8 de dezembro de 2024

Jesus é o centro de todas as coisas

Jesus é o centro de todas as coisas

Texto base: (Colossenses 1:13-23.)
13 Porque ele nos resgatou das trevas e nos trouxe para o reino do seu Filho amado, 14 que comprou a nossa liberdade com o seu sangue e perdoou todos os nossos pecados.
15 Ele é a semelhança perfeita do Deus invisível. Ele já existia antes de Deus criar qualquer coisa, 16 pois nele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as coisas que podemos ver e as que não podemos; o mundo espiritual com seus tronos e reinos, seus governantes e suas autoridades: todas as coisas foram criadas por ele e para ele. 17 Ele existia antes que tudo o mais começasse e é o seu poder que sustém todas as coisas. 18 Ele é a cabeça do corpo que é a igreja; ele é o princípio e o primeiro a levantar dentre os mortos, de modo que ele é primeiro em tudo; 19 porque Deus queria que a plenitude estivesse em seu Filho.
20 Foi por meio do seu Filho que Deus reconciliou consigo todas as coisas, no céu e na terra, pois a morte de Cristo na cruz trouxe para todos a paz com Deus através de seu sangue. 21 Isso inclui vocês, que antes estavam separados de Deus. Vocês eram inimigos dele e o odiavam, e estavam separados dele pelos seus maus pensamentos e ações; 22 contudo, agora ele fez vocês voltarem a ser seus amigos por meio do seu próprio corpo, através da morte, e agora, como resultado, Cristo trouxe vocês à presença do próprio Deus, e vocês permanecem firmes diante dele, nada mais havendo contra vocês, isto é, livres de qualquer acusação. 23 A única condição é que vocês creiam inteiramente na verdade, ficando firmes e seguros nela, fortes no Senhor, convictos do evangelho de que Jesus morreu por vocês, e nunca vacilando na confiança nele como Salvador.

Introdução:

Paulo no início escreve esta carta aos Colossenses saudando-os pela decisão de serem seguidores de Cristo após ouvirem o evangelho. Paulo nesta carta orienta que os irmãos de Colossos continuem firmes e determinados no evangelho, ensinado a eles por Epafras, Paulo os incentiva a continuar a meditar e assim crescerem em todo entendimento.

(Colossenses 1:7-10)
7 Epafras, nosso mui amado companheiro de trabalho, foi quem lhes levou esse evangelho. Ele é um servo de Jesus Cristo e está aqui em lugar de vocês para nos ajudar. 8 Foi ele quem nos contou acerca do grande amor que vocês têm no Espírito. 9 Assim, desde que ouvimos falar a respeito de vocês, não deixamos de orar por vocês e pedir a Deus que os ajude a compreender o que ele deseja que vocês façam, e que os torne sábios nas coisas espirituais, 10 a fim de que a maneira de vocês viverem sempre agrade ao Senhor e o glorifique, para que vocês sempre façam pelos outros coisas boas e agradáveis, crescendo no conhecimento de Deus.
Paulo vem por meio desta carta falar aos irmãos de Colossos que Cristo é o centro do evangelho, e que assim toda escritura do começo ao fim aponta para Jesus com o Centro de tudo o que existe no céu e na terra Jesus o tema central de toda história.

E é sobre isso que quero compartilhar com a igreja nesta hora.
Jesus é a figura central de toda a escritura. Ele é o tema central da bíblia, no antigo testamento lemos sobre a Promessa da sua vinda, lemos também sobre a preparação da sua vinda. O novo testamento retrata a sua vinda, a sua vida, o seu ministério, seus ensinos, seus milagres, sua morte, sua ressurreição, sua ascensão. Jesus é o tema central de toda a História indiscutivelmente. Ele é o Senhor da história.

Os últimos relatos que lemos na Bíblia é que Ele está sentado no trono à destra do pai.
(Atos 2:31-33) 31 Davi estava olhando para o futuro distante e predizendo a ressurreição do Cristo, que não foi abandonado no sepulcro e cujo corpo não entrou em decomposição. 32 Davi estava falando de Jesus, e todos nós somos testemunhas de que Deus ressuscitou este Jesus dentre os mortos. 33 E agora Jesus está sentado no trono da mais alta honra no céu, à direita de Deus. E tal como prometeu, o Pai enviou o Espírito Santo e derramou o que vocês estão vendo e ouvindo hoje.
(Hebreus 12:2) Mantenham o olhar firme em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele esteve pronto a padecer uma morte vergonhosa na cruz por causa da alegria que sabia que teria depois; e agora está assentado à direita do trono de Deus.
(Apocalipse 5:13) “Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre”
Jesus é o único que venceu, é digno de pegar o Livro e de abrir os seus setes selos.
(Apocalipse 5:2-3), um anjo pergunta quem é digno de abrir o livro e desatar os seus selos, mas ninguém no céu, na terra ou debaixo da terra consegue.
(Apocalipse 5:5), um dos anciãos diz que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e desatar os sete selos.
(Apocalipse 5:9-10), os anciãos e os quatro seres viventes cantam um cântico novo, dizendo que Jesus é digno de receber o livro e abrir os seus selos.

