(João 12:1-8)
1 Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi ao povoado de Betânia, onde morava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado. 2 Prepararam ali um jantar para Jesus. Marta ajudava a servir, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3 Então Maria pegou um frasco cheio de um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada. 4 Mas Judas Iscariotes, o discípulo que ia trair Jesus, disse:
5— Este perfume vale mais de trezentas moedas de prata. Por que não foi vendido, e o dinheiro, dado aos pobres?
6 Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e costumava tirar do que punham nela.
7 Então Jesus respondeu:
— Deixe Maria em paz! Que ela guarde isso para o dia do meu sepultamento. 8 Os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não estarei sempre com vocês.
Introdução:
Betânia era uma vila pobre que fica a cerca de 3km de Jerusalém, a caminho para Jericó. Ficava no lado leste do monte das oliveiras, aos pés do monte.
Era em Betânia que João Batista batizava como você pode ler em (João 1:28). Por diversas vezes, quando ia a Jerusalém, o Senhor ficou hospedado em Betânia. Em uma dessas vezes, Ele conversou com Marta e Maria sobre o que era mais importante na vida (Lc 10:38-42). Foi aqui em Betânia que o Senhor ressuscitou Lázaro (João 11:1-44) e foi nas proximidades entre Betânia e Jerusalém que Jesus foi elevado aos céus, ( Atos 1:9).
O texto que lemos está muito claro, ele diz que está próximo da maior festa Judaica, festa esta que marcava a grande libertação do povo de Israel de um longo período amargo de escravidão. A festa da páscoa era a alegria dos Judeus, e o terror dos Romanos, isso porque na páscoa o povo em Jerusalém ficava 5 vezes maior, e Roma tinha medo de motins e rebeliões.
Tanto é verdade, que na páscoa todo aparato militar do governador que ficava em Cesareia, na páscoa se transferia para Jerusalém, Na páscoa o tetrarca da Galiléia transferia o seu gabinete para Jerusalém.
E é curioso que 2 dias antes da páscoa, diz a bíblia, que os principais escribas e sacerdotes planejam prender Jesus, e matá-lo depois da festa, quando todo povo já tivessem ido embora longe dos holofotes.
Havia uma ordem de prisão contra Jesus, depois de três anos e meio, a popularidade de Jesus, incomodou demais o sistema.
Todos que fazem parte do sistema religioso e políticos da época se sentiram ameaçados pelo crescimento magnífico da popularidade de Jesus e eles viam em Jesus uma concorrência imbatível.
Jesus Havia realizado sinais que, nunca na história da humanidade alguém ou profetas ou homens de Deus, conseguiram realizar. Então era notório a autoridade de Jesus em realizar todos aqueles grandes milagres.
E apesar de toda difamação que eles diziam contra Ele, porque diziam que ele era o falso profetas, o enganador, mentiroso, ilusionista, que era endemoninhado, que o diabo agia por intermédio Dele fazendo todas as curas e milagres, De repente o diabo fica bonzinho, nunca Moisés curou um cego, e Jesus curou, o diabo nunca havia curado um leprosos e nem profeta nenhum Mas, Jesus curou muitos leprosos, então se Jesus agia pelo poder do diabo então o diabo era mais poderoso do que todos os profetas, da bíblia porque nenhum dos grandes profeta conseguiram fazer mudos falarem, surdos ouvirem, paralíticos andarem, e endemoninhados serem libertos. E eles continuavam a dizer que era pelo poder de belzebu que Ele fazia os milagres.
Jesus disse: se eu faço Milagres por belzebu, quer dizer que seus filhos também estão possuídos? Seus filhos também são endemoninhados? Mateus 12:22-33). (bíblia ara).
Então Jesus foi muito combatido, e resolveram prender Jesus, e depois matá-lo, eles imaginavam que era a única maneira de parar com o crescimento da popularidade de Jesus. E o mais alto sinédrio da mais alta corte de Israel, as autoridades de Israel, expediram uma ordem de prisão contra Jesus que se espalhou.
