8 de fevereiro de 2026

Jesus é a minha cura

Jesus é a minha cura

Jesus é a minha cura.

Mateus 8:13 – Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado. (ARA)

Eu poderia chamar o capítulo 8 do Evangelho escrito pelo apóstolo Mateus de “Capítulo que não tem fim” e no final dessa pregação vocês vão entender o porquê.
O apóstolo inicia o capítulo relatando que após Jesus terminar de pregar o sermão das Bem-aventuranças, uma grande multidão O seguiu, enquanto ele descia aquela montanha, que ficava próximo ao mar da Galileia e da cidade de Cafarnaum.

Todos estavam admirados porque Ele ensinava com muita autoridade, e foi ali que um leproso se aproximou dele, se ajoelhou e disse:
– Eu sei, que se o Senhor quiser, pode me curar. (v.2)
Jesus então tocou naquele leproso, o que para os padrões daquele tempo era proibido tocar em um leproso, mas ele não seria mais leproso por muito tempo, porque Jesus no mesmo instante lhe disse: – Sim Eu quero! E ordenou: – Fique curado!

Mas o que me chama a atenção nessa passagem, além do poder e da autoridade de Jesus, foi a fé demonstrada por aquele leproso, quando ele se ajoelhou diante de Jesus e disse: – “Eu sei”, ali ele demonstrou que sabia quem era Jesus e o que Ele poderia fazer, e por isso depois ele chama Jesus de “Senhor”.
Ele não usou simplesmente um termo respeitoso, ele chamou Jesus de Deus e prova disso foi que ele se ajoelhou diante de Jesus, e com muita convicção ele disse: pode me curar demonstrando que em seu coração não havia dúvida do poder e autoridade de Jesus, ele tinha certeza, tinha fé de que a sua cura estava em Jesus.

Jesus sempre pode curar e Ele quer nos curar também, mas é preciso se aproximar Dele com fé, e não podemos deixar existir nenhum espaço para a dúvida.
Tiago 1:6-7 – Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, (NTLH)

O apóstolo Mateus continua relatando que um pouco mais adiante quando Jesus estava entrando na cidade de Cafarnaum, aproximou-se Dele um oficial romano, outra pessoa com a qual pela lei Jesus não poderia ter contato, mas aquele homem implorou a ajuda de Jesus e disse:
Mateus 8:6 – Senhor, o meu empregado está na minha casa, tão doente, que não pode nem se mexer na cama. Ele está sofrendo demais. (NTLH)

Jesus não se importou quem ele era, que nacionalidade ele tinha, e para quem ele trabalhava, Jesus apenas lhe disse: Eu vou a até a sua casa para o seu empregado.
Mais uma vez Jesus estava pronto para curar, e foi quando o oficial romano sabendo quão indigno ele era e quem era Jesus, ele disse:
Mateus 8:8 -—Não, senhor! Eu não mereço que o senhor entre na minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. (NTLH)

Aquele homem tinha uma fé tão grande, que ele sabia que Jesus podia curar o seu empregado mesmo não indo até a sua casa. E a sua fé era tão grande, que Jesus deu testemunho diante de todos, que jamais tinha visto uma fé tão grande, nem entre seus irmãos de Israel, e por isso ele honrou a fé daquele oficial romano, curando o seu empregado naquele mesmo instante.

Irmãos os milagres acontecem e a cura vem, mas não por acaso. O milagre, a libertação, e a cura só acontecem quando vem acompanhado de fé.
Hebreus 11:6 – De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. (ARA)

Ainda no capítulo 8 o apóstolo Mateus teve tempo para relatar, que Jesus curou a sogra de Pedro que estava com uma febre muito alta, a cura de muitas pessoas que estavam possuídas com espírito de enfermidades, as quais Jesus curou apenas com o poder da Sua Palavra, e que também com o poder da Sua Palavra ele acalmou uma forte tempestade e depois de atravessar o mar da Galileia, Ele libertou dois endemoniados em um cemitério na cidade de Gadara.

E assim o apóstolo Mateus terminou o capítulo 8, daquele livro. Mas eu quero te dizer que hoje, neste lugar, Deus ainda está escrevendo a sua história.

E como aprendemos na história escrita por Mateus, o leproso sabia que Jesus é Deus, e tem todo o poder curar, e mesmo antes de receber a sua cura, ele disse com muita fé, que para a sua cura, bastava apenas Jesus querer, e por ter essa certeza, ele foi curado.
Vimos também um oficial romano que sabia que Jesus tem autoridade e poder para curar, e por isso ele se aproximou de Jesus não somente com um pedido, mas também com muita fé no seu coração, e Jesus lhe atendeu o pedido.

E eu pergunto: – Como será escrita a sua história hoje aqui neste lugar?
Eu sei que você também sabe que Jesus é Deus, e sendo Deus, Ele tem todo o poder para curar e libertar, mas como vimos não é suficiente você se aproximar de Jesus apenas com um pedido e sabendo quem Ele é, e o que Ele pode fazer, é preciso também que em seu coração tenha uma pequena porção de fé e nenhuma de dúvida, e certamente você também será liberto de todo mal, ou curado de qualquer enfermidade.
Mateus 21:21-22 – —Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se tiverem fé e não duvidarem, vocês poderão fazer a mesma coisa que eu fiz com esta figueira. E não somente isso, mas vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar”, e isso acontecerá. Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração. (NTLH)

Leave a Reply

Your email address will not be published.