Culto ministrado pela pastora Maria Granado, em 03 de julho de 2016.
Arrependimento ou remorso?
Palavra base: “2 Coríntios 7:10”
Introdução: Remorso é quando temos uma espécie de inquietação, de culpa pela prática de algo. Porém, o remorso não nos leva ao arrependimento genuíno. O remorso não vai além da culpa por ter cometido algo reprovável. Ele não produz mudança de vida. Geralmente está mais ligado a um forte sentimento de censura porque algo que fizemos saiu do controle ou não produziu o efeito que desejávamos, mas não leva a pessoa a mudanças de atitudes, pelo contrário a tendência é cometer o mesmo erro de novo.
Arrependimento é uma mudança de ideia, de direção, de atitude, de vida.
Nossa natureza decaída clama por retaliação e vingança. Porém, recebemos pela obra da Cruz um novo coração, uma nova mente, uma nova vida. Agora, o Espírito de Deus habita em nós, e podemos, pela força do Onipotente, exercitar o arrependimento. O que não podemos fazer pela nossa capacidade, podemos fazer pela força que vem do alto a fé.
“Aumenta a nossa fé” (Lc 17:5)
É por isso que a Bíblia nos ensina a nos arrepender de nossos pecados e não apenas ter remorso deles.
Arrepender-se implica em mudança de direção e profundo pesar pelo pecado cometido. Daí Jesus dizer “Vá e não peques mais” quando perdoava alguém.
Para exemplificar o remorso e o arrependimento em ação, vamos usar dois personagens bíblicos numa mesma situação: Judas Escariotes e Pedro.
Remorso = Judas, o que traiu Jesus, cometeu um grave erro, traiu o Senhor Jesus por 30 moedas de prata e o entregou aos soldados com um beijo.
Mateus o discípulo diz o seguinte sobre Judas:
(Mt 27:3,5) “Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se.”.
O texto é claro em mostrar que Judas parece ter sido surpreendido com o que ocorreu com Jesus. Talvez ele não esperasse que sua atitude levaria a situação tão longe. Diante desse fato o remorso tomou conta dele, mas não o arrependimento. Se o arrependimento estivesse na vida de Judas ele não teria se enforcado, antes, teria buscado oportunidade de pedir perdão a Jesus de alguma forma.
Arrependimento = O apóstolo Pedro também pisou na bola com Jesus. Diante das pessoas que o questionavam de conhecer a Jesus, Pedro O negou ( o traiu) veementemente por três vezes:
(Mt 26: 74) “Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo”.
Após ver o pecado que cometera, Pedro chorou amargamente.
(Mt 26:75). “Então Pedro lembrou-se do que Jesus dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. Então, saindo dali, chorou amargamente.”.
O que nos mostra que Pedro se arrependeu, e não apenas sentiu remorso, são os frutos do arrependimento vistos na vida dele. Ele reconheceu seu erro, chorou pelo pecado que cometeu. E logo depois estava junto aos discípulos, buscando novamente a Jesus como registra
(João 20: 3) “Então Pedro com o outro discípulo saíram e foram ao sepulcro”.
E permaneceu firme na fé. Sabemos muitos outros detalhes que mostram que Pedro se reergueu e levou sua vida perdoado por Deus e servindo a Ele.
A IGREJA QUE DEVEMOS SER HOJE.
(Lucas 1: 77,79) “para dar ao Seu povo conhecimento da salvação pelo perdão dos pecados, para iluminar os que estão em trevas e na sombra da morte, a fim de guiar os vossos pés no caminho da paz.”.
A igreja de Cristo deve ser uma comunidade de perdoados .Todos aqueles que foram alcançados pela graça; já experimentaram o perdão de Deus.
(Isaias 55:7) “O ímpio deve deixar o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos; volte-se para o Senhor, que se compadecerá dele; volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.”.
NOSSA VIDA DEVE AGRADAR A DEUS
Da mesma maneira que recebemos o perdão de Deus, devemos perdoar.
(Mt 18: 34) Credor incompassível. “E, irado entregou-o aos carrascos, até que ele pagasse tudo o que lhe devia.”.
Quem não sabe perdoar, não pode ser perdoado. Quem não sabe perdoar não tem poder na oração. Quem não sabe perdoar não tem liberdade para adorar. Quem não sabe perdoar adoece emocional, física e espiritualmente. Quem não sabe perdoar fica nas mãos dos carrascos da consciência e jamais experimenta a paz verdadeira.
O perdão é uma questão de bom senso e de conhecimento e obediência dos ensinamentos de Deus.
(Mt 6: 12, 14 e 15) “e perdoa as nossas dividas, assim como também temos perdoado aos nossos devedores… Porque, se perdoastes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará; se, porem, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.”.
Quando nutrimos mágoa por alguma pessoa, acabamos convivendo com ela o tempo todo. Tornamo-nos escravos desse sentimento ruim. Em todo o tempo, em tudo que fazemos se faz presente:
– Quando vamos comer, tira nosso apetite;
– Quando dormimos se torna nosso pesadelo;
– Se saímos de férias com a família pega carona e estraga tudo;
Queridos, perdão é o instrumento divino para nos libertar dessas amarras. O perdão traz cura para as nossas memórias. O perdão traz limpeza para a nossa mente. O perdão é a assepsia que cura a alma, Perdoar e lembrar sem sentir dor.
(Isaias 43: 25) “Eu, Eu mesmo, Sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e não me lembro dos teus pecados.”.
O perdão é a terapia divina que arrebenta os grilhões, quebra os cabos de aço que muitas vezes acorrentam nossa alma no tronco da culpa.
Perdoar remove o nevoeiro que impede de enxergarmos as maravilhas de Deus em nossas vidas, perdão traz luz para o nosso coração e refrigério para o nosso espirito.
(Salmos 34: 15) “Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e seus ouvidos atentos ao seu clamor.”.
Conclusão = Amados por mais incrível que possa parecer, muitos crentes em Cristo, salvos pela graça de Deus, carregam pesados fardos sobre os ombros e deixam de desfrutar uma vida plena, porque negligenciam os ensinamentos Bíblicos acerca do perdão. O diabo toma proveito da sua falta de atitude e te leva a viver uma vida de frustrações, tristezas e lhe rouba a paz.
(Col 1: 13,14) “Ele nos tirou do domínio das trevas – e nos transportou para o reino do Seu Filho amado. Em quem temos a redenção, isto é o perdão dos pecados.”.
Precisamos da graça de Deus não somente para perdoar, mas também para agir de maneira correta com o ato de pedir perdão, perdoar e pedir perdão não é sentimento é atitude.
(Efésios 4: 32) “Pelo contrário, sede bondosos e tende compaixão uns para com os outros, perdoando uns aos outros, assim como Deus vos perdoou em Cristo.”.
O próprio Jesus é quem nos ensina em sua palavra:
(Lucas 17: 3,4) “Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: estou arrependido; tu lhe perdoará.”.
COMUNIDADE CAMINHO DA PAZ
PRA. MARIA GRANADO
Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!
Leia também as postagens abaixo!
Por Pra. Maria Granado
Pastora Líder e fundadora, com o amor de mãe, tem dedicado todos os seus dias na presença do Senhor, no cuidado para com os irmãos e na pregação da Palavra da Salvação.
Leave a Reply