
Culto ministrado pelo pastor Wanderlei, em 08 de maio de 2016.
Uma mãe que não desiste
TEXTO BASE: Mateus 15:21-28.
Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: —Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: —Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: —Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: —Senhor, me ajude! Jesus disse: —Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. —Sim, senhor, —respondeu a mulher—mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. —Mulher, você tem muita fé! —disse Jesus. —Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.(NTLH)
Introdução:
Cinco atitudes daquela MÃE.
- Ela saiu de casa e foi procurar Jesus, para que Ele libertasse a sua filha.
- De longe pediu a ajuda de Jesus, mas Jesus não lhe deu atenção.
- Ela não desistiu e não teve vergonha continuou gritando, ela tinha certeza em seu coração de que somente Jesus poderia libertar a sua filha.
– Então Jesus lhe dirige a palavra. Pronto ela conseguiu a sua atenção, mas ela recebe o segundo “Não” pois Jesus lhe diz: Não vim para resolver os seus problemas, vim para os judeus. Podemos achar que Jesus foi duro com aquela mulher por causa da sua origem, pois os cananeus trouxeram muitos males para o povo judeu, com Jezabel e sua idolatria e perseguição ao profeta Elias, mas creio eu que Jesus estava provando a fé daquela mãe, querendo para saber o quanto ela estava convicta de que Jesus era o único que podia libertar sua filhinha.
- Ela se aproxima de Jesus e O adora, e agora de perto Lhe pede socorro. Diferente de outras mães, aquela mulher não se deixou abalar com a situação, ela toma uma atitude de se aproximar de Jesus, mesmo quando tudo dizia: “NÃO”.
– Porem mais uma vez Jesus prova a fé aquela mãe, e ela recebe o terceiro “NÃO” quando Jesus lhe diz: Não é bom tirar dos filhos e dar aos cachorrinhos.
- Ela continuou firme, perseverou e respeitosamente concordou com Jesus, pois sabia que não tinha direito de receber uma benção antes dos filhos de Israel, mas tinha o direito de continuar ali pedindo e se por um acaso sobrasse um segundo do tempo de Jesus, seria o suficiente para a cura de sua filhinha.
– Por causa das atitudes daquela mãe, Jesus reconhece a grande fé que estava no seu coração e Ele lhe diz: QUE SEJA FEITO O QUE VOCE QUER!
Hebreus 4:16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.
Temos na Bíblia alguns exemplos de pessoas que lutaram pelo que era seu.
Rispa a mãe que ficou seis meses protegendo o corpo de seus dois filhos mortos, pendurados em uma forca, até que o rei se compadeceu dela.
2 Samuel 21:10 Então, Rispa, filha de Aiá, tomou um pano de saco e o estendeu para si sobre uma penha, desde o princípio da ceifa até que sobre eles caiu água do céu; e não deixou que as aves do céu se aproximassem deles de dia, nem os animais do campo, de noite.
Samá que lutou sozinho para defender o seu simples campo de lentilhas, quando outros abandonaram colheitas de maior valor, ele não deixou os filisteus tomarem o que era seu.
2 Samuel 23:11-12 Em seguida vinha Sama, filho de Agé, o hararita. Os filisteus se juntaram em Leí, onde havia uma plantação de ervilhas. Os israelitas fugiram dos filisteus. Porém Sama ficou na plantação, defendeu-a e matou os filisteus. Nesse dia o SENHOR conseguiu uma grande vitória.
Abrão que com muita ousadia intercedeu pela cidade onde morava seu sobrinho Ló.
Gênesis 19:29 E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, Deus se lembrou de Abraão e tirou Ló do meio da destruição, derribando aquelas cidades em que Ló habitara.
Jairo que não se importou com a multidão e se humilhou prostrando-se aos pés de Jesus e clamando pela vida de sua filha.
Lucas 8:50 Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: Não temas: crê somente, e será salva.(JFA-RA)
Sei que é difícil diante de tudo o que só você sabe o que está passando na sua casa, crer em uma mudança, mas Jesus pode mudar tudo a sua volta.
Jesus devolveu a filha de Jairo, quando ela estava morta na sua cama. Lc 8:50
Jesus devolveu o filho de uma viúva na cidade de Naim, quando ele já estava morto seguindo para o cemitério. Lc 7:14
Jesus devolveu o irmão de Marta e Maria mesmo depois de enterrado a quatro dias. Jo 11:43
Por tudo isso e muito mais você MÃE não pode desistir dos seus filhos.
Salmos 37:5-7 “ Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.”
Jeremias 17:7-8 “ Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.”
Oséias 10:12 Então, eu disse: semeai para vós outros em justiça, ceifai segundo a misericórdia; arai o campo de pousio; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que ele venha, e chova a justiça sobre vós.
Salmos 56:9 No dia em que eu te invocar, baterão em retirada os meus inimigos; bem sei isto: que Deus é por mim.
Lucas 11:9-10 “ Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.”
Temos várias promessas de que as bênçãos do Senhor são para nós e para a nossa família.
Isaías 44:3 Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes;
Atos 2:39 Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.
Isaías 65:23 Não trabalharão em vão, nem terão filhos para a calamidade, porque são a posteridade bendita do SENHOR, e os seus filhos estarão com eles.
Isaías 59:21 Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se apartarão dela, nem da de teus filhos, nem da dos filhos de teus filhos, não se apartarão desde agora e para todo o sempre, diz o SENHOR.
Isaías 61:9 A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do SENHOR.
Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!
Leia também as postagens abaixo!
Por Pr. Wanderlei Pacheco
Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.
Leave a Reply