7Culto ministrado pela pastor Marcos Lino, em 17 de abril de 2022.
Ele não está aqui
Marcos 16:1-7
1 Depois que terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, a mãe de Tiago, compraram perfumes para perfumar o corpo de Jesus. 2No domingo, bem cedo, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. 3 No caminho perguntavam umas às outras:
— Quem vai tirar para nós a pedra que fecha a entrada do túmulo?
4 Elas diziam isso porque a pedra era muito grande. Mas, quando olharam, viram que ela já havia sido tirada. 5 Então elas entraram no túmulo e viram um moço vestido de branco sentado no lado direito. Elas ficaram muito assustadas, 6 mas ele disse:
— Não se assustem! Sei que vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado; mas ele não está aqui, pois já foi ressuscitado. Vejam o lugar onde ele foi posto. 7 Agora vão e deem este recado a Pedro e aos outros discípulos: “Ele vai adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês vão vê-lo, como ele mesmo disse.”
O dia seguinte à crucificação de Jesus, para os discípulos com certeza foi o mais difícil. Alguns talvez ainda estivessem anestesiados com a morte do seu Mestre, não conseguindo assimilar plenamente a dura realidade. Outros, por sua vez, experimentaram na sua forma mais aguda a dolorosa ferida da decepção. Todos eles haviam abandonado tudo para seguir aquele que eles acreditavam ser o Messias de Israel. Roma estava exercendo uma forte opressão sobre o povo de Israel, e eles acreditavam que Cristo os libertaria daquela opressão. Eles foram testemunhas oculares de milagres e pregações maravilhosas. Contemplaram no rosto de Jesus um amor e uma compaixão nunca vistos em um ser humano. Agora, no entanto, o sonho tornou-se pesadelo. Aquele, que eles acreditavam que iria destruir o domínio Romanos, fora esmagado por esse mesmo poder. A esperança morreu com o último suspiro de Jesus na Cruz naquela sexta Feira dura e cruel.
Todos nós sabemos que Cristo não foi morto por vontade dos romanos embora esta fosse a intenção deles.
Pois eles não poderiam tocar em Jesus sem a permissão do pai.
João 10:18 NTLH
Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer.
Mas aos olhos dos discípulos e pelas suas declarações, eles afirmavam que vocês mataram a Jesus. Pois eles acreditavam que Jesus os livraria das garras opressoras dos Romanos.
Quando Jesus morreu naquela cruz, para eles era a vitória do bem contra o mal. Roma venceu e não há mais esperança. Vejam a sexta e o sábado para aqueles que seguiam a Jesus foi de muita dor e insegurança, de incertezas, se fizeram assim com Jesus o que não vão fazer conosco, o medo tomou conta.
Seria uma história triste se tivesse terminado assim.
Mas no terceiro dia, num domingo de madrugada, Jesus RESSUSCITOU.
Marcos 16:6
6 mas o anjo disse:
— Não se assustem! Sei que vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado; mas ele não está aqui, pois já foi ressuscitado. Vejam o lugar onde ele foi posto.
Ninguém nunca havia voltado da morte. MORREU, ACABOU.
Isso não serve para meu Senhor. ELE ESTÁ VIVO PRESENTE AQUI.
A palavra diz que: Apareceu primeiro às mulheres, depois a Pedro e aos doze e finalmente a mais de quinhentos irmãos (1Co 15:5-6). A princípio pensavam que era uma aparição. Tomé não acreditaria sem que tocasse nas feridas de Jesus. Pouco a pouco foi se solidificando em suas consciências a realidade maravilhosa que de fato seu Mestre estava vivo. As garras da morte não puderam segurar no túmulo o Senhor da Vida.
Porque Jesus ressuscitou a nossa fé não é vã
Aquele que venceu a morte, também venceu o pecado e o diabo. Temos nEle a vitória!
Porque Jesus ressuscitou nossa esperança não é vã
Ele voltará para nos buscar, para que estejamos para sempre na presença de Deus.
Porque Jesus ressuscitou nosso trabalho não é vã
Devemos ser firmes e inabaláveis, porque a recompensa vem do Senhor.
Porque Jesus ressuscitou nossa pregação não é vã
A sua palavra não voltará vazia, porque o próprio Jesus disse: “eis que estou convosco até a consumação do século” (Mt 28:20).
Quero destacar algumas cenas que me chamaram a atenção.
1 Porque um Anjo Pra Mover a Pedra?
Na ressurreição houve uma transformação de sua humanidade, Jesus ressuscitou num corpo totalmente glorificado, não mais preso às leis da física e muito menos sujeito à morte. (cf. Filipenses 3:21;) 1 Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas.
Vejam. (João 20:19-29)
19 Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus. Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse:
— Que a paz esteja com vocês!
20 Em seguida lhes mostrou as suas mãos e o seu lado. E eles ficaram muito alegres ao verem o Senhor. 21 Então Jesus disse de novo:
— Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.
22 Depois soprou sobre eles e disse:
— Recebam o Espírito Santo. 23 Se vocês perdoarem os pecados de alguém, esses pecados são perdoados; mas, se não perdoarem, eles não são perdoados.24 Acontece que Tomé, um dos discípulos, que era chamado de “o Gêmeo”, não estava com eles quando Jesus chegou. 25 Então os outros discípulos disseram a Tomé:
— Nós vimos o Senhor!
Ele respondeu:
— Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo, e também se não puser a minha mão no lado dele, não vou crer!
26 Uma semana depois, os discípulos de Jesus estavam outra vez reunidos ali com as portas trancadas, e Tomé estava com eles. Jesus chegou, ficou no meio deles e disse:
— Que a paz esteja com vocês!