Ele é quem muda tempos e estações levanta reis e tira reis dos seus reinos
(Daniel 2:21-22) 21 É ele que faz mudar os tempos e as estações; é ele que derruba os reis de seus tronos e coloca outros em seu lugar. É ele quem dá sabedoria aos sábios e inteligência aos inteligentes.
22 Ele revela mistérios e segredos profundos que o homem não pode conhecer.

Ele conhece tudo o que está escondido nas trevas, porque a luz habita com ele.

Ele é a figura central do céu, e a figura central da eternidade. Ele é tudo em todos, diz Paulo.
(Colossenses 3:11)Nesta nova vida, já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Os dias que estamos vivendo, é um tempo de Cristofobia, isto é um fato não uma possibilidade. Quando se fala de Cristo algumas pessoas zombam não dão créditos. Mas vocês acham que Jesus vai ser vencido por isso? Você acha que Jesus vai ficar paralisado diante disso? Não Ele nunca perdeu, Ele é vencedor invicto como acabamos de cantar.

A bíblia nos diz que Jesus venceu a morte e está sentado à direita de Deus reinando em Glória.
(Atos dos Apóstolos 2:24)

Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.
(Apocalipse 1:18)

Sou Aquele que Vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades. Amados, Jesus é o Rei dos reis, e Senhor dos senhores. O que a bíblia diz é que Jesus reina e voltará, e vencerá todos os seus inimigos e os colocará todos como estrado debaixo do seus pés (Lucas 20:43). Ele vai mandar para o lago de fogo, o anticristo, o falso profeta, o diabo, a morte, o inferno e todos aqueles cujo os nomes não estão escritos no livro da vida, esses serão banidos eternamente da presença de Deus e Jesus reinará Glorioso, Vitorioso, soberano e triunfante, com a sua igreja para sempre e para todo sempre.

Jesus Cristo é o centro de todas as coisas. Tudo foi criado por meio dele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste.

Jesus Cristo é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Mestre dos mestres, o Justo Juiz, o Advogado Fiel, o Lírio dos campos, o Bom Pastor, a Estrela da Manhã, o Sol da Justiça, o Alfa e Ômega, o Princípio e o Fim. Ele é o único caminho que leva a Deus… ELE é o HOMEM mais fascinante que já pisou na terra! Jesus é incomparável!

