Reunião de Jovens – Semeando em terra fértil – Pr Marcos Lino – 02 03 2013

Quem sou eu ?

Texto – Mateus 13: 1-9

1 Mais tarde, naquele mesmo dia, Jesus saiu de casa e desceu para a beira da praia, 2 onde logo se ajuntou uma imensa multidão. Ele entrou num barco e ensinava dali, enquanto o povo ouvia da praia.
3 Ele usou em seu sermão muitas ilustrações, tais como esta: “Um lavrador estava semeando os seus campos”. 4 “Enquanto espalhava a semente pelo solo, um pouco caiu ao lado do caminho, e vieram as aves e a comeram”. 5 “Outro tanto caiu em solo cheio de pedras, onde a terra era pouco profunda; as plantas brotaram muito depressa no solo raso”, 6 “mas o sol quente logo queimou tudo e elas murcharam e morreram, porque tinham pouca raiz”. 7 “Outras sementes caíram entre espinhos, e os espinhos sufocaram as folhas novas”. 8 “Mas algumas caíram em solo bom, e deram uma colheita que era 30, 60 e até mesmo 100 vezes tanto o que ele tinha plantado”. 9 “Se vocês têm ouvidos, ouçam! “

Texto – Mateus 13:18.

18 “Agora, esta é a explicação da história que Eu contei, do agricultor plantando a semente”: 19 “O caminho pisado onde algumas sementes caíram representa o coração de uma pessoa que ouve a Boa Nova do Reino e não entende; então Satanás vem e arranca as sementes do coração dela”. 20 “O solo raso cheio de pedras representa o coração de um homem que ouve a mensagem e recebe com verdadeira alegria”, 21 “porém ele não tem muita profundidade em sua vida, e as sementes não lançam raízes muito profundas; depois de um momento, quando vem a dificuldade, ou começa a perseguição por causa da sua fé, a sua alegria diminui, e ele vai-se embora”. 22 “O terreno coberto de espinheiros representa um homem que ouve a mensagem, mas as preocupações desta vida, e pelo dinheiro, sufocam a Palavra de Deus, e ele trabalha cada vez menos para Deus”. 23 “O terreno bom representa o coração de um homem que ouve a mensagem e entende; vai, traz outros 30, 60 e até 100 para o Reino”

INTRODUÇÃO – A parábola do semeador é uma parábola onde Jesus ensina sobre os diversos lugares (corações) que pode cair à semente, como fazem uso dela e, se a mesma germina, isto é, produz fruto na vida dessas pessoas. Notemos que é, a mesma semente que foi semeada em diversos tipos de solo (corações).

PROPOSIÇÃO – Jesus ensina que a semente (a sua palavra) que cai em diversos tipos de solo (corações), ela produz mudanças nas vidas das pessoas diante das verdades do evangelho de Cristo.
Vejamos agora, Quais os tipos de pessoas que representam esses solos e onde nós estamos inseridos.

Abordaremos 4 tipos de pessoas, que aqui são representadas pela terra, que reagem de diversas maneiras mediante a semente que lhe é lançada:

1) PESSOAS DE DURA CERVIZ (coração duro) – V.4,19 – (terra de beira de caminho é terra batida, isto é, terra dura).Talvez o seu coração se tornou duro por causa das circunstâncias, da vida de decepções,perdas etc.
– Jesus aqui, fala especialmente sobre os mistérios do reino dos céus, que dão a entender a vontade de Deus à vida humana, sobretudo como deve ser a vida do Crente ou melhor a vida da igreja.
– A semente e a mensagem de Cristo, que transforma o coração, e traz beleza de Cristo, que modifica o ser humano.
– A terra batida, à beira do caminho, simboliza o caráter do indivíduo, sua dureza de coração, sua incapacidade de acolher a mensagem do reino. Há pessoas que não têm sensibilidade alguma para as coisas do mundo espiritual.
– Então as palavras de Jesus caem sobre tal pessoa sem realizar coisa alguma. E o resultado é a perda da semente, porque o maligno não demora em arrebatar.
O que um coração duro faz:
“Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.” (Mateus 13:15)
“E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra.” (Marcos 3:5)
“E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!” (Lucas 24:25)
“Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;” (Efésios 4:18)
“Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.” (Hebreus 3:12) “E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;” (Mc 7:6)
porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. (Romanos 1: 21).
2) PESSOAS SUPERFICIAIS (solo cheio de pedras) – VV. 5-6,20-21
– Neste caso, a semente se desenvolve rapidamente, porque o calor do dia, preservado pelas pedras do subsolo, fornece a força necessária para um desenvolvimento rápido. Mas tal planta não pode lançar raízes profundas devido ao solo raso.
– Neste caso, a pessoa sente atração imediata pela pregação da mensagem do reino dos céus, e com alegria a recebe, achando que ela é capaz de satisfazer todas as necessidades e esperanças da vida, e que sem dúvida é melhor que os princípios que o têm norteado até aquele ponto. Porém, tal indivíduo tem visão superficial dos deveres da mensagem e da responsabilidade e sofrimentos que a adoção da mensagem do reino pode impor-lhe.
– Este segundo caso representa o indivíduo de disposição superficial, que facilmente pode ser estimulada e facilmente pode ser modificada. O falso calor da emoção cria de imediato uma expressão de intensa religiosidade, mas a falsidade dessa expressão não pode perdurar muito com entusiasmo. Logo aparecem sinais de morte, logo a alegria desaparece, a intensidade do interesse diminui, e a vida em potencial desaparece.
– Ninguém deve esperar que a aceitação da mensagem do evangelho vá resolver todos os problemas da sua vida.
– A pessoa que não tem raiz verdadeira não espera ser perseguido só por haver aceito a palavra, e pensa que perseguição demonstra que algo deve estar errado com relação a palavra. Tal pessoa é governado pelas circunstâncias e não pelo Espírito.
( Rm. 8: 18-39) pedir para alguém ler.