(João 11:57) 57 Ora, os principais sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para, se alguém soubesse onde ele estava, denunciá-lo, a fim de o prenderem.
Então vejam, a notícia se espalhou, onde eles vissem Jesus o denunciasse, pois eles o queriam prendê-lo e depois matá-lo.
Eles estavam a espera de Jesus na festa da páscoa naquele ano, e como Jesus era judeu, Ele era obrigado a ir. Por que todo judeu a partir dos 12 anos de idade era obrigado a ir na festa da páscoa, era para eles o entregarem. e como nós sabemos desde os 12 anos Jesus era levado pela sua família.
(Lucas 2:41-42)41 Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42 Quando ele atingiu a idade de doze anos, a família foi à festa, como era hábito.
Jesus nunca havia faltado a uma festa da páscoa, mas, agora tem um mandado de prisão contra Ele, será que Ele virá? A cidade estava tomada por visitantes, muitos haviam ido lá para se purificarem, porque o costume, era da seguinte forma as pessoas só poderiam participar da páscoa se estivessem purificadas. Então eles iam com antecedência, para lavarem os pés as mãos tomarem banhos, para se prepararem para a grande festa. A páscoa era a festa máxima, então a cidade estava Superlotada, e todos foram avisados para entregarem Jesus caso o vissem. E a pergunta que não queria calar era uma só: será que Jesus vai aparecer? Será que Ele virá?
Hoje quando alguém tem uma ordem de Prisão que foi expedida ela não fica indo em festa, ele não vai ao shopping, Ele fica viajando, Ninguém que tem um mandado de prisão fica dando sopa, porque ele está sendo procurado, cassado a uma ordem de prisão contra ele, então essa pessoa se esconde. Então tem uma ordem de prisão contra Jesus, será que Ele vem?
Se Ele não vier para essa festa da páscoa, Ele não estará cumprindo a lei de Moisés,Ele estará transgredindo a lei de Moisés, Ele estará em pecado se Ele não vier. Será que Ele vem?
Jesus estava sendo vigiado, cassado pelas autoridades políticas e principalmente religiosas.
Mas Jesus já sabia disso: (Marcos 10:32-34)
32 Jesus e os discípulos iam pela estrada, subindo para Jerusalém. Ele caminhava na frente, e os discípulos, espantados, iam atrás dele; as outras pessoas que iam com eles estavam com medo. Então Jesus chamou outra vez os discípulos para um lado e começou a falar sobre o que ia acontecer com ele. Jesus disse:
33 — Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos não judeus. 34 Estes vão zombar dele, cuspir nele, bater nele e matá-lo; mas três dias depois ele ressuscitará.
Vejam Jesus sabia o que lhe esperava em Jerusalém, Ele sabe que será preso, julgado, condenado, açoitado, escarrado, cuspido, escarnecido, humilhado, torturado, crucificado pelos Romanos e morto. Ele sabe tudo isso, mas Ele continua em frente. Porque Ele sabe que, Ele tinha que morrer naquela páscoa.
Quando Ele Chegou em Betânia a uns 3 quilômetro de Jerusalém, estava preparado um jantar de ação de graças, Jesus chega em Betânia e quatro dias depois de chegar, um fariseu chamado Simão, que havia sido curado por Jesus, ofereceu um jantar em sua homenagem. Marta era uma das que serviam na festa e Lázaro era um dos convidados que estavam sentados à mesa com Jesus. Foi então que apareceu uma mulher chamada Maria. O apóstolo João diz que era a irmã de Marta e Lázaro (Jo 11:12). Lucas afirma que ela aproximou-se por trás de Jesus e parou aos pés dele e começou a chorar lavar os pés com as lágrimas e depois os enxuga com os cabelos. (Lc 7:38).
