16 de março de 2025

Nada do que é meu, e ninguém da minha família, ficará para trás

Nada do que é meu, e ninguém da minha família, ficará para trás

Êxodo 10:24-26 – Então, Faraó chamou a Moisés e lhe disse: Ide, servi ao SENHOR. Fiquem somente os vossos rebanhos e o vosso gado; as vossas crianças irão também convosco. Respondeu Moisés: Também tu nos tens de dar em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao SENHOR, nosso Deus. E também os nossos rebanhos irão conosco, nem uma unha ficará; porque deles havemos de tomar, para servir ao SENHOR, nosso Deus, e não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá.(ARA)

Esta seria a quarta vez, que faraó tentaria negociar com Moisés como ele iria adorar ao Senhor, na primeira vez em Êxodo 8:25, após a quarta praga, a das moscas, faraó permite que o povo ofereça sacrifícios a Deus, porém sem sair do Egito, com o que Moisés não concordou.
Na segunda vez ainda em Êxodo 8:28, faraó permite que o povo vá, mas desde que não seja muito longe, porém depois ele muda de ideia.
Na terceira negociação em Êxodo 10:11 após a oitava praga, a dos gafanhotos, faraó permitiu que somente os homens fossem, mas as mulheres e as crianças deveriam permanecer no Egito.
E agora após a nona praga, a das trevas, em Êxodo 10:24, faraó propõe que todos poderiam ir, mas eles deveriam deixar para trás os seus rebanhos de animais.

Observe que a estratégia de faraó o tempo todo era ficar com alguém da família ou com alguma coisa que pertencia ao povo de Deus.
Em outras palavras, o faraó estava dizendo: “Eu estou deixando você ir, e estou dando algo que vocês nunca tiveram antes, mas quero ficar com alguém da sua família ou alguma coisa que seja sua.”

Moisés não concordou com aquela proposta feita por faraó, porque ele sabia que faraó não estava lhes dando nada, tudo o que eles receberiam viria pelo Poder de Deus e das Suas Mãos e por isso ele disse a faraó:
Nem uma unha ficará! Porque precisamos nos apresentar diante do nosso Deus com tudo o que temos, e que Ele nos deu.
Naquele momento Moisés sabia que estava desafiando o rei do Egito, ao ponto de faraó o ameaçar dizendo que se visse o rosto de Moisés novamente, o mataria.

Assim como Moisés, precisamos enfrentar o nosso inimigo, e não deixar para trás, nenhum membro da nossa família e nada do que é nosso, porque a estratégia de faraó, é a mesma do nosso inimigo, que acha que pode negociar a nossa saída do seu reino.
O Senhor Jesus nos alertou, sobre as estratégias do nosso inimigo.
João 10:10 – O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.(NTLH)

Infelizmente vejo hoje muitos crentes conformados com suas perdas, conformados com aquilo que foi ou está sendo roubado pelo inimigo.

É certo que Moisés e o povo estavam indo para uma terra nova e rica, onde certamente eles ganhariam de Deus muitas coisas novas, mas Moisés tinha consciência de que eles queriam o novo, mas eles não abriam mão do que já era deles, e por isso eles não deixariam nem uma unha para trás.

O Senhor Jesus nos ensinou na parábola das Dez moedas, que não devemos desistir de nada do que é nosso, ainda que de trabalho para recuperar o que parece estar perdido.
Lucas 15:8-9 – Jesus continuou: —Se uma mulher que tem dez moedas de prata perder uma, vai procurá-la, não é? Ela acende uma lamparina, varre a casa e procura com muito cuidado até achá-la. E, quando a encontra, convida as amigas e vizinhas e diz: “Alegrem-se comigo porque achei a minha moeda perdida. ”(NTLH)

Observe que o Senhor Jesus disse que a mulher tinha dez moedas, e não nove, ou seja, em momento algum, nem Ele e nem ela aceitou a perda de uma moeda.
2 Crônicas 15:7 – Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa.(ARA)
Eclesiastes 11:4-6 – Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada. Deus faz todas as coisas. E, como você não pode entender como começa uma nova vida dentro da barriga de uma mulher, assim também não pode entender as coisas que Deus faz. Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra.(NTLH)

Mesmo quando uma causa parece perdida, saiba que é justamente nas causas perdidas que o Poder de Deus fica mais evidente.
Isaías 41:20 – Todos verão o que aconteceu e ficarão sabendo que fui eu, o SENHOR, quem fez isso. Todos pensarão bem e entenderão que tudo isso foi feito pelo Santo Deus de Israel. ”(NTLH)

Veja a diferença que apenas um homem determinado pode fazer.
2 Samuel 23:11-12 – Depois dele, Sama, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se juntaram em Leí, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas; e o povo fugia de diante dos filisteus. Pôs-se Sama no meio daquele terreno, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou grande livramento.(ARA)

Quando li esse texto, logo procurei na internet o valor de um quilo de lentilhas, mas na verdade Sama não estava preocupado com o valor das lentilhas, ele apenas não deixaria que o inimigo levasse o que era dele, e por isso ele não fugiu como os seus irmãos, ele ficou no meio do campo e estava disposto a lutar pelo que era seu.

Filipenses 1:28 – Não tenham medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles de que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus quem dá a vitória a vocês.(NTLH)

Jó 22:28 – Determinando tu algum negócio, ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.(ARC1911)
Mateus 21:22 – e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.(ARA)

Leave a Reply

Your email address will not be published.