Culto ministrado pela pastora Maria Granado, em 15 de fevereiro de 2015.
Parábola dos dois filhos
Palavra base: Mt. 21:28-32
INTRODUÇÃO = Ao estudar as parábolas, observamos que Jesus tinha como ouvinte grandes multidões, os seus discípulos em particular,Jesus falava abertamente no templo com os principais sacerdotes e anciãos do povo.
PRINCIPAIS MOTIVOS QUE LEVOU JESUS TECER ESTA PARÁBOLA
a) Na ocasião os principais sacerdotes e os anciãos do povo questionavam a autoridade de Jesus – (Mt.21: 23,27) As autoridades religiosas queriam pegar Jesus com uma declaração de blasfêmia. Respondendo-lhe com uma pergunta, Jesus coloca seus oponentes em um dilema. Veja que este questionamento foi no momento em que Jesus ensinava no templo – (vs.23)
b) Esta questão de autoridade havia sido também especulada antes em uma sinagoga em Cafarnaum (Mc.1: 27)
c) Essa mesma autoridade era admirada (Lc.4: 32)
NOTEMOS A SEMELHANÇA DOS FILHOS
Tiveram os mesmos pais. O mesmo ensino. A mesma criação. O mesmo serviço. O mesmo pedido foi feito a ambos.
O QUE ENSINA A PARÁBOLA? A parábola trata duas classes de pessoas, dois filhos O primeiro, um filho arrependido, e o segundo um filho impenitente (que vive na pratica do pecado). Dos filhos impenitentes o Senhor espera: “FRUTOS DE ARREPENDIMENTO”. (Lc:15:7) O primeiro disse que não ia, e foi, o segundo disse que ia e não foi. Isto ensina e alerta que, afirmações sem reflexão, resulta em descompromisso e rebeldia.
A EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA.
1 – O Pai – Seria um retrato de Deus, como também na parábola do Filho Pródigo.(Lc.15:11,32) 2 – OS FILHOS – Podem ser divididos em dois: Obedientes e desobedientes;
OBEDIENTES: São classificados como coletores de impostos/meretrizes que tendo uma vida errada se arrependeram, e buscaram uma nova vida.
DESOBEDIENTES: São os religiosos, tendo uma religião organizada, mas que apesar da organização, não faziam a vontade de Deus. O ajuntamento não promovia um ambiente de arrependimento, mas um formalismo religioso que não os levavam a cumprirem a vontade de Deus.
O PRIMEIRO FILHO ( Mt 20:28,29) Observe que o Pai se dirige ao primeiro filho e pede para ele trabalhar. Ao receber o convite do Pai para trabalhar na vinha,se negou ir ao trabalho,mas logo se arrependeu e obedeceu a seu pai.
O QUE RETRATA A ATITUDE DO PRIMEIRO FILHO?
O primeiro filho é a personificação dos coletores de impostos e das meretrizes que viviam uma vida de pecado e se recusavam a fazer a vontade de Deus. Mas, quando veio João Batista, pregando o batismo do arrependimento para remissão de pecados, os marginalizados pela moral e pela sociedade se arrependeram, creram, e entraram no reino de Deus. Assim fizeram a vontade do Pai. Este filho foi o que fez a vontade do Pai – (vs.31)
O QUE A BÍBLIA RETRATA SOBRE A VONTADE DE DEUS.
-Venha o teu reino e seja feita a Tua vontade (Mt 6:10) Só os que fazem a Sua vontade poderão entrar no reino de Deus (Mt.7: 21)
SÓ OS QUE FAZEM A VONTADE DE DEUS, SÃO DA FAMÍLIA DE DEUS(Mt.12:50) MAS! OS QUE CONHECEM A VONTADE DE DEUS E NÃO OBEDECEM SERÃO CASTIGADOS COM MUITOS AÇOITES ( chicotadas B.N.T.L.H) ( Lc 12:47)
-A COMIDA QUE SATISFAZ É, FAZER A VONTADE DE DEUS (Jo.4: 34)
-TODOS OS QUE QUEREM FAZER A VONTADE DE DEUS, DEVEM SABER QUE A DOUTRINA QUE JESUS ENSINA É DE DEUS (Jo.7: 17)
-DEUS HOUVE AQUELES QUE É TEMENTE A ELE E FAZEM A SUA VONTADE (Jo.9: 31)
-O HOMEM QUE É SEGUNDO CORAÇÃO DE DEUS É O QUE FAZ TODA A SUA VONTADE (At.13:22)
-JESUS DISSE QUE DESCEU DO CÉU NÃO PARA FAZER A SUA PROPRIA VONTADE (Jo.6: 38)
O SEGUNDO FILHO: (Mt.20:30)
O que aconteceu com o segundo filho ?
Ao receber o convite para trabalhar, disse que iria, mas não foi.
Este não fez a vontade do Pai, embora afirmasse que iria fazê-lo
Este filho revelou egoísmo, desobediência com afirmação de obediência, preguiçoso e preocupado com seus próprios interesses.
O QUE RETRATA A ATITUDE DO SEGUNDO FILHO?
a) O segundo filho retrata a atitude dos líderes religiosos dos dias de Jesus. ( Lc 7:30)
b) São aqueles que fazem tudo para serem vistos pelos homens – (Mt.6:1)
c) Oram em pé nas sinagogas e nas ruas para serem vistos pelos homens (Mt.6:5)
d) São os que amam os primeiros lugares,Gostam de ser chamado de mestres pelos homens. São exibidores dos seus filactérios –(Mt.23:5,7)
[ Filactério – No judaísmo, par de pequenas caixas de couro usadas ritualmente, amarradas ao braço e à testa por correias, tb. de couro, e que contêm trechos das Escrituras. ]
e) São aqueles que não praticam o que pregam ( Mt 23:4)
Leia também as postagens abaixo!
Por Pra. Maria Granado
Pastora Líder e fundadora, com o amor de mãe, tem dedicado todos os seus dias na presença do Senhor, no cuidado para com os irmãos e na pregação da Palavra da Salvação.
Leave a Reply