Maria levava consigo um frasco feito de alabastro. O alabastro é uma espécie de pedra de calcário macia e de grande valor que era usada no antigo oriente para produzir pequenos frascos de perfume. Maria levava consigo um frasco onde cabia cerca de uma libra de perfume, aproximadamente 360 ml . O frasco era tão bonito e caro que todos o notaram quando ela se aproximou de Jesus.
Dentro do frasco, um bálsamo raro e precioso : Nardo puro. O nardo era retirado de uma planta aromática com a qual se fazia perfume. Essa plantinha cresce no Himalaia, entre 3.000 e 6.000 mil metros de altitude, daí o preço exorbitante pelo qual eram vendidos os perfumes com essência de nardo. Maria, no entanto, levava consigo um frasco de nardo puro. Os discípulos avaliaram o perfume em cerca 300 denários, algo como R$4.000 em nossos dias.
Ainda chorando, Maria quebrou o lacre do perfume e derramou o perfume sobre a cabeça e os pés de Jesus, misturando o perfume às suas próprias lágrimas. O Senhor não a impediu, nem tampouco a repreendeu. Sua morte estava às portas e Ele considerou o desprendimento de Maria como uma boa ação digna de ser realizada. Maria estava preparando o corpo de Jesus para o seu sepultamento. E aquele perfume toma todo ambiente, todos ali sentem o aroma agradável daquele raríssimo perfume.
Judas iscariotes, que era o tesoureiro que cuidava da bolsa de dinheiro fica incomodado com a atitude de Maria, e conhecedor do alto valor daquele perfume, naquela época equivalia a mais ou menos um ano de salário, se fosse vendido o dinheiro entraria na bolsa e ele poderia roubá-lo pois era ladrão. E fingindo ser um homem bondoso e caridoso, começa a criticar, entre os convidados.
Que desperdício por que não se vendeu e deu de comer aos pobres, aos miseráveis. E como podemos ler ele não estava preocupado com os pobres e nem com os necessitados, ele queria o dinheiro na bolsa para poder roubar.
(João 12:6) Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e costumava tirar do que punham nela.
E de repente Judas começa com seu discurso a inflamar a muitos que ali estavam, então Jesus intervém e diz:
(João 12 :7) Então Jesus respondeu:
— Deixe Maria em paz! Que ela guarde isso para o dia do meu sepultamento. 8 Os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não estarei sempre com vocês.
Porque Jesus disse dessa maneira, Jesus sabe que em 2 dias Ele será preso, julgado, condenado, torturado, crucificado e morto. Jesus sabe até a hora que Ele seria pregado na Cruz. Ele sabia que às 9:00 horas da Manhã daquela sexta feira, ele seria pregado, Jesus sabia até que horas Ele iria entregar o seu espírito, às 3:00 horas da tarde. E porque Jesus sabe desses dois horários. Porque no templo em Jerusalém na páscoa 2 cordeiros eram mortos, umas 9:00hs da manhã e o outro as 3:00hs da tarde.
Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus sabe que Ele vai morrer ali, no monte calvário. Jesus sabe que às 3:00hs da tarde daquela sexta feira, depois que Ele entregar o espírito, Ele terá de ser sepultado no mesmo dia, para que o corpo não fique no madeiro, e não haverá tempo para um funeral, como Ele merecia, com muito choro, carpideiras, homenagens, louvores, com discursos, Ele sabe que não haveria tempo para isso, como são os costumes dos judeus, além de todas as homenagens, de suas cerimônias longas, eles pegavam o defunto, lavavam, e depois o perfumavam todo aquele cadáver, depois enrolavam em panos e levavam para uma gruta e colocavam em cima de uma espécie de laje no chão uma pedra. Jesus sabe que para Ele, não haveria um funeral com todas essas honrarias, Ele sabe que irá morrer às 3:00hs da tarde, e antes de começar o sábado o seu corpo tem que estar no sepulcro. Naquele jantar que foi preparado para Ele como gratidão, Jesus disse que Maria, estava perfumando o seu corpo para sepultamento. Veja que 2 dias antes de morrer Jesus está sendo preparado para sua morte, Ele está ali naquela ceia com seus amigos e discípulos mas já sabe que será morto naqueles dias. Veja, Ele não fugiu do que estava preparado para Ele.