Vejamos Jesus sendo representado em cada livro da Bíblia:
1. Em Gênesis Jesus é: A Semente da mulher. (3:15)
2. Em Êxodo Jesus é: O Cordeiro pascoal. (12:5,6)
3. Em Levítico Jesus é: O Sacrifício expiatório. (1:3a6)
4. Em Números Jesus é: A Rocha ferida. (20:11)
5. Em Deuteronômio Jesus é: O Grande Profeta de Deus. (18:15)
6. Em Josué Jesus é: O Príncipe do exército do Senhor. (5:14,15)
7. Em Juízes Jesus é: O Nosso Libertador. (2:16)
8. Em Rute Jesus é: O Nosso Parente. (2:1;3:2)
9. Em I Samuel Jesus é: A nossa vitória. (17:47)
10. Em II Samuel Jesus é: O descendente de Davi. (7:11,12,13)
11. Em I Reis Jesus é: O doador da Sabedoria. (3:12;4:29)
12. Em II Reis Jesus é: O Reis dos Reis. (11:9,21)
13. Em I Crônicas Jesus é: O Rei de Deus. (29:23,32)
14. Em II Crônicas Jesus é: O que faz aliança. (7:14)
15. Em Esdras Jesus é: O nosso auxílio, Senhor dos céus e da terra. (1:2)
16. Em Neemias Jesus é: O nosso ajudador (1:11)
17. Em Éster Jesus é: O nosso Mardoqueu, sofredor. (3:5,6)
18. Em Jó Jesus é: O nosso Redentor vivo. (19:25)
19. Em Salmos Jesus é: O guarda de Israel. (121:4)
20. Em Provérbios Jesus é: A sabedoria de Deus. (8:12,22,35)
21. Em Eclesiastes Jesus é: O alvo verdadeiro. (12:1)
22. Em Cantares Jesus é: O amado. (2:16)
23. Em Isaías Jesus é: O profeta sofredor. (53:2,3,4)
24. Em Jeremias Jesus é: A nossa justiça. (33:16)
25. Em Lamentações Jesus é: O varão de Deus. (1:2 ; 3:1)
26. Em Ezequiel Jesus é: O pregador mal recebido. (1:1a3,27)
27. Em Daniel Jesus é: O Rei Eterno. (2:24 ; 7:14)
28. Em Oséias Jesus é: O que liga as feridas. (14:4)
29. Em Joel Jesus é: O que habita em Sião. (3:17)
30. Em Amós Jesus é: O teu Deus ò Israel. (4:12)
31. Em Obadias Jesus é: O Senhor no seu Reino. (1:21)
32. Em Jonas Jesus é: O profeta ressuscitado. (1:17 ; 2:6)
33. Em Miquéias Jesus é: O nascido em Belém. (5:2)
34. Em Naum Jesus é: O que leva as boas novas. (1:15)
35. Em Habacuque Jesus é: O Senhor no Seu Santo Templo. (2:20)
36. Em Sofonias Jesus é: O Senhor que está no meio de ti. (3:17)
37. Em Ageu Jesus é: O Desejado de todas as Nações. (2:7)
38. Em Zacarias Jesus é: O Preço do Cordeiro. (11:12)
39. Em Malaquias Jesus é: O Sol da Justiça. (4:2)
40. Em Mateus Jesus é: O Rei Messias. (2:2)
41. Em Marcos Jesus é: O Servo de Deus. (1:11)
42. Em Lucas Jesus é: O Filho do homem. (19:10)
43. Em João Jesus é: O Filho de Deus. (19:7)
44. Em Atos Jesus é: O doador do Espírito Santo. (1:8)
45. Em Romanos Jesus é: Aquele que nos torna justo aos olhos da lei. (8:1a4)
46. Em I Corintios Jesus é: As primícias dos que dormem. (15:20)
47. Em II Corintios Jesus é: A graça de Deus. (12:9)
48. Em Gálatas Jesus é: O verdadeiro evangelho. (1:11,12)
49. Em Efésios Jesus é: Toda Armadura de Deus. (6:10,11)
50. Em Felipenses Jesus é: O que supre as necessidades. (4:13)
51. Em Colossences Jesus é: O cabeça da Igreja. (1:18 ; 2:19)
52. Em I Tessalonicenses Jesus é: O vingador de todas as coisas. (4:6)
53. Em II Tessalonicenses Jesus é: O fiel protetor. (3:3)
54. Em I Timóteo Jesus é: O único mediador entre Deus e os homens. (2:5)
55. Em II Timóteo Jesus é: O Senhor é Justo Juiz. (4:8)
56. Em Tito Jesus é: A graça Salvadora de todos os homens. (2:11)
57. Em Filemon Jesus é: O Senhor que intercede por nós. (1:10)
58. Em Hebreus Jesus é: O Autor e consumador da fé. (12:2)
59. Em Tiago Jesus é: O dom perfeito vindo de Deus. (1:17)
60. Em I Pedro Jesus é: A pedra principal. (2:7)
61. Em II Pedro Jesus é: O Senhor e Salvador que nos concede a entrada no seu reino. (1:11)
62. Em I João Jesus é: Aquele que se manifestou para desfazer as obras do diabo. (3:8)
63. Em II João Jesus é: A fonte da verdadeira doutrina. (1:9)
64. Em III João Jesus é: O nome que garante a vitória. (1:7)
65. Em Judas Jesus é: O único Soberano e Senhor. (1:4)
66. Em Apocalipse Jesus é: O Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. (19:

Conclusão:

Que eu e você sejamos nesta geração Epafras, aqueles que vamos pregar Jesus como o centro de todas as coisas, como aquele vive e reina, Aquele que veio para nos tirar das garras de satanás,, aquele que veio pra transformar toda e qualquer situação, aquele que veio para salvar o perdido e o levar de volta até a Deus.

Leave a Reply

Your email address will not be published.