Culto ministrado pela pastora Maria Granado, em 18 de agosto de 2013.
Ansiedade: Estrangulamento Emocional
A ansiedade é considerada a maior doença do século. È vista por alguns estudiosos como a mãe das neuroses. Talvez seja a doença mais democrática da nossa geração. Ela atinge crianças, jovens e velhos; está presente na vida de doutores e analfabetos, pobres e ricos; enfia suas garras em religiosos e ateus. A palavra “ansiedade” “na língua “grega significa” estrangulamento”, apertar o pescoço, tirar o ar o oxigênio, sufocar. Ela a ansiedade rouba as nossas forças, embaça nossos olhos e tira de nós a perspectiva de uma vida vitoriosa. A pressão da vida moderna, a falta de comunhão com Deus abre a porta para a ansiedade. Infelizmente, muitos estão sofrendo deste mal, asfixiados pela ansiedade. Vivem atormentados, sem paz e sem descanso na alma. Jesus nos ensina a lidar corretamente com a ansiedade ao nos convidar a olhar para as aves do céu e os lírios do campo. A criação de Deus é um antídoto contra a ansiedade. O Senhor nosso Deus diz; os pássaros não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, mas Deus os alimenta. Os lírios do campo se vestem magnificamente, apesar de não trabalharem nem tecerem, contudo nem Salomão em toda sua glória se vestiu como eles. (Mt 6:28,29). O apostolo Pedro diz que devemos lançar sobre Deus toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós. (1 Pe 5:7).
Vamos ponderar três aspectos importantes sobre a ansiedade.
DICIONÁRIO = Aflição, angustia, anciã, atitude emotiva concernente ao futuro e que se caracteriza, por medo e esperança; medo adquirido por estímulos, desejo ardente , impaciência, inquietude, que não se pode conter. 1- O DIAGNOSTICO DA ANSIEDADE ( Mt 6:25 a 34). No sermão do monte Jesus destacou três malefícios da ansiedade
a- A ansiedade é inútil = Por mais ansiosos que estejamos não podemos acrescentar sequer uma hora à duração da nossa vida. O fato de ficarmos ansiosos não ajuda em nada na solução de um problema. A ansiedade drena as nossas forças, rouba a nossa vitalidade e desvia os nossos olhos daquele que está no controle da situação.
b- A ansiedade é prejudicial= Ansiedade é ocupar-se de uma situação antes que ela aconteça é sofrer desnecessariamente ou sofrer duplamente. Está provado que 70% dos assuntos que nos deixam ansiosos nunca chegam a acontecer. Quando Jesus nos diz para observar o lírio do campo e as aves do céu, Ele está dizendo que valemos muito mais que eles. E, se Deus cuida das aves e das plantas, certamente cuidará de seus filhos.
c- A ansiedade é sinal de incredulidade= Jesus disse que os gentios que não conhecem Deus é que se preocupam com o que devem comer, beber e vestir; mas nós, filhos de Deus, devemos buscar em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, sabendo que as demais coisas serão acrescentadas. Ficamos ansiosos quando deixamos de confiar que Ele é poderoso para cuidar da nossa vida. A ansiedade vem sobre nós quando tomamos para nós o controle da situação em vez de depositarmos diante do Senhor as nossas causas. A ansiedade é falta de fé no Deus da providencia.
2- O REMÉDIO PARA CURAR A ANSIEDADE (Fp 4: 6,7) O apóstolo Paulo diz que não devemos andar ansiosos por coisa alguma. Em seguida, ele da o receita para cura da ansiedade; Paulo prescreve três remédios infalíveis para a cura da ansiedade. Se tomarmos o remédio ficaremos curados, se não tomarmos o remédio continuaremos doente.
a- Orar corretamente= (Fp 4:6) Ficamos ansiosos porque não paramos o suficiente para meditar na grandeza do Deus que temos, muitas vezes deixamos de colocar em suas mãos nossos medos e necessidades por meio da oração, suplica e ações de graças. A palavra “oração” no texto lido tem a conotação de adoração. Adoramos a Deus por quem Ele é, enquanto damos graças por aquilo que Ele faz. A W TOZER dizia que a fraqueza da igreja contemporânea resulta de ela não meditar na grandeza de Deus.