1º Ele não fugirá da morte, porque Ele vai morrer por todos os pecadores, e no lugar dos pecadores
2º Não fugirá da morte de jeito nenhum, pois Ele dizia para isso Eu vim ao mundo. (João 12;27-50)
3º Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
4º Ele não tem medo da morte porque sabe que depois de morto, sepultado no terceiro dia ressuscitará .
5º Ninguém pode destruí-lo, Ninguém pode vencê-lo, nem a morte, pelo contrário, é Ele quem vai vencer a morte.
(1 Coríntios 15:54-57)
“A morte está destruída!
A vitória é completa!”
55“Onde está, ó morte, a sua vitória?
Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?”
56 O que dá à morte o poder de ferir é o pecado, e o que dá ao pecado o poder de ferir é a lei. 57 Mas agradeçamos a Deus, que nos dá a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!
Como já havia dito antes Jerusalém está lotada, muita gente e uma só era a pergunta, será que Jesus vem? Pois havia um mandado de prisão, qualquer um em seu lugar iria se esconder, ou ir disfarçado, mas Jesus não, Ele sabe que é chegado a sua hora de cumprir o seu propósito.
Em Marcos em Capítulo de referência a este, Jesus dá uma ordem aos seus discípulos, vejam.
(Marcos 11:1-6)
1 Quando Jesus e os discípulos estavam chegando a Jerusalém, foram até o monte das Oliveiras, que fica perto dos povoados de Betfagé e Betânia. Então Jesus enviou dois discípulos na frente, 2 com a seguinte ordem:
— Vão até o povoado que fica ali adiante. Logo que vocês entrarem lá, encontrarão preso um jumentinho que ainda não foi montado. Desamarrem o animal e o tragam aqui. 3 Se alguém perguntar por que vocês estão fazendo isso, digam que o Mestre precisa dele, mas o devolverá logo.
4 Eles foram e acharam o jumentinho na rua, amarrado perto da porta de uma casa. Quando estavam desamarrando o animal, 5 algumas pessoas que estavam ali perguntaram:
— O que é que vocês estão fazendo? Por que estão desamarrando o jumentinho?
6 Eles responderam como Jesus havia mandado, e então aquelas pessoas deixaram que os dois discípulos levassem o animal.
Vejam Jesus entra em Jerusalém, montado em um jumentinho pela porta da frente. Ele não vai disfarçado escondendo o rosto com uma roupa diferente Ele entra como Ele é. E a multidão logo o reconhece.
E a multidão que estava em Jerusalém, ao ver Jesus, começa a gritar e a ovacionar a Jesus. Olhem, Ele veio, Ele está aqui e a multidão começou a cantar e a gritar, Hosana, Hosana nas maiores alturas, bendito aquele que vem em nome do Senhor! (Marcos 11:7-11)
Se eu estivesse lá também gritaria Bendito é o Rei de toda terra!.
Aqui se cumpriu a Profecia do livro de Zacarias 500 anos antes de acontecer.
(Zacarias 9:9) diz: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta”.
Vejam os discípulos não perceberam isso, que estava se cumprindo a profecia dita sobre Jesus.
Toda palavra dita por Deus haveria de se cumprir fielmente, e Jesus dizia Eu sou o cumprimento da palavra, Eu vim cumprir a palavra, então todos que estavam ali se alegram.
