito mais do que viemos buscar.

Efésios 3:20 Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, (NVI)

Ao lermos atentamente o texto bíblico, observamos que a mulher queria apenas levar um pouco de água para sua casa, porem ela encontrou Jesus sentado à beira do poço, e ficou muito surpresa quando Ele lhe pediu um pouco de água, pois de fato ele não tinha como tirar água daquele poço, uma vez que o mesmo era muito fundo.

A mulher ficou surpresa com o Seu pedido, e Jesus lhe disse: De fato eu estou lhe pedindo um pouco da água deste poço, mas se você soubesse quem Eu sou, e o que Deus pode te dar hoje, você Lhe pediria e através de Mim, Ele lhe daria uma água bem melhor do que está, a verdadeira água da vida.

Ela respondeu o senhor não tem balde e esse poço é fundo, como pode me dar essa água da vida? Será que o senhor é melhor do que Jacó e conseguiu achar uma água melhor e em um lugar mais raso, onde não precisa de balde.

Por não conhecer Jesus, a mulher via três problemas que impediam Jesus de poder resolver o seu problema.

  • Ela não conhecia nenhum outro lugar onde havia água ali por perto, somente aquele poço que o próprio Jacó achou e cavou.
  • Aquele poço era fundo.
  • Jesus não tinha balde.

Quantas vezes nós também achamos que não há outra saída para o nosso problema, é como se não houvesse outro poço, e então nos conformamos com a situação e nos submetemos a carregar um um balde ou um fardo pesado por toda a nossa vida.

Mas a bíblia diz que:

Isaías 58:11 – “Eu, o SENHOR, sempre os guiarei; até mesmo no deserto, eu lhes darei de comer e farei com que fiquem sãos e fortes. Vocês serão como um jardim bem regado, como uma fonte de onde não para de correr água.” (NTLH)

Apocalipse 7:16-17 Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

João 6:35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.

E olhando para as nossas tribulações assim como aquela mulher, achamos que o nosso problema é profundo, é muito grande, ou até mesmo muito grave.

Mas a bíblia diz que:

Marcos 10:27 – Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível. (JFA-RA)

Salmos 93:3-4 Ó SENHOR Deus, o mar profundo levanta a sua voz, o mar ergue a sua voz e ruge. O SENHOR reina no céu com poder. A sua força é maior do que a fúria do oceano e mais poderosa do que as ondas do mar.

E quantas vezes olhamos para Jesus, mas não vemos nas suas mãos um balde, e não nos damos conta de Ele não precisa de um balde.

Isaías 41:18 – Farei com que brotem fontes nos vales e com que rios corram pelas montanhas onde não há plantas. Farei com que os desertos virem lagos e com que nas terras secas haja muitos poços. (NTLH)

Isaías 44:3 – Vou fazer com que caia chuva no deserto e com que em terras secas corram rios. Assim também derramarei o meu Espírito sobre os seus descendentes e lhes darei as minhas bênçãos. (NTLH)

Isaías 35:6-7 – os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de alegria. Pois fontes brotarão no deserto, e rios correrão pelas terras secas. A areia quente do deserto virará um lago, e haverá muitas fontes nas terras secas. Os lugares onde agora vivem os animais do deserto virarão brejos onde crescerão taboas e juncos. (NTLH)

Mas conhecer Jesus e saber quem Ele é, é apenas o começo dessa nova vida, é preciso fazer como a mulher que foi além e desejou beber da água da vida e principalmente deixou o seu cântaro para traz.

João 4:15 – Então a mulher pediu: —Por favor, me dê dessa água! Assim eu nunca mais terei sede e não precisarei mais vir aqui buscar água. (NTLH)

João 4:28 – Em seguida, a mulher deixou ali o seu pote, voltou até a cidade e disse a todas as pessoas: (NTLH)

Certamente aquela mulher teve que voltar ao poço de Jacó outros dias para buscar água comum, mas naquele momento em que Jesus lhe ofereceu algo muito melhor do que ela buscava, ela não hesitou, deixou o seu cântaro para traz e priorizou o que era mais importante.

Mateus 6:33 – Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (JFA-RA)

Filipenses 4:6 Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. (NTLH)

1 Pedro 5:7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. (NTLH)

Além de palavras, aquela mulher teve duas atitudes imediatas, que nos ensinam como seguir Jesus.

1 – Aquele que tem fé em Jesus deixa o seu cântaro para traz.

Hebreus 4:16 Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.(NVI)

Salmos 37:5 Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará. (NTLH)

Salmos 55:22 Entregue os seus problemas ao SENHOR, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece.”

 

2 – E fala de Jesus para muitas pessoas e diz que encontrou o Salvador, o Messias.

Romanos 10:14-15 Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! (JFA-RA)

Salmos 40:9-10 – Eu proclamo as novas de justiça na grande assembleia; como sabes, Senhor, não fecho os meus lábios. Não oculto no coração a tua justiça; falo da tua fidelidade e da tua salvação. Não escondo da grande assembleia a tua fidelidade e a tua verdade. (NVI)

João 7:37 No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

 

 

Texto auxiliar

Mateus 6:25-32Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. —E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida? ” ou “Onde é que vamos arranjar bebida? ” ou “Onde é que vamos arranjar roupas? ” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. (NTLH)

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.