Culto ministrado pela pastora Maria Granado, em 10 de janeiro de 2021.
Esperança
Texto base: Jeremias 3:21-26
INTRODUÇÃO
Nesta leitura de Lamentações (Cp.3) vemos uma comovente descrição do sofrimento de Jeremias, nas palavras do próprio profeta. Ele diz que é o homem que sabe o que é “sofrer os golpes da ira ” de Deus .( Lam3: 1) “ Eu sou aquele que sabe o que é sofrer os golpes da ira de Deus.”
O profeta sente como se toda dor emocional e física que ele estava sentindo, fossem causadas por Deus. Ele não percebe a princípio, que o Senhor continua sendo seu aliado. No seu pensamento achava que Deus se tornara seu inimigo.
Ele esta desanimado, angustiado e completamente abatido. a descrição que vemos, é de um homem que está arruinado, espiritual e fisicamente.
Jeremias chega a declarar que já pereceu sua força e a sua esperança no Senhor. Isto é, ele estava emocionalmente destruído, arruinado.
A situação permanece até que ele; como num despertar, toma uma decisão. trazer a memória o que lhe dava esperança.
O profeta começou a lembrar dos Seus feitos maravilhosos no passado das muitas misericórdias do Senhor e como elas se renovam todas as manhãs.
Ele percebeu que isso acontecia, porque embora a situação fosse extremamente difícil, a história ainda não havia acabado.
Por mais remota que fosse ainda, havia esperança. (Salmos 42:11) “Por que estou tão triste? Porque estou tão aflito? Eu porei a minha ESPERANÇA em DEUS e ainda O louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Rei.”
Quando Jeremias desejou buscar no Senhor (V. 21) “Quero trazer á memória o que me pode dar esperança” Então ele faz essas declarações poderosíssimas que podem muito nos ajudar.
1-O grande AMOR de Deus nunca termina;
2-A razão de não sermos consumidos é a MISERICÓRDIA do Senhor, se renova a cada manhã;
3-A grande FIDELIDADE do Senhor;
4-A minha PORÇÃO é o Senhor;
5-Colocar toda ESPERANÇA no Senhor;
6-A BONDADE do Senhor para os que confiam Nele;
7-Bom é aguardar a SALVAÇÃO do Senhor e isso, em silencio.
Esse texto do livro de Jeremias é poderoso, pois em meio à calamidade, ele toma a decisão de alimentar seus pensamentos com a fé e esperança em Deus, pois ele sabia que só o SENHOR TODO PODEROSO podia fazer alguma coisa para reverter a situação. (V.31 e 32)
Muitos tem alimentando sua dor, seu sofrimento, suas angústias, matando sua esperança. Alimente sua esperança, e sua dor, angustia e sofrimento morrera de fome.
CONCLUSÃO
Quando você estiver em situações assim, ao invés de permitir que sua alma morra, tome a decisão de fortalecê-la na ESPERANÇA em DEUS, é certo que você comtemplará o agir do Senhor em sua vida.
Devemos fixar nossos olhos no que nos dá ESPERANÇA. (Zacarias 9:12) “Prisioneiros, voltem para a fortaleza; voltem todos que ainda tem ESPERANÇA”
COMUNIDADE CAMINHO DA PAZ
Pra. Maria Granado
Clique no Play para assistir o vídeo.
Por Pra. Maria Granado
Pastora Líder e fundadora, com o amor de mãe, tem dedicado todos os seus dias na presença do Senhor, no cuidado para com os irmãos e na pregação da Palavra da Salvação.
Leave a Reply