3) PESSOAS INCONSTANTES.( solo cheio de espinhos). – VV. 7,22
– Aqui Jesus ilustra a terceira possibilidade de reação à mensagem do reino.
– A semente cresce e produz, mas que a planta não floresce por causa dos obstáculos do ambiente. As ervas daninhas e os espinhos é que não permitem o aparecimento de fruto abundante.
– Os cuidados do mundo. “Não andeis ansiosos…”(Mt. 6:25-34). Esse tipo de indivíduo recebe a palavra com sinceridade e boa intenção, mas a sua disposição e orientação não lhe permitem que obedeça a este mandamento de Jesus. Preenche sua vida com diversos cuidados. Vive buscando mais o conforto pessoal, a fama, o prestígio entre os amigos, uma posição social melhor. “… seus frutos não chegam a amadurecer…”(Lc. 8:14).
-( Ec. 6:7) “Todo o trabalho do homem é para sua boca, e, contudo não se satisfaz a sua cobiça”.
– Dificilmente um discípulo verdadeiro pode manter a busca material e espiritual ao mesmo tempo, e obter êxito em ambas as coisas.

Vejamos agora três fatores que podem mostrar Quem você é.
1)QUANTO AO TEMPO:
1º – encontra obstáculos imediatos e não recebe a mensagem de forma alguma;
2º – encontra obstáculos logo após ter aceito a palavra;e desiste.
3º – encontra obstáculos algum tempo mais tarde, por ter aceitado a palavra e desiste.·.

2)QUANTO AO GRAU DE ACEITAÇÃO:
1º – não aceita jamais a palavra;
2º – aceita superficialmente;
3º – em nível mais elevado, mas ainda com algumas imperfeições ou rejeições.

3)QUANTO AO GRAU DE FRUTIFICAÇÃO:
1º – não pode produzir coisa alguma, pois nem mesmo começou a viver espiritualmente;
2º – só chega a brotar, e apesar de parecer muito promissor, não tarda a ressecar-se em face às dificuldades e perseguições.
3º – É o que parecia mais próximo de produzir uma boa safra espiritual, mas, por fim, voltando a atenção para outras coisas, termina por não produzir fruto perfeito, mas tão só uma simulação de fruto espiritual.

4) PESSOAS  SENSISIVEIS – VV. 8,23
– Neste 4º ponto observaremos que a semente é a mesma, mas que os tipos de solos e sua preparação é que são diferentes. O solo bom representa a pessoa que acolhe a mensagem do reino dos céus no próprio coração.
– Tal pessoa considera as consequências, sofre os padecimentos inevitáveis, que acompanham a aceitação da semente, ou melhor, a palavra, suporta todas as perseguições, luta contra a tendência de misturar as coisas espirituais com as coisas mundanas, rejeita a busca dos prazeres do mundo.
– Busca a comunhão com Deus, pois por meio do Espírito Santo, Deus fornece a luz e o sol, a umidade e todos os elementos necessários ao seu desenvolvimento.
– Só aqui neste caso, verdadeiramente é que o indivíduo compreende a palavra. Seu espírito reconhece as implicações de um verdadeiro discípulo de Jesus.
– O reconhecimento desse fato fá-lo aceitar a mensagem com alegria e capacita-o a permanecer no caminho, sempre produzindo frutos.
– Observem que o semeador é o mesmo (Jesus); a semente também é a mesma (a Sua palavra); mas os solos diferem uns dos outros.
Um coração sensivel nos aproxima de Deus e libera a bênção:
“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” (Salmos 34:18)
“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51:17)
Nosso coração deve ser do Senhor:
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” (Mateus 22:37) Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;” (Efésios 6:6)
“Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.” (Colossenses 3:22)
“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,” (Colossenses 3:23)
o que o senhor quer fazer  por nós Nesta noite é isso.
19 Eu lhes darei um coração novo e uma nova mente. Tirarei deles o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração humano, obediente. 20 Assim eles cumprirão as minhas leis e obedecerão fielmente a todos os meus mandamentos. Eles serão o meu povo, e eu serei o Deus deles.(Ezequiel 11:19-20)
CONCLUSÃO – Amados, o Senhor Jesus quer nos guiar às profundezas da sua gloria  e livrar-nos de uma experiência superficial. Deus quer nos levar ao um nível mais profundo um lugar de intimidade onde o sobrenatural é realidade.
Um lugar onde a presença de Deus não é por um tempo passageiro, mas sim permanente é uma vida de fogo e gloria é de frutos sobre naturais.
Deus abençoe a todos.

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.

Leave a Reply

Your email address will not be published.