Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 06 de junho de 2021.
Os benefícios da Nova Aliança
Lucas 22:20 – Depois do jantar, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho, dizendo: —Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês. (NTLH)
No Egito Deus chamou o povo para fazer com eles uma aliança, nesta primeira aliança Deus falava somente com Moises, ele tinha que ir diante a arca e Deus falava com ele de cima do propiciatório.
Números 7:89 – Quando Moisés entrava na tenda da revelação para falar com o Senhor, ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório, que está sobre a arca do testemunho entre os dois querubins; assim ele lhe falava. (JFA-RA)
Êxodo 25:22 – E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar no tocante aos filhos de Israel. (JFA-RA)
Na primeira aliança os sacríficos precisavam ser diários, e eles apenas cobriam os pecados ou limpavam o exterior do pecador, não tinham poder de perdoar, apagar ou remir os pecados, e esses sacrifícios eram feitos na parte externa do tabernáculo, no altar de sacrifícios.
Hebreus 10:11-14 – Todo sacerdote judeu cumpre todos os dias os seus deveres religiosos e oferece muitas vezes os mesmos sacrifícios, mas estes nunca poderão tirar pecados. Porém Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecados, uma oferta que vale para sempre, e depois sentou-se do lado direito de Deus. Ali Jesus está esperando até que Deus ponha os seus inimigos como estrado debaixo dos pés dele. Assim, com um sacrifício só, ele aperfeiçoou para sempre os que são purificados do pecado. (NTLH)
E depois que os filhos de Arão (Nadabe e Abiu) entraram de forma indigna na presença de Deus, Ele proibiu a entrada dos sacerdotes a qualquer momento no lugar Santíssimo, exceto uma vez por ano (10º dia do 7º mês) onde apenas o sumo sacerdote poderia entrar no lugar Santíssimo.
Levítico 16:2 – Ele disse: —Diga ao seu irmão Arão que não é a qualquer hora que ele pode entrar no Lugar Santíssimo, que fica atrás da cortina da Tenda Sagrada. Se ele entrar, morrerá, pois é ali que eu apareço numa nuvem acima da tampa da arca da aliança, que é o lugar onde os pecados são perdoados. (NTLH)
Vale ressaltar que a primeira aliança trazia muita proteção e era muito poderosa para aqueles que a obedeciam.
Trouxe proteção contra todas as pragas e doenças do Egito, abriu o mar, trouxe calor e luz nas noites frias e escuras, sombra e alívio para os dias quentes do deserto, arrasou com os inimigos pelo caminho, trouxe muito alimento, água da rocha no meio do deserto, proteção contra os inimigos ocultos, abriu um caminho seco pelo meio do forte rio Jordão, destruiu muralhas, e garantiu a vitoria em muitas batalhas.
Salmos 33:16-19 – Nenhum rei vence por ter um exército poderoso, nem os soldados conseguem a vitória por causa da sua força. “Não são os cavalos de guerra que ganham a batalha; a sua grande força não pode salvar ninguém.” É o SENHOR Deus quem protege aqueles que o temem, é ele quem guarda aqueles que confiam no seu amor. Ele os salva da morte e nos tempos de fome os conserva com vida. (NTLH)
Mas a Nova Aliança é muito superior, pois além de garantir tudo o que a primeira aliança trazia, ela traz a presença de Deus para dentro de nós, isso é muito maior e melhor, do que a primeira aliança oferecia.
Hebreus 8:7-11 –.Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas. Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda. E, de fato, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior. (JFA-RA)
Hebreus 9:15 – Portanto, é Cristo quem consegue fazer uma nova aliança, para que os que foram chamados por Deus possam receber as bênçãos eternas que o próprio Deus prometeu. Isso pode ser feito porque houve uma morte que livrou as pessoas dos pecados que praticaram enquanto a primeira aliança estava em vigor. (NTLH)
Agora não apenas um líder que fala com Deus, em um determinado lugar, em um determinado dia, mas agora Cristo habita em mim e eu estou Nele.
Deus cancelou a antiga proibição causada por Nadabe e Abiu.
Hebreus 10:19-23 – Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo. Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo. Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus. Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. (NTLH)
A Nova Aliança nos faz um com Cristo, estamos unidos para sempre com Ele.
João 17:20-23 – —Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas. (NTLH)
Efésios 2:6 – Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial. (NTLH)
Romanos 6:5 – Pois, se fomos unidos com ele por uma morte igual à dele, assim também seremos unidos com ele por uma ressurreição igual à dele. (NTLH)
Romanos 12:5 – assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo. (NTLH)
Esta união com Cristo é garantida, selada e confirmada, pelo Sangue de Cristo que foi derramado na cruz e esse Sacrifício nos faz ser um com Ele e por estarmos unidos a Cristo, estamos unidos a Deus.
Efésios 2:13 – Mas agora, unidos com Cristo Jesus, vocês, que estavam longe de Deus, foram trazidos para perto dele pela morte de Cristo na cruz (NTLH) (em outras versões pelo seu sangue).
Hebreus 9:14 – Quando Cristo veio e entrou, uma vez por todas, no Lugar Santíssimo, ele não levou consigo sangue de bodes ou de bezerros para oferecer como sacrifício. Pelo contrário, ele ofereceu o seu próprio sangue e conseguiu para nós a salvação eterna. O sangue de bodes e de touros e as cinzas da bezerra queimada são espalhados sobre as pessoas impuras, e elas ficam purificadas por fora. “Se isso é assim, imaginem então quanto maior ainda é o poder do sangue de Cristo! Por meio do Espírito eterno ele se ofereceu a si mesmo a Deus como sacrifício sem defeito. E o seu sangue nos purifica por dentro, tirando as nossas culpas; assim podemos servir ao Deus vivo, pois já não praticamos cerimônias que não valem nada.” (NTLH) (purifica por fora ou seja apenas limpa – purifica por dentro ou seja tira e apaga o pecado)
João 1:29 – No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (JFA-RA)
E nada pode nos separar de Cristo.
Romanos 8:38-39 – “Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro;” nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor. (NTLH)
Filipenses 2:1 – Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus. E também são bondosos e misericordiosos uns com os outros. (NTLH)
Colossenses 1:27 – O plano de Deus é fazer com que o seu povo conheça esse maravilhoso e glorioso segredo que ele tem para revelar a todos os povos. E o segredo é este: Cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus. (NTLH)
Para assistir a ministração clique no PLAY.
https://www.youtube.com/watch?v=4vI69eh1CGs
Por Pr. Wanderlei Pacheco
Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.
Leave a Reply