Skip to content

“Nós precisamos ser diferentes” – Pastor Wanderlei

maio 21 2017

Culto210517wanderlei

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei, em 21 de maio de 2017.

“Nós precisamos ser diferentes”

TEXTO BASE: Números 14:23-24

Nenhum deles verá a terra que com juramento prometido a seus pais; nenhum daqueles que me desprezaram a verá. Mas o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e porque perseverou em seguir-me, eu o introduzirei na terra em que entrou, e a sua posteridade a possuirá.(JFA-RA)

Eles nunca entrarão na terra que jurei dar aos seus antepassados. Nenhum daqueles que me abandonaram verá aquela terra. Mas o meu servo Calebe tem um espírito diferente e sempre tem sido fiel a mim. Por isso eu farei com que ele entre na terra que espionou, e os seus descendentes vão possuir aquela terra.(NTLH)

Nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a verá. as, como o meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão.(NVI)

Nenhum desses que Me desprezou verá a terra. Mas o meu servo Calebe é um tipo diferente de homem – ele Me obedeceu totalmente. Ele entrará na terra que espiou, e seus descendentes possuirão essa terra.(VIVA)

Quando o povo de hebreu estava no Egito, certamente eles ouviram falar de um Deus que no passado havia abençoado e cuidado de seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, mas passados quatrocentos anos e agora como escravos no Egito, eles não conheciam este Deus. Por isso para tira-los do Egito, Deus quis mostrar o seu poder, seu amor e a fidelidade da sua aliança, através de vários sinais e prodígios.

Agora eles mesmos provariam de Seus cuidados, o amor e Sua fidelidade. Eles viram as dez pragas acontecerem ao lado deles no Egito, e nenhuma delas os atingiu. Eles viram o mar vermelho se abrir para que eles pudessem fugir dos seus perseguidores. Eles viram todo o exército de faraó, com seus homens, carros e cavaleiros serem destruídos. Deus lhes deu um sinal constante da sua presença e proteção, uma coluna de fogo a noite e uma nuvem de dia. Deus dá a eles água, transformando águas amargas em águas doces. Deus lhes dá alimento diário vindo dos céus, o maná.

Mais uma vez em meio ao deserto Deus faz jorrar água da rocha, para matar a sede do povo. Quando no deserto o primeiro inimigo, Amaleque, se levantou o braço forte do Senhor os protegeu.
Deus dá aos hebreus uma constituição com leis, para lhes garantir uma identidade como nação. Deus decide habitar no meu do povo, e os orienta na construção do tabernáculo, um lugar de adoração.

Passados dois anos, depois deles terem provado muitas experiências com Deus, era chegado o momento de tomar posse da promessa, era preciso entrar e possuir a terra prometida que Deus lhes estava dando. Sim em Números 13:1 Deus afirma que Ele estava dando aquelas terras para o Seu povo e manda que eles escolham doze príncipes, para espiar a terra trazendo informações, para que eles montassem um plano de ataque.

Ao final de 40 dias os doze príncipes retornaram com seus relatórios, todos concordaram que realmente a terra era muito boa, porem dez deles disseram que era impossível possui-la em virtude das dificuldades que eles viram, muros altos, homens mais fortes que eles e até alguns gigantes, apenas Calebe e Josué não concordaram com eles.

E foi por tudo isso que Deus decidiu naquele momento que ninguém, exceto Calebe e Josué poderiam entrar na terra prometida. Através dos textos da Bíblia eu quero analisar quais as qualidades que Deus viu em Calebe, que o fez dizer que ele era um homem diferente.

1- Destemido.
(Números 13:30) -Aí o povo começou a reclamar contra Moisés, mas Calebe os fez calar e disse: —Vamos atacar agora e conquistar a terra deles; nós somos fortes e vamos conseguir isso;(NTLH)

2- Perseverante.
(Josué 14:8) Meus irmãos que subiram comigo fizeram derreter o coração o povo; mas eu perseverei em seguir ao Senhor meu Deus.(JFA-RA)

3- Forte.
(Josué 14:10 11) … Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos, me sinto tão forte hoje como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso.(NTLH)

4- Ousado.
(Josué 14:12) Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia….

5- Dependente.
(Josué 14:12) ... Se o SENHOR estiver comigo, …(NTLH)

6- Confiante.
(Josué 14:12) …eu os expulsarei, como ele prometeu.(NTLH)

7- Abençoado.
(Josué 14:13) Então Josué abençoou a Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom em herança.(JFA-RA)

Nós não podemos ser iguais a todo o mundo, temos que ser diferentes, agirmos de forma diferente.

(Romanos 12:2) Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.(NTLH)

(Salmos 112:7-8) “O homem que teme ao Senhor …Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR. O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo…

(1 João 4:18) No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

A Sunamita mesmo com o filho morto sobre a mesa disse a assistente do profeta Eliseu: Vai tudo bem! (2 Rs 4:26)

O Centurião foi para casa crendo que seu empregado estava curado. (Mt 8:13)

A mulher que mesmo impedida pela multidão consegui tocar em Jesus para ser curada. (Lc 8:44)

Jairo continuou crendo mesmo depois de lhe avisarem que sua filha estava morta. (Lc 8:49)

O Cego de Jerico que mesmo sendo impedido gritava mais alto. (Lc 18:39)

Zaqueu que para ver Jesus subiu em uma arvore não se importando com sua posição social. (Lc 19:4)

(1 Coríntios 1:26-28) Agora, meus irmãos, lembrem do que vocês eram quando Deus os chamou. Do ponto de vista humano poucos de vocês eram sábios ou poderosos ou de famílias importantes. Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco. Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor.(NTLH)

Hoje Deus quer que você mude suas atitudes, e abandone este seu espirito abatido

(Isaías 35:3-4) Fortaleçam as mãos cansadas, deem firmeza aos joelhos fracos. Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos.”.(NTLH)

(Isaías 40:29-31) Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.(JFA-RA)

(Joel 3:10) Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte.(JFA-RA)

(Jeremias 17:7-8) “Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.”.(RA)

(Habacuque 3:17-19) Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador. O SENHOR Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro.(NTLH)

(Provérbios 24:10) “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.”

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.