Skip to content

“Não deixe o azeite acabar” – Pastor Wanderlei

out 17 2021

Vitrine Site

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 27 de junho de 2021.

Não deixe o azeite acabar

Mateus 25:8 – Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Deem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando. ”  (NTLH)

 

Para começar esta mensagem é preciso esclarecer que na Bíblia toda vez que a palavra azeite aparece ela é usada como símbolo do Espírito Santo.

Quando Jesus contou a parábola das dez virgens, Ele estava falando da necessidade que todo crente tem de não deixar o Azeite acabar durante toda a jornada de sua vida, até que todos estejamos dentro da festa do casamento, as bodas do Cordeiro.

Mateus 24:13 – Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.  (JFA-RA)

 

Nos dias de Jesus a cerimônia do casamento era bem diferente de hoje.

A noiva ficava na casa de seus pais, aguardando o noivo vir buscá-la para a cerimônia que geralmente era a noite, porém aí estava a parte romântica, ela não sabia a que horas o noivo viria buscá-la.

E o noivo também se fosse perguntado a que horas ele iria buscar a noiva, ele responderia: – Meu pai é que sabe a hora.

Pois cabia ao pai do noivo preparar em sua casa, um lugar para os noivos passarem as noites de núpcias, e a festa do casamento, que durava sete dias.

A noiva deveria ser acompanhada durante todo o caminho até a casa do noivo por suas amigas ou “damas de companhia” ou “pajens”, elas ficariam na porta da casa da noiva aguardando também a chegada do noivo. Naqueles dias não havia iluminação de rua, portanto cada pessoa deveria ter a sua própria lâmpada com azeite para iluminar o seu caminho e isso também deixava aquela cerimônia mais bonita.

Jesus conta que havia dez moças escolhidas para acompanhar aquela noiva, porém cinco delas não foram prudentes, pois não tinham reserva de azeite, e como o noivo demorou, o azeite de suas lâmpadas já estava acabando, e por isso elas saíram para comprar azeite e quando voltaram encontraram o portão da casa do pai do noivo fechado e não puderam entrar para a festa.

 

Mateus 24:42-44 – Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor.  Lembrem disto: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.  Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando.  (NTLH)

 

Não podemos também ser chamados de imprudentes, por deixar o Azeite acabar, pois sem Azeite não há Luz e sem Luz, não chegaremos na Casa do Pai.

 

No tabernáculo não havia janela, então para que o sacerdote pudesse fazer suas atividades no Lugar Santo e depois chegar ao Santíssimo onde Deus estava, ele precisava da Luz do Candelabro, aquele Candelabro era a única fonte de Luz, e para que sempre houvesse Luz nas setes lâmpadas do Candelabro era preciso ter Azeite.

Deus deu uma ordem de que nunca poderia faltar azeite nas lâmpadas do Candelabro. (Lev 24:1-4)

No lugar Santo havia três peças, todas elas representam Jesus.

  • A direita a Mesa de pães. João 6:48 – Eu sou o pão da vida. (NTLH)
  • A esquerda o Candelabro. João 8:12 – “De novo Jesus começou a falar com eles e disse: —Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.” (NTLH)
  • E ao centro o Altar de incenso. 1 Timóteo 2:5 – Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, (JFA-RA

Sendo assim, se o seu Azeite acabar, você não consegue ver Jesus o Pão da vida, você não consegue ver Jesus a Luz do mundo e você não consegue ver Jesus o Único Mediador e é por isso que as suas orações não são atendidas.

E se você não consegue ver Jesus, você também não vê o Pai.

João 14:6 – “Jesus respondeu: —Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.”  (NTLH)

João 14:9 – Jesus respondeu: —Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê, vê também o Pai. Por que é que você diz: “Mostre-nos o Pai”?  (NTLH)

 

Veja a importância de você não deixar o Azeite acabar, pois Ele é o Espírito Santo que é a única maneira de podermos ter comunhão com Jesus e com o Pai.

João 14:16-17 – Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre.  O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês.  (NTLH)

1 Tessalonicenses 5:19 – Não apaguem o Espírito.  (NVI)

 

Infelizmente essa pandemia nos obrigou a manter o distanciamento de pessoas, mas isso não quer disser que você precisa se afastar das coisas de Deus, se você tem conseguido manter a sua reserva de Azeite cheia, então tudo bem.

Mas se você está percebendo que o Azeite está acabando, então volte urgente para perto dos seus irmãos, volte aos cultos, volte a trabalhar, volte a exercer os dons que você recebeu de Deus, e não há como fazer isso aí na sua casa.

Para que a viúva de Sarepta pudesse receber mais azeite, ela teve que primeiro dar do seu azeite para poder receber mais de Deus.

Efésios 5:15-19 – Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios.  “Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm.”  Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam.  “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus.”  Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem, de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor.  (NTLH)

Para assistir a ministração clique no PLAY.

https://youtu.be/EkLmzaxNKB8

 

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.