Os discípulos de Jesus só se tocaram no cumprimento da profecia de Zacaria depois que Jesus ressuscitou e subiu ao céu, depois que o Espírito Santo foi enviado. (Atos 3:17-18)17— Agora, meus irmãos, eu sei que o que vocês e os seus líderes fizeram com Jesus foi sem saber o que estavam fazendo. 18 Mas Deus cumpriu assim o que havia anunciado há muito tempo pelos profetas, isto é, que o Messias, que ele escolheu, tinha de sofrer.
Agora não há mais dúvidas, Jesus é o Rei dos rei e Senhor dos senhores, Ele é o rei de toda terra, Ele é o governante do universo. Toda profecia que falava Dele se cumpriu, até o que Ele disse de si mesmo.
Vejam foi preso, foi julgado por um tribunal arbitrário, em total desrespeito a lei e a constituição da época, a torá a lei dada por Moisés, usaram falsas testemunhas de acusação, mesmo declarado inocente no tribunal foi condenado a morte, foi entregue a Pôncio pilatos que também não viu Nele crime algum e quis soltá-lo, foi entregue a Herodes que o examinou longamente, e viu que Ele não tinha culpa alguma, voltaram com Ele para Pilatos ele disse vou soltá-lo pois não a Nele culpa para morte. Porém a multidão gritava crucifica-o, crucifica-o. Vejam tudo teve o seu cumprimento, às 9:00hs da manhã pregado no madeiro, mesmo horário que o primeiro cordeiro era sacrificado no templo. ficou das 9:00hs da manhã até as 3:00hs da tarde se esvaindo perdendo sangue, sentindo dores horríveis, por todo corpo, e as 3:00hs da tarde Ele entregou o Espírito. Escutem bem, Jesus entregou o seu Espírito.
(João 19:30)
30 Tendo‑o provado, Jesus disse:
― Está consumado! Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.
Escutem, entendam isso, ninguém o matou, Ele entregou a sua vida por nós.
Não foi Caifás, não foi Pilatos, não foi a multidão, não foi o sinédrio, ninguém tirou a sua vida , Ele se entregou a sua vida por cada um de nós, e por toda humanidade.
Jesus disse; em ( Lucas 19:10) 10 Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.
E na ceia Ele disse que este é o sangue que é derramado por vós para expiação dos pecados.
E se Ele tivesse sido sepultado e não ressuscitado já seria uma grande bênção por causa do grande homem que Ele foi.
Mas, Ele não é o homem que foi, Ele disse que è. (Apocalipse 1:18) — Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último. 18 Eu sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos.
(Apocalipse 2:8)
8 — Ao anjo da igreja de Esmirna escreva o seguinte:
“Esta é a mensagem daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.
(Apocalipse 21:6) 6 Disse‑me ainda:
― Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida. 7 Aquele que vencer herdará tudo isto, e eu serei o seu Deus, e ele será o meu filho.
Apocalipse 22:13
12― Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e retribuirei a cada um de acordo com o que fez. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
14― Bem-aventurados os que lavam as suas vestes; assim, têm direito à árvore da vida e podem entrar na cidade pelas portas. 15 Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.
16“Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, a resplandecente Estrela da Manhã.”
17 O Espírito e a noiva dizem:
― Vem!
Todo aquele que ouvir diga:
― Vem!
Quem tiver sede venha, e quem quiser beba de graça da água da vida.
Conclusão:
Ele Vive e Reina para todo sempre! Ele está vivo, e hoje espera uma atitude nossa, pois antes mesmo de nós existirmos, Ele pagou o preço, para sermos livres do poder do pecado, e livres das garras de satanás, e vivermos uma vida de adoração até que Ele venha. Maranata ora vem senhor Jesus.
E eu quero convidá-lo a entregar a sua vida a Jesus hoje.
(Apocalipse 3:20-22)
20 Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.
21 “Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de se sentarem ao lado do meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentado ao lado do trono do meu Pai.
22 “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.”
Pr Marcos Lino.
Deus abençoe a todos.
Leave a Reply