Romanos 8:15 – Porque o Espírito que vocês receberam de Deus não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo. Pelo contrário, o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: “Pai, meu Pai! ” (NTLH)
Um erro muito comum, é acharmos que todos nós nascemos “filhos de Deus”, quando na verdade sabemos que para ser filho, é preciso ser gerado de dentro Dele, ter uma parte Dele, e é fato que não temos nenhuma parte de Deus, quando nascemos do ventre da nossa mãe.
Deus criou Adão, e não o gerou, portanto assim como Adão, somos apenas criaturas de Deus quando nascemos neste mundo, porque não fomos gerados dentro de Deus e sim criados (feitos) por Ele, mas isso não nos torna filhos.
Mesmo assim Deus sempre desejou ter um relacionamento mais próximo com a sua criação, e por isso Ele escolheu dentre todas as criaturas que existiam no mundo, um homem chamado Abrão.
Deus desejou fazer dos filhos de Abrão, um povo que fosse exclusivamente Seu.
Deus fez uma aliança com Abrão e mudou o seu nome para Abraão, e nesta aliança os filhos de Abraão deixariam de ser simples criaturas, para se tornarem, “povo escolhido de Deus”. Embora isso fosse uma grande honra, eles continuariam sendo filhos de Abraão, e povo de Deus.
Mas os filhos de Abraão, não conseguiram manter aquela aliança, eles foram infiéis e se afastaram de Deus, ao invés de se aproximarem de Deus, eles se aproximaram de outros deuses e o relacionamento de proximidade e exclusividade com Deus foi quebrado.
Deus sabia que a única maneira de trazer a humanidade para perto de Si, seria o “plano original”, porque Ele não queria apenas proximidade, mas sim intimidade.
A Bíblia nos ensina que existe uma maneira do homem se tornar filho de Deus, sim através da adoção.
A adoção aqui na terra é quando alguém por sua própria vontade escolhe uma criança para ser seu filho.
Mas a adoção feita por Deus é muito mais poderosa, porque o homem pode apenas desejar que uma criança passe a ser seu filho, mas nenhuma parte física dele passará para a criança.
Porém quando Deus adota, Ele tem o poder de nos fazer nascer de novo, e nascendo de novo, Ele coloca dentro de nós parte Dele, o Seu Espírito Santo, o qual tem o poder de nos tornar legítimos filhos de Deus.
E assim como um filho natural leva dentro de si partes dos seus pais, aquele que é nascido de novo, pelo poder do Espírito Santo, passa a ter dentro de si, partes de Deus, o seu Pai.
Romanos 8:30 – Assim Deus chamou os que havia separado. Não somente os chamou, mas também os aceitou; e não somente os aceitou, mas também repartiu a sua glória com eles. (NTLH) João 17:22 – A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. (NTLH)
Quando uma criança é adotada, ela tem o privilégio de poder dizer que não foi gerada no ventre, mas no coração de seus pais, assim também podemos dizer que somos filhos gerados no coração de Deus.
João 1: 13 – Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles. (NTLH)
Tiago 1:18 – Pela sua própria vontade ele fez com que nós nascêssemos, por meio da palavra da verdade, a fim de ocuparmos o primeiro lugar entre todas as suas criaturas. (NTLH)
1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. É por isso que o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Deus. (NTLH)
O novo nascimento é bem superior do que a antiga aliança que Deus havia firmado com Abraão, observe que mesmo sendo conhecido como o “amigo de Deus”, Abraão nunca chamou Deus de Pai.
E nem mesmo o rei Davi, ousou chamar Deus de Pai, em seus muitos salmos ele chamou Deus de Rocha Eterna, Guarda de Israel, minha Fortaleza, Deus Altíssimo, meu Socorro, meu Rei, meu Pastor, mas jamais ele disse: meu Pai.
Porém pela graça e pelo sangue de Cristo derramado na cruz, Jesus nos autorizou a chamar Deus assim:
Mateus 6:9 – Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. (NTLH)
Ele nos autorizou a chamar Deus de Pai, porque Ele é quem nos torna filhos de Deus, iguais a Ele, com todos os direitos que somente um filho pode ter.
Gálatas 4:4-7 – Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus. E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: (ABBA) “Pai, meu Pai. ” “Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos.” (Herdeiros de Deus). (NTLH)
Não precisamos nos aproximar de Deus com medo, porque agora somos verdadeiramente Seus filhos, e herdeiros, e O conhecemos com intimidade, porque parte Dele está dentro de nós.
Isso não é religião, isso é a intimidade que Deus sempre desejou, é um relacionamento de Pai para filho.
2 Coríntios 5:5 – E foi Deus quem nos preparou para essa mudança e nos deu o seu Espírito como garantia de tudo o que ele tem para nos dar. (NTLH)
Romanos 8:16 – O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus. (NTLH)
E Jesus disse que agora que somos filhos, podemos pedir ao nosso Pai o que necessitamos, sem formalidades, pois somos Seus filhos e herdeiros.
João 16:26-27 – Naquele dia vocês pedirão coisas em meu nome. E eu digo que não precisarei pedir ao Pai em favor de vocês, pois o próprio Pai os ama. Ele os ama porque vocês, de fato, me amam e creem que vim de Deus. (NTLH)
A Palavra de Deus deixa claro que só nos tornamos filhos de Deus depois que recebermos Jesus Cristo dentro de nós. Ele vem habitar dentro de nós através do Espírito Santo, e assim somos ligados a Deus, e nos tornamos Seus filhos.
João 1:12 – Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; (ARA)
Gálatas 3:26 – Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus. (NTLH)
Leave a Reply