“O Rei mandou te chamar.” – Pastor Marcos Lino

e

Culto ministrado pelo pastor Marcos Lino, em 23 de outubro de 2016.

O Rei mandou te chamar

TEXTO BASE: ll Samuel 9:6-7

Introdução: 

Sabemos pela palavra de Deus que SAUL foi o primeiro rei de Israel, e o Segundo Davi ungido por Deus. Porque Deus já sabia que da linhagem de Saul nenhum descendente poderia herdar o trono de Israel, mesmo por que os principais morreriam em batalhas.

Um deste que morreu em batalha foi Jonatas filho de Saul que tinha uma amizade muito forte e sincera com Davi.

Quando Davi era ainda apenas um General do exercito de Saul e ajudava o rei, Saul por ciúmes prosseguia Davi e queria matá-lo, mas Jonatas defendia Davi, e dizia para seu pai não faça isso!  Davi é homem bom, ele é leal a ti nos ajudou e tem nos ajudado e Deus é com ele.

Porque queres matá-lo?

Jonatas e Davi fizeram um juramento de amizade.

(1 Samuel 18:1-4) Bíblia viva

Depois que o rei Saul e Davi terminaram sua conversa, Davi se encontrou com Jônatas, filho do rei, e houve desde logo um laço de grande amizade entre os dois. Jônatas fez um juramento de que Davi seria como seu próprio irmão, e para provar o que dizia, deu a Davi a sua capa, espada, arco e o cinto.

Em primeira 1 Samuel 20:1-42 vamos ver ao longo do capitulo por diversas vezes a confirmação dessa amizade.

De acordo com o costume dos judeus, pactos e alianças eram feitos de varias formas.

Quero destacar duas.

Pesquisando sobre pactos e alianças, era comum entre os Judeus o costume a troca de peças de suas vestes e objetos como; cintos, espadas, e sandálias, entre outros. Isso representava respeito profundo entre duas pessoas.

E nessa pesquisa encontrei um artigo que usou como base a amizade entre Jonatas e Davi, pois nela havia as duas alianças. Uma aliança de troca de objetos, como lemos em (1 Samuel 18:1-4) e uma aliança ou um juramento eterno que era para toda a vida. Um pacto ou uma aliança de sangue que de acordo com o costume Judeu da época, foi o que Davi e Jonatas fizeram, com base no verso 42 que é para sempre no Senhor.

(1 Samuel 20:4 2) Aí Jônatas disse a Davi: — Deus esteja com você! O Senhor Deus fará com que você, e eu, e os seus descendentes, e os meus cumpramos sempre a promessa sagrada que nós fizemos um ao outro.

Esse pacto ou aliança era feito da seguinte maneira:

Quando alguém chamava outra pessoa para uma aliança ou um tratado de paz ou um contrato, eles celebravam aquela aliança sacrificando um cordeiro, Partindo o ao meio e as duas pessoas faziam um pequeno corte no dedo para sangrar e colocavam um dedo sobre o outro, e depois colocavam os dedos nas entranhas do cordeiro que estava partido ao meio. E juravam dizendo se qualquer um de nos dois não cumprir o que está sendo tratado aqui, então que aconteça com a parte faltante aquilo que aconteceu com o cordeiro que seja partido ao meio que ele seja despedaçado que ele morra e toda a sua descendência.

Jonatas pediu para Davi cumprir e ser bondoso com a sua casa, e que sempre iria usar de beneficência para sua descendência.

Jonatas era homem de Deus sabia que Davi iria reinar.

Quando Jonatas que era casado morreu, ele tinha um filho chamado Mefibosete, era um garoto formoso e estava com cinco anos de idade. Quando a notícia da morte do rei e de seus filhos chegou à casa de Jônatas, A baba de Mefibosete tentou proteger a sua vida. Pegou o menino e saiu correndo com medo que poderiam vir matá-lo, pois quando o rei era morto era normal matarem a linhagem para não reclamar o trono infelizmente, ela tropeçou e derrubou o garoto, que ficou coxo devido á queda. (2 Samuel 4. 4).

Mefibosete foi pego e levado para a casa de Maquir que mora em Lo-Debar,

Lo-Debar significa:

Terra sequíssima, onde nada nasce onde não tinha água a água que usavam vinha da cidade mais próxima a 32 km.

Era uma terra sem sonho, terra de dores, de sofrimento, de tristeza de anonimato lugar de desespero. Onde a solidão o medo e a conformidade são companheira diária.