Qual é o tamanho do seu Deus? Se Ele é poderoso para sustentar o universo, não seria competente para cuidar da nossa vida? Quando em nós há a compreensão de que Deus está no trono e nada escapa ao Seu controle, aquietamos a nossa alma.
b- Pensar corretamente= (Fp 4:8) A ansiedade é fruto de um pensamento errado. Por isso, devemos disciplinar nossa mente para pensar naquilo que é verdadeiro, honesto, justo, amável, puro e de boa fama. Quando nossa mente é regida pela palavra de Deus, não há espaço para a ansiedade. Contudo quando desviamos nossos olhos de Deus e os fixamos em problemas, somos assaltados pelo medo e pela duvida.
c- Agir corretamente (Fp 4:9) Paulo diz: “ O que aprendeste, recebestes, ouvistes e vistes em mim, tudo isso praticai;e o Deus de paz estará convosco”. Não basta orar e pensar corretamente; é preciso agir também corretamente. Não basta informação; é preciso transformação. A verdade que nos transforma não é a que sabemos, mas a que praticamos. Não somos o que falamos; somos o que fazemos.
3- A CURA PARA A ANSIEDADE( Fp 4: 7) Quando oramos , pensamos e agimos corretamente, então nasce a cura para a ansiedade: “ E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. Quando a paz de Deus chega, a ansiedade precisa sair, tem que ir embora. A palavra “ guardará” na língua grega significa “ montar guarda ou sentinela”. A paz de Deus torna-se uma muralha protetora ao redor do nosso coração e da nossa mente, de tal forma que a ansiedade não pode mais entrar. Essa paz de Deus não é ausência de problemas, por isso, excede todo entendimento. Ela está presente mesmo nas turbulências da vida. Ele nos dá serenidade não porque o problema inexiste, mas porque Deus está no controle da situação. A paz de Deus monta sentinela ao redor de nosso coração e da nossa mente e protege nossos sentimentos e pensamentos, desviando aos nossos olhos do barulho da tempestade e fixando-os naquele que domina as tempestades da vida para, acalma-las e nos conduzir a salvo ao nosso porto seguro.
Conclusão = quero encerar está palavra deixando para o teu coração mais uma receita para cura da tua alma, está! de um rei. Davi diz: que devemos nos agradar de Deus, sabendo que Ele é poderoso para satisfazer os desejos do nosso coração (Sl 37:4) Davi diz ainda que temos que ter a coragem de entregar nosso caminho ao Senhor, confiar e descansar nele, sabendo que Ele tudo fará por nós (Sl 37:5,7) . todas as coisas que nos sobrevêm são trabalhadas pela providência divina para o nosso bem, olha o que diz: ( Rm 8: 28) Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com os seus propósitos. Não deixe seu coração ficar prisioneiro da ansiedade. A bíblia diz( Pv 12:25), mas “ A ansiedade no coração abate o homem…”, ( 14: 30), ma “O coração tranquilo é a vida do corpo…” ( Pv 17: 22) Afirma “ O coração alegre é um bom remédio, mas o espírito abatido adoece os ossos”.
Deus hoje te diz “DESCANSE em MIM”. Desvie os teus olhos das circunstâncias e fixe-os naquele que está acima e no controle de tudo. Não entre na caverna da depressão , mas diga à tua alma : “Por que estás abatida, ó minha alma; por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, minha salvação e Deus meu”.Sl 42:11)
Ouça a pregação clicando no botão play, no player abaixo.
Leia também as postagens abaixo!
Por Pra. Maria Granado
Pastora Líder e fundadora, com o amor de mãe, tem dedicado todos os seus dias na presença do Senhor, no cuidado para com os irmãos e na pregação da Palavra da Salvação.
Leave a Reply