Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 22 de setembro de 2019.
O poder do sangue de Jesus Cristo
Levítico 4:32-35 – Se uma pessoa trouxer uma ovelha como oferta para tirar o seu pecado, o animal deverá ser sem defeito. Essa pessoa porá a mão na cabeça da ovelha e no lado norte do altar, onde são mortos os animais que são queimados, ela matará a ovelha como um sacrifício para tirar o seu pecado. O sacerdote molhará o dedo no sangue da ovelha, e o porá nas pontas do altar onde os animais são queimados, e derramará o resto do sangue na base do altar. Como costuma fazer com a oferta de paz, o sacerdote tirará toda a gordura da ovelha e queimará essa gordura no altar, em cima das ofertas que foram queimadas em sacrifício a Deus, o SENHOR. Assim, o sacerdote oferecerá o sacrifício para conseguir o perdão de pecados, e a pessoa será perdoada. (NTLH)
Sempre que acontece um pecado, alguém tem que morrer, ou a pessoa que cometeu o pecado, ou um substituto, ou um representante legal, mas é muito importante termos consciência de que o pecado gera a morte de alguém.
(Romanos 6:23) – Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor. (NTLH)
Após passar todas as instruções para Moisés de como ele deveria construir o Tabernáculo, Deus também deu as leis para o seu povo.
Nestas leis Deus explicou o seria exigido para receber o Seu perdão, quer seja por um individual pecado voluntário, ou involuntário, o pecado de um líder ou sacerdote, um pecado oculto e até mesmo para o pecado de toda a nação, e em todos os casos, Deus exigia o derramamento de sangue sobre o altar de sacrifício.
(Hebreus 9:22) – De fato, de acordo com a lei, quase tudo é purificado com sangue. E, não havendo derramamento de sangue, não há perdão de pecados. (NTLH)
O homem foi criado para viver constantemente ao lado de Deus, porem o pecado separou o homem de Deus e por isso, desde o início o homem sempre está à procura do seu Criador, e Deus que nunca deixou de nos amar, fez um mapa para que todos nós possamos voltar a Sua maravilhosa presença.
Este mapa é o Tabernáculo, onde tudo começa na Porta da tenda, e termina em cima do Propiciatório, entre as assas dos dois querubins, este lugar simbolizava a Santíssima Presença de Deus.
Deus usou o Tabernáculo para nos ensinar o caminho de como podemos chegar até à Sua presença, assim sendo depois de passar pela Porta a primeira peça dentro do Tabernáculo é o Altar de bronze, também conhecido como Altar de sacrifício.
Para seguir adiante era preciso primeiro passar pelo altar e ninguém poderia passar pelo altar sem derramar o sangue de um inocente.
(Levítico 4:33 e 34) – Essa pessoa porá a mão na cabeça da ovelha e no lado norte do altar, onde são mortos os animais que são queimados, ela matará a ovelha como um sacrifício para tirar o seu pecado. O sacerdote molhará o dedo no sangue da ovelha, e o porá nas pontas do altar onde os animais são queimados, e derramará o resto do sangue na base do altar. (NTLH)
Mas tudo isso era um símbolo, ou como eu disse era apenas um mapa para nos ensinar como chegar à Presença de Deus, e é isso que a Bíblia nos diz no capitulo 9 do livro ao Hebreus, onde agora a Bíblia fala não mais de símbolos mas do que é original e perfeito.
Hebreus 9:
- Hoje Jesus Cristo é o Grande Sacerdote. v11
- Ele não trabalhou em uma tenda feita por mãos humanas, mas diante do trono de Deus no céu. v11
- Ele entrou uma única vez para oferecer sacrifício. v12 e v28
- Ele não levou nas mãos o sangue de animais, mas o Seu Próprio Sangue. v12
- Ele conseguiu salvação eterna para nós. v12
- Antes as pessoas eram purificadas apenas por fora, v13
- Agora com o poder do Sangue de Jesus Cristo somos purificados por dentro, nova criatura. v14
- Com a morte de Cristo e o derramar do Seu sangue no Altar foi feita uma nova aliança. v15
No capítulo de 10 do mesmo livro aos Hebreus lemos que somente o precioso Sangue de Jesus Cristo tira os nossos pecados.
(Hebreus 10:4) – Pois o sangue de touros e de bodes não pode, de modo nenhum, tirar os pecados de ninguém. (NTLH)
(Hebreus 10:9-10) – Depois ele disse: “Estou aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade. ” Assim Deus acabou com todos os antigos sacrifícios e pôs no lugar deles o sacrifício de Cristo. E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo. (NTLH)
(Hebreus 10:12) – Porém Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecados, uma oferta que vale para sempre, e depois sentou-se do lado direito de Deus. (NTLH)
No antigo Tabernáculo havia várias mobílias, mas é interessante notar que embora os sacerdotes passassem o dia inteiro lá dentro, Deus não mandou construir cadeiras e nem bancos, pois aqueles sacerdotes não podiam descansar, uma vez que precisavam sempre estar fazendo sacrifícios para purificar pecados das pessoas e de si mesmos.
Mas Deus permitiu que Jesus Cristo se sentasse ao Seu lado, uma vez que o Seu Sangue pagou todos os pecados de uma vez por todas, e hoje não é necessário mais ninguém morrer para pagar qualquer tipo de pecado, tudo já foi pago por Jesus lá na Cruz quando Ele derramou o Seu precioso Sangue por todos nós.
(1 Pedro 1:19) – Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha.
(1 João 1:7) – Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado. (NTLH)
(Apocalipse 5:7-9) – Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono; e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.
(2 Coríntios 5:21) – Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus. (NTLH)
(1 João 2:2) – É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro. (NTLH)
(Romanos 3:25) – “( 25 – 26 ) Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que crêem em Jesus.” (NTLH)
(Colossenses 1:22) – Mas agora, por meio da morte do seu Filho na cruz, Deus fez com que vocês ficassem seus amigos a fim de trazê-los à sua presença para serem somente dele, não tendo mancha nem culpa.
(Romanos 5:10) – Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo. (NTLH)
(João 1:29) – No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!
Por Pr. Wanderlei Pacheco
Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.
Leave a Reply