Skip to content

“Cura para a ansiedade” – Pastora Maria

nov 09 2020

vitrine-site-1806x635_0811

Culto ministrado pela pastora Maria Granado, em 09 de novembro de 2020.

Cura para a ansiedade

Texto base: Filipenses 4:6

“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecidos.”

A palavra “ansiedade” na língua grega significa “estrangulamento, que é apertar o pescoço, tirar o oxigênio, sufocar.”

A ansiedade rouba nossas forças, embaça nossos olhos e tira de nós a perspectiva do futuro.

Ansiedade também nos leva a fraqueza espiritual, minando nossa fé.

A pressão da vida moderna, a falta de comunhão no lar, o isolamento das pessoas e a ausência de comunhão com Deus abrem a porta para a ansiedade.

O apostolo Pedro diz: “Deixem com Ele (JESUS) todas as suas preocupações e ansiedades, pois Ele (JESUS) está sempre cuidando de vocês” (1Pe 5:7)

Há muitas pessoas asfixiadas pela ansiedade, vivem atormentadas, sem paz e sem descanso na alma, Jesus nos ensina a lidar corretamente com a ansiedade olhando para as aves do céu e os lírios dos campos A criação de Deus é um antídoto contra a ansiedade.

No sermão do monte Jesus falou sobre como a ansiedade pode nos prejudicar. (Mt 6:25-34)

“Portanto, meu conselho é: Não fiquem preocupados a respeito de coisas: quanto a o que comer, o que beber e o que vestir. Porque vocês já têm a vida e o corpo – e eles são muito mais importantes do que o comer ou o que vestir. Olhem os passarinhos! Eles não se preocupam com a comida – eles não precisam semear, colher, ou guardar comida – pois o Pai Celeste de vocês os alimenta. E para Deus, vocês valem mais do que os passarinhos.

Será que com todas as preocupações juntas poderão acrescentar um único momento à vida de vocês? E por que ficar preocupados com a roupa? Olhem os lírios do campo! Eles não se preocupam com isto .Até o rei Salomão, em toda a sua glória, não se vestiu tão bem como qualquer deles .E se Deus cuida tão maravilhosamente das flores, que hoje estão aqui e amanhã já desaparecerá, será que Ele não vai, com toda a certeza, cuidar de vocês?

Vocês têm uma fé muita fraca. Portanto não se preocupem de forma alguma com a necessidade de comida e roupa suficientes. Não sejam como os pagãos! Pois eles se orgulham dessas coisas todas, e estão muitíssimos interessados nelas. Mas o Pai Celeste, que vocês têm, já sabe muito bem que vocês precisam delas. E Ele as dará a vocês, se o colocarem no primeiro lugar de suas vidas. Portanto não fiquem preocupados com o dia de amanhã. Deus cuidará do dia de amanhã para vocês também. Já é suficiente a preocupação de cada dia”

 

PODEMOS FAZER TRÊS PERGUNTAS

A ANSIEDADE NOS É INÚTIL, POR QUE? Porque por mais ansiosos que estejamos, não podemos acrescentar sequer uma hora à duração da nossa vida.

O fato de ficarmos ansiosos não ajuda em nada na solução de um problema. A ansiedade drena as nossas forças, rouba a nossa vitalidade e tira os nossos olhos daquele que está no controle da situação, Jesus Cristo Todo Poderoso. (Sl 25:17) “O peso que há no meu coração fica maior a cada dia; por favor, livra-me dele. Tira-me das situações difíceis em que me encontro.”

 

A ANSIEDADE NOS É PREJUDICIAL POR QUE?

Porque a ansiedade nos leva a ficar preocupados por uma situação antes dela acontecer. E preocupar-se por um problema antes dele acontecer é sofrer desnecessariamente ou sofrer duplamente.

Sabe queridos o que eu vejo; a maioria das situações que nos deixam ansiosos nunca chegam a acontecer. Jesus disse que deveríamos observar as aves dos céus, mesmo não semeando nem colhendo, Deus as alimenta.

Também nos ensinou a observar os lírios do campo, pois nem Salomão em toda a sua glória se vestiu de forma tão garbosa como eles. Valemos muito mais do que os pássaros e as plantas. E se Deus cuida dos pássaros e das plantas, queridos certamente cuidará de Seus filhos a que Ele ama.

 

A ANSIEDE É SINAL DE INCREDULIDADE, POR QUE?

Porque deixamos de crer que Deus é poderoso para cuidar da nossa vida, porque queremos ficar no controle da situação em vez de depositarmos aos pés do Senhor as nossas causas. A ansiedade demonstra falta de fé no Deus da providencia.

O que Jesus nos disse; que os gentios que não conhecem Deus é que se preocupam com o que vão comer, beber e vestir; mas nós, filhos de Deus, devemos buscar em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça, sabendo que as demais coisas nos serão acrescentadas.

 

ENTÃO QUAL O REMÉDIO PARA CURAR A ANSIEDADE?

Paulo nos da a receita em (Fil 4:6,9)

A= ORAR CORRETAMENTE (V.6) “Não se aflijam com nada; em vez disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não esqueçam de agradecer-lhe.”

 

B= PENSAR CORRETAMENTE (V.8) “E agora, irmãos, ao terminar está carta, quero dizer-lhes mais uma coisa. Firmem seus pensamentos naquilo que é verdadeiro, nobre e direito.

Pensem em coisas que sejam puras e agradáveis e detenham-se nas coisas excelentes.

Pensem em todas as coisas que vocês posam louvar a Deus.

 

C= AGIR CORRETAMENTE (V.9) “Continuem a pôr em prática tudo quanto aprenderam, receberam de mim e me viram fazer, e o Deus de paz estará com vocês.” Quando oramos, pensamos e agimos corretamente, que é o remédio, então, alcançamos a cura (V.7) “Se fizerem isto, vocês experimentaram que a paz de Deus, que excede todo entendimento, conservará a mente e o coração de vocês em Cristo Jesus.”

 

CONCLUSÃO

A paz de Deus torna-se uma muralha protetora ao redor do nosso coração e da nossa mente, de tal forma que a ansiedade não pode mais entrar.

Essa paz de Deus não é ausência de problemas, por isso ela excede todo entendimento, como Paulo disse: Ele está presente mesmo nas maiores tempestades de nossa vida.

Ela nos dá serenidade porque Deus está no controle da situação a paz de Deus monta sentinela ao redor do nosso coração e da nossa mente e protege nossos sentimentos e pensamentos, tirando os nossos olhos da terrível tempestade e nos leva a ver Aquele que caminha sobre as tempestades da nossa vida, para acalmá-las e nos conduzir a salvo ao nosso porto seguro.

“A ansiedade no coração abate o homem…mas o coração tranquilo é a vida do corpo”

(Pv 12:25 e 14:30)

 

COMUNIDADE CAMINHO DA PAZ

Pra. Maria Granado

 

Clique no Play para assistir o vídeo.

 

Pra. Maria Granado

Por Pra. Maria Granado

Pastora Líder e fundadora, com o amor de mãe, tem dedicado todos os seus dias na presença do Senhor, no cuidado para com os irmãos e na pregação da Palavra da Salvação.