Lo-Debar era um lugar parado onde nada acontece terra do silencio. Aquele que nasceu de uma linhagem real e que poderia vir a ser um dia o rei de Israel, agora se encontra na casa de Maquir um mendigo morando em Lo-Debar.

Foi ali em Lo-Debar que o menino Mefibosete cresceu na terra do esquecimento onde ninguém é lembrado.

Quando Davi torna se rei de Israel, e derrota os exércitos dos inimigos e restaura a união das tribos e uni o país novamente. E conquista Jesus e a torna novamente em Jerusalém.

Quando eles estão em sua casa real descansando e agora reconhecido como o rei de Israel.

Creio que ali conversando com os seus generais começa a falar de sua experiência nas batalhas ele se lembra de Jonatas o príncipe guerreiro e amigo com que batalhou grandes guerras. Creio que ate pensa como seria bom se Jonatas estivera vivo para governarmos juntos este pais e o Senhor o fizera lembrar a aliança que fizeram e pergunta será que não existe ninguém da casa de Saul para que eu possa cumprir a promessa que fiz ao meu melhor amigo Jonatas. E disseram tem Ziba o antigo servo do rei Saul. Então mande chamá-lo.

E saiba chegando o rei pergunta és tu o servo de Saul sim, mas agora teu servo!

Diga-me existe alguém da casa de Saul para que eu possa ajudá-lo, Ziba diz: sim ó rei existe é um filho de Jonatas que morra em Lo-Debar, mas ele é coxo Só consegue se arrastar. Pensando pode ficar tranqüilo rei ele não pode te fazer nada pode reinar em paz.

Ao ouvir isso disse Davi, preparem a carruagem real e uma junta dos melhores soldados e vai tomá-lo de Lo-Debar (ll Samuel 9: 2 e 6). O rei disse tomá-lo porque desde criança Maquir cuidou de Mefibosete.

Vai agora mesmo aquela terra miserável aquela terra de esquecimento e vazia e procurem por Mefibosete até encontrar tragam Mefibosete para o meu palácio, pois comera pão na minha mesa. Pois vou fazer beneficência a ele por amor a Jonatas o seu pai porque tenho uma aliança eterna com Jonatas desde a juventude.

Então a comitiva real partiu para aquela terra do esquecimento e seca sem perspectiva de vida sem alegria terra de mesmice.

Eu creio que Mefibosete contou para os moradores de Lo-Debar eu sou um príncipe, meu avô era rei, meu pai sucessor ao trono, eu sou neto do primeiro rei de Israel Saul, sou sim; e as pessoas olhavam para ele e diziam como pode um cachorro imundo fedorento que se rasteja no chão ser da linhagem real, eu sou sim disse Mefibosete eu já andei na carruagem real do meu avô já brinquei no palácio real, eu sou é nada, cala a boca.

E de repente aquela cidade de silencio e esquecimento começa a ver um movimento que não era normal uma comitiva real vindo em sua direção, e chegando começam a procurar por Mefibosete e com medo do pior eles falam esta na casa (tapera barraca) de Maquir.

E a comitiva chegando de frente a barraca eles Chama Maquir, e ele diz como posso ser útil ao rei, e eles pergunta está com você Mefibosete.

E ao fundo com muita dificuldade e todo desconfiado e morrendo de medo, vem se arrastando Mefibosete pensando o rei me descobriu e mandou me matar.

(chamar o Jonatas para encenar Mefibosete)

E Chegando a porta da tenda os generais do Rei Davi se curvam diante de Mefibosete e diz excelência o rei mandou buscá-lo. Como eu um aleijado que preciso que as pessoas me coloquem na mesa, na cama, o que o rei quer comigo?

E os oficias do rei Chegaram a Mefibosete e disse príncipe com sua permissão o colocaram na carruagem creio aquela que um dia ele andou no palácio e foram à presença do ele e sua casa.

E chegando ao palácio os oficiais do rei se colocam em fila diante da carruagem batem continência e dizem com licença excelência, pegam Mefibosete e o colocou na presença do rei Davi.

E quando Mefibosete se vê na presença do rei Davi e começa a temer diz Clemência rei tenha misericórdia de mim e de minha casa quem sou? Não passo de cão morto!

E o rei Davi se aproximando de Mefibosete ele ali no chão achando que ia morrer o rei Davi se aproxima se coloca de joelho abraça a Mefibosete e diz Coragem Mefibosete não tenha medo você não vai morrer.

