26 de outubro de 2025

Se Deus é bom, por que é tão difícil obedecê-lo?

Se Deus é bom, por que é tão difícil obedecê-lo?

(Romanos 7:15-26) “Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. E, se faço o que não desejo, admito que a lei é boa. Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim. Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros. Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

Introdução

Pergunta que muitos cristãos se fazem: “Se eu sei que Deus é bom e que seus caminhos são melhores, por que é tão difícil obedecer?”..
Existe uma batalha dentro do ser humano que tem Cristo no coração.
O apóstolo Paulo expressa o dilema do cristão: “Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio” (Rm 7:15).
A nossa dificuldade em obedecer não é uma falha de caráter, mas o resultado da nossa natureza caída, carregada de maus hábitos e costumes que nos inclina para o pecado.
O apóstolo Paulo diz em (Rm 7:23). “mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membro”
O Espírito Santo sempre vai nos direcionar a obedecer a Deus.
O nosso entendimento ouve a voz do Espírito o problema está na nossa vontade
Essa tensão mostra que o coração regenerado ama a Deus, mas ainda está em batalha contra o pecado que reside em nós.
Barreiras que podem atrapalhar a obediência

O orgulho e a autoconfiança: O orgulho nos impede de renunciar aos nossos próprios desejos. O Espírito diz que devo confiar que os caminhos de Deus são melhores, mas muitos preferem confiar em nossa própria sabedoria e entendimento.
Veja isso: “pecados de estimação”: O amor por certos pecados, aqueles que não queremos abandonar, cria uma barreira significativa, pois obediência plena requer renunciar àquilo que mais amamos, mesmo que seja algo aparentemente inofensivo.

A tentação e o mundo: O mundo e o diabo nos oferecem atalhos e prazeres que parecem mais fáceis e imediatos do que o caminho de Deus. A influência externa pode nos desviar da obediência.
O desconhecimento da Palavra: A ignorância da vontade de Deus, revelada em Sua Palavra, impede a obediência. Como podemos seguir instruções que não conhecemos? É essencial estudar a Bíblia para entender o que Deus quer de nós.
Mas tem solução (Rm 7:24) “quando Paulo clama: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” Paulo revela nesta frase a nossa incapacidade de obedecer por conta própria.
A solução; Jesus Cristo: A solução para a luta não está em nosso esforço, mas na graça e no poder de Jesus (Rm 7:25). “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.” Cristo Jesus não nos dá apenas a promessa de vida eterna, mas também o poder do Espírito Santo para vivermos em santificação e obediência.
É o Espírito Santo que nos capacita a obedecer. É Ele quem muda a nossa vontade e nos dá a força para resistir às tentações e seguir os mandamentos de Deus. Sem Ele, a obediência é impossível.
A verdadeira obediência não vem de um conjunto de regras, mas do amor por Deus. Amar a Deus é o que nos leva a desejar cumprir os Seus mandamentos, pois sabemos que eles não são pesados (1 João 5:3) “Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer”

Conclusão

A dificuldade em obedecer não anula a bondade de Deus. Pelo contrário, ela exalta a Sua graça, que nos resgata da nossa natureza pecaminosa. Dependa totalmente de Cristo e do poder do Espírito Santo. A obediência não é uma tarefa para ser realizada por nós mesmos, mas uma dependência total do Espírito Santo De Deus.
(Rm 8:1,13) “porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês. Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela. Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”

COMUNIDADE CAMINHO DA PAZ
Maria Granado Pastora

Leave a Reply

Your email address will not be published.