Skip to content

“Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” – Pastor Wanderlei

fev 19 2017

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei, em 19 de fevereiro de 2017.

“Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros”

TEXTO BASE: João 14:15-20

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.” (RA)

Neste trecho quando Jesus diz: – “Eu voltarei para vocês”. Ele não estava falando da sua segunda vinda, mas sim de que Ele estaria de volta, habitando para sempre dentro de nós, através do Seu Espirito Santo.

Quando Jesus fez a promessa de enviar o Espirito Santo, Ele não estava preocupado com a manifestação dos dons do Espirito na vida dos seus discípulos. Na verdade, ele fez aquela promessa para garantir que jamais ficaríamos sozinhos, pois ao dizer que Ele iria para junto do Pai, uma forte tristeza abateu o coração dos seus discípulos.

Por isso Ele afirmou:

(João 14:18)Eu não abandonarei vocês nem os deixarei como órfãos – Eu voltarei para vocês. Daqui a pouco Eu terei ido embora do mundo, mas continuarei presente com vocês. (VIVA)

O Espirito Santo veio para tirar a tristeza da solidão.

(João 16:5-7) Porém agora eu vou para junto daquele que me enviou. E nenhum de vocês me pergunta: “Aonde é que o senhor vai? ” Mas, porque eu disse isso, o coração de vocês ficou cheio de tristeza. Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. (NTLH)

(João 16:20-22) Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria. Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce, a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento. Assim acontece também com vocês: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês. (NTLH)

O Espirito Santo não é para qualquer um, todavia é uma promessa para todos aqueles que o Senhor chamar.

(Atos 2:38-39) Pedro respondeu: —Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo. Pois essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar. (NTLH)

Entretanto muitos crentes não têm tido plena consciência do que é ter o Espirito Santo, e por isso ainda se sentem sozinhos neste mundo, abandonados e ainda não conseguiram enxergar de verdade o que é ser um filho de Deus.

Isso acontece porque muitos confundem, até mesmo por culpa de algumas pregações, o que é ser cheio do Espirito Santo, com as manifestações do Espírito Santo.

(1 Coríntios 12:1) Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. (JFA-RA)

(1 Coríntios 12:7) A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. (NVI)

O que você diria de uma pessoa que ganhou de presente uma Mitsubishi 2017 automática 4×4, e quando lhe perguntam sobre o seu presente, ele só sabe dizer que ganhou um carro que tem um botãozinho que quando aperta esguicha água no para-brisa.

As maiores obras do Espirito Santo são: – Revelar e Confirmar

1- Revelar a Palavra, para nos corrigir e nos ensinar o caminho correto.

(João 14:26) Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês. (NTLH)

(João 16:13) Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. (NTLH)

(Efésios 3:3-5) Deus me revelou o seu plano secreto e fez com que eu o conhecesse. (Eu escrevi isso em poucas palavras, e, se vocês lerem o que escrevi, poderão saber como entendo o segredo de Cristo.) No passado esse segredo não foi contado aos seres humanos, mas agora, por meio do seu Espírito, Deus o revelou aos seus santos apóstolos e profetas. (NTLH)

(1 Coríntios 2:12) Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado. (NTLH)

2- Confirmar a nossa filiação como verdadeiros filhos de Deus.

(Gálatas 4:5-7) para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus. E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: “Pai, meu Pai”. Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos. (NTLH)

(Romanos 8:15) Porque o Espírito que vocês receberam de Deus não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo. Pelo contrário, o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: “Pai, meu Pai!”. (NTLH)

(Romanos 8:16) O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus. (NTLH)

(Efésios 1:13) A mesma coisa aconteceu também com vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. (NTLH)

Se você se sente sozinho e não sabe se é filho de Deus o apóstolo Pedro, cheio do Espirito Santo diz:

(Atos 2:38-39) Pedro respondeu: —Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo. Pois essa promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, isto é, para todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar. (NTLH)

 

Em breve disponibilizaremos a gravação.

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.

Leia também as postagens abaixo!