A partir de hoje eu vou restaurar a sua vida, você não vai mais morar em Lo-Debar, Você não vai mais viver na solidão e na terra do esquecimento Você não vai mais ser um cão morto você não terá mais vergonha da sua própria vida e nem da sua família porque a partir de hoje você vai morar no meu palácio e comer pão na minha mesa eu vou restituir tudo o que foi tirado de você.

E Davi chamando os seus soldados mandou colocar Mefibosete assentado na mesa.

Mefibosete agora sentado na mesa com o rei notem Mefibosete não fez nada para merecer este favor ele agora esta recebendo o maior dos benefícios sem se quer fazer nada; Mefibosete esta sendo abençoado por causa de Jonatas seu pai que na juventude fez um pacto de sangue com Davi.

Gostaria de trazer para o dia de hoje.

Você é Mefibosete eu sou Mefibosete, nós nascemos perfeitos para um grande futuro, mas os acontecimentos da vida foram nos jogando no chão.

Lutas, tristezas, amarguras, frustrações, decepções, perseguições, sofrimentos tragédia, dores, incompreensões.

Que ao longo dos anos foram nos lançando ao chão muitas vezes,

Você foi jogado no chão muitas vezes eu fui jogado ao chão varias vezes.

Quantas vezes nos ficamos como Mefibosete, incapazes de andar com uma visão limitada com uma visão pequena e pessimista.

Quantos de nos viveram em lugar como Lo-Debar na terra do esquecimento onde ate o seu nome foi mudado, passaram ate chamar de cachaceiro, mentiroso, viciado, de inútil, de imprestável, e que você nunca iria vencer na vida foi tanta humilhação que foi se retirando, retirando ate que tudo em sua volta se tornou num vazio imenso e sem alegria nenhuma Foi para Lo-Debar.

Terra do esquecimento, seu amigos te abandonaram sua família te abandonou e agora se encontra em lugar onde nada acontece. E assim você tem vivido ou viveu longo anos de vida.

Mas Jesus Cristo o grande rei Ele fez um pacto de sangue com Deus.

Jesus morreu na cruz como o cordeiro foi partido e na ultima noite Ele partiu o pão e disse esse é o meu corpo e que partido com voz Mostrando-nos o pacto de sangue que tinha com Deus em nosso favor. Uma aliança que não pode ser quebrada que não pode ser rompida uma aliança Eterna. E por causa desta aliança o Espírito de Deus começou a vasculhar a terra este planeta esta cidade te achou e me em Lo-Debar.

Estávamos nós caídos em Lo-Debar na terra do esquecimento com uma vida sem graça e medíocre nada de importante acontecia em nossas vidas.

Então sabe o que o Grande Rei fez, Ele mandou uma carruagem Celestial com uma comitiva celestial nos procurar até achar e eles nos encontrou em Lo-Debar, em terra de esquecimento e sem vida.

E ai todo céu começou a te tratar com muito respeito, muita decência muita consideração, e o Espírito Santo te trouxe até a presença do Grande Rei Jesus.

Ele Hoje te diz como Davi disse a Mefibosete não tenha medo eu vou te abençoar e devolver tudo o que foi tirado de você.

E você passará a morar comigo, e comera na minha mesa onde o seu passado será todo apagado.

(Isaías 43:25)

“Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. ”

Mas o que foi que nós fizemos para merecer todos esses benefícios? Nos não fizemos nada e por causa da aliança de sangue que o Senhor Jesus fez com o pai, e que somos beneficiados somos agraciados.

E quando você toma a atitude que tomou Mefibosete, de se humilhar diante do rei e reconhecer que não é merecedor, o Grande rei te coloca na mesa para que você seja servido pelos seus súditos homens e mulheres, anjos e todo poder dos céus para te ajudar e te servir.

Nos não fizemos nada foi Jesus que fez lá na cruz do calvário. Você pode ter entrado aqui como Mefibosete você nasceu para ser um príncipe, uma rainha, você não precisa voltar para Lo-Debar pois em (Apocalipse 5:9-10)

9 e eles cantavam um cântico novo:

“Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto e com teu sangue compraste para Deus gente de toda tribo, língua, povo e nação.

10 Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra”.

 

Pastor Marcos Lino 23/10/16.

 

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

[powerpress]

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.

Leave a Reply

Your email address will not be published.