27 Em seguida disse a Tomé:
— Veja as minhas mãos e ponha o seu dedo nelas. Estenda a mão e ponha no meu lado. Pare de duvidar e creia!
28 Então Tomé exclamou:
— Meu Senhor e meu Deus!
29 — Você creu porque me viu? — disse Jesus. — Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!
Gostaria que alguém me explicasse por que um anjo para tirar a pedra, uma vez que paredes não pode mais segurar ao Senhor ressuscitado?
O anjo não era para o Senhor que estava no túmulo.
O anjo era quem estava fora, o anjo era para abrir o túmulo, para quem estivesse fora pudesse ver que o que estava dentro não está mais, Ele está vivo.
(Marcos 16:3-7)
3No caminho perguntavam umas às outras:
— Quem vai tirar para nós a pedra que fecha a entrada do túmulo?
4 Elas diziam isso porque a pedra era muito grande. Mas, quando olharam, viram que ela já havia sido tirada. 5 Então elas entraram no túmulo e viram um moço vestido de branco sentado no lado direito. Elas ficaram muito assustadas, 6 mas ele disse:
— Não se assustem! Sei que vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado; mas ele não está aqui, pois já foi ressuscitado. Vejam o lugar onde ele foi posto. 7 Agora vão e deem este recado a Pedro e aos outros discípulos: “Ele vai adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês vão vê-lo, como ele mesmo disse.”
O anjo tirou a pedra que simbolizava a falta de Fé, pois Jesus já a
havia dito por várias vezes aos discípulos sobre sua morte e ressurreição
(Marcos 10:32-34)
32 Eles estavam subindo para Jerusalém, e Jesus ia à frente. Os discípulos estavam admirados, enquanto os que o seguiam estavam com medo. Novamente ele chamou à parte os Doze e lhes disse o que haveria de lhe acontecer: 33 “Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios[a], 34 que zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Três dias depois ele ressuscitará”.
(Mateus 20:17-19)
17 Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse: 18 “Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte 19 e o entregarão aos gentios[a] para que zombem dele, o açoitem e o crucifiquem. No terceiro dia ele ressuscitará!”
Não proclamamos a um Cristo que estava vivo e agora está morto.
Mas sim um Cristo que estava morto, Mas agora Ele está vivo.
2 Outra coisa que me chama atenção: Quem foi a primeira pessoa a estar no túmulo de Jesus.
Maria Madalena, aquela que era tida como pecadora de quem Jesus expulsou sete demônios.
(João 20:11-18)
11Maria Madalena tinha ficado perto da entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, ela se abaixou, olhou para dentro 12e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus. Um estava na cabeceira, e o outro, nos pés. 13Os anjos perguntaram:
— Mulher, por que você está chorando?
Ela respondeu:
— Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram!
14Depois de dizer isso, ela virou para trás e viu Jesus ali de pé, mas não o reconheceu. 15Então Jesus perguntou:
— Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?
Ela pensou que ele era o jardineiro e por isso respondeu:
— Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo.
16 — Maria! — disse Jesus.
Ela virou e respondeu em hebraico:
— “Rabôni!” (Esta palavra quer dizer “Mestre”.)
17 Jesus disse:
— Não me segure, pois ainda não subi para o meu Pai. Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles.
18 Então Maria Madalena foi e disse aos discípulos de Jesus:
— Eu vi o Senhor!
E contou o que Jesus lhe tinha dito.
Vejam Jesus depois que ressuscitou, Ele não foi direto para glória mas antes Ele se apresentou aos seus, o que aprendo aqui: Ele tem prazer em se relacionar com pessoas.
Ele quer se relacionar com você hoje, é agora.
3 Jesus depois de ressuscitado aparece aos seus discípulos cheios de medo e confusos trancados e sopra sobre eles o Espírito Santo e diz recebam poder vão e façam discípulos. Depois da Ressurreição Jesus diz aos seus.
(Mateus 28:18)
18 Então Jesus chegou perto deles e disse:
— Deus me deu todo o poder no céu e na terra.
Sabe o que significa isso? Isso significa A última palavra é Dele.
Isso é, todo poder é Dele, toda Glória é Dele, toda honra é Dele, Todo louvor é Dele, Toda majestade é Dele, Todo trono é Dele, todo domínio é Dele, Ele não divide a Glória Dele com ninguém.
E os reinos deste mundo estão debaixo dos seus pés, Ele reina sobre tudo e sobre todos.
Como está Escrito em Filipenses 2 Todos Joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor para glória de Deus pai. Aleluia.
Ele é o unigênito do pai, Ele é o verbo que se fez carne, Ele é o messias, o mestre de Israel, Ele Profeta, Ele é o próprio maná, Ele é o pão da vida, Ele é o pão da vida, Ele é o bom pastor que dá a sua vida pelas suas ovelhas, Ele é a porta, Ele é o caminho, Ele é a verdade, Ele é o Rei dos reis, Senhor dos senhores, Ele é o Alfa o Ômega, Ele é o Princípio e o fim, Ele é a vida, Ele é a ressurreição.
Glória a Deus.
Eu quero terminar este sermão dizendo aquilo que parecia ser o fim, que durou dois dias de luto de choro de incertezas, no terceiro dia se transformou em festa pois o meu o seu o nosso Redentor vive. e porque Ele vive, eu posso crer no amanhã.
Graça e Paz!
Pr. Marcos Lino
Clique no play para assistir o vídeo.
Por Pr. Marcos Lino
Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.
Leave a Reply