Skip to content

“O Deus das causas impossíveis.” – Pastor Marcos Lino

set 30 2012

Culto ministrado pelo pastor Marcos Lino, em 30 de setembro de 2012.

 

O Deus das causas impossíveis.

Texto base: Êxodo 14: 1-25.

25 Os carros de guerra andavam com grande dificuldade, pois Deus fez com que as rodas ficassem atoladas. Então os egípcios disseram: – Vamos fugir dos israelitas! O SENHOR está lutando a favor deles e contra nós.

Introdução:

Este capitulo narra a saída do povo de Deus do Egito, o povo estava escravizado e debaixo de um julgo desigual.

Deus não havia criado o seu povo para ser escravo, mas se olharmos um pouco mais atrás vamos ver que o povo sempre esteve com o coração duro, e por isso foram parar na escravidão. Mas Deus com o seu olhar de misericórdia que sempre percorre a terra, e com seus ouvidos que estão sempre apurados, ouviu o clamor do seu povo e providenciou o escape.

Olhe o que está em Êxodo capitulo 3:

1 Moisés cuidava das ovelhas e das cabras de Jetro, o seu sogro, o sacerdote de Midiã. Um dia Moisés levou o rebanho para o outro lado do deserto e foi até o monte Sinai, o monte sagrado.

2 Ali o Anjo do SENHOR apareceu a ele numa chama de fogo no meio de um espinheiro. Moisés viu que o espinheiro estava em fogo, porém não se queimava.

3 Então pensou: “Que coisa esquisita! Por que será que o espinheiro não se queima? Vou chegar mais perto para ver.”.

4 Quando o SENHOR Deus viu que Moisés estava chegando mais perto para ver melhor, ele o chamou do meio do espinheiro e disse: – Moisés! Moisés! – Estou aqui – respondeu Moisés.

5 Deus disse: – Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar sagrado. E Deus continuou:

6 – Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Aí Moisés cobriu o rosto porque ficou com medo de olhar para Deus.

7 Então o SENHOR disse: – Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo.

8 Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus.

9 De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam.

10 Agora venham, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas.

Veja só que Deus viu e ouviu o sofrimento do seu povo. Nesta noite não está sendo diferente, Deus que tem ouvido o seu clamor e o seu choro, está enviando esta palavra só para te dizer: “Você é meu, pois eu te escolhi. E não te abandonarei.” (João 15:16).

Amados o povo de Deus não tinha exército, o povo de Deus não tinha uma arma sequer.

O povo de Deus não sabia lutar, pois estavam escravizados há 430 anos.

Podemos ver nesta hora uma coisa extraordinária de Deus: Ele não está preocupado ou perguntando se você sabe como resolver o problema.

As preocupações de Deus são duas:

  1. Se você vai confiar Nele.
  2. Se você vai seguir os comandos que Ele vai te dar.

Vejam que o povo quase não chega aonde Deus queria, por questionar seu comando.

Qual o comando pastor? Leia comigo:

(Êxodo 14:15)

15 O SENHOR disse a Moisés: – Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche.

Quando estamos fracos, ou em uma situação difícil, a primeira coisa que nos sobrevém, é voltar atrás ou desistir. Mas eu quero te lembrar de que quando você pensa em voltar atrás você está tendo uma mentalidade de escravo. Olha o que o povo disse a Moisés:

(Êxodo 14:10-12)

10 Quando os israelitas viram o rei e o seu exército marchando contra eles, ficaram apavorados e gritaram pedindo a ajuda de Deus, o SENHOR.

11 E disseram a Moisés: – Será que não havia sepulturas no Egito? Por que você nos trouxe para morrermos aqui no deserto? Veja só o que você fez, nos tirando do Egito!

12 O que foi que lhe dissemos no Egito? Pedimos que nos deixasse em paz, trabalhando como escravos para os egípcios. Pois é melhor ser escravo dos egípcios do que morrer aqui no deserto!

Deixa eu te dizer: Tá difícil, insuportável, impossível, imaginável?

Deus nos diz MARCHE.

Deus não está mandado você recuar, Deus está te mandando marchar rumo a tua vitória.

Olha o que Deus disse a Moises:

(Êxodo 14:15).

15 O SENHOR disse a Moisés: – Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche.

Amado, aqui tem dois princípios que precisamos saber:

  1. Você nunca vai vencer a guerra, se não reconhecer que Deus vai te levar a vitória.
  2. Você nunca vencerá a guerra, se você não compreender que aquilo que você, precisa para vencer já esta em você já existe em você.

O grande problema é este. Você não acredita mais em si mesmo.

Você se vê como os outros te VÊEM. Eles dizem você é fraco, tem pouca força, um pobre coitado um miserável. Sabe o que é pior? Você acredita e começa a velha novela: “Coitadinho de mim… Ninguém liga para mim…”.

E pior de tudo é que você acha que agindo assim, Deus vai ter pena de você. Deus não quer olhar para nós para ter pena. Deus quer olhar para nós e ver fé, ver que nós acreditamos Nele, e agindo assim damos legalidade para Ele nos tornar vencedores. Pois olha o que diz a palavra:

(Marcos 9:23)

E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.

Amado você precisa crer que Deus tem poder para te tirar dessa situação em que você se encontra. Você tem que crer que Deus vai mudar a sua sorte.

Nesta hora amado você tem que CRER, CRER, CRER E CRER.

Não sei o que você está passando. Mas de uma coisa eu sei:  Deus é poderoso para tirar você desta situação. Ele vai te tirar dela com honra, Ele quer te levar a um nível superior, e no mínimo te dar sete vezes mais do que você perdeu.

Amado, o Deus que recebe o teu louvor não fica de fora das tuas guerras, Ele luta por você. Neste exato momento Ele está fazendo isso.

Nós não podemos ver, mas está sendo travada uma batalha no reino espiritual por sua causa. Olha o que aconteceu com Daniel:

(Daniel 10:11-13)

11 E o anjo me disse: – Daniel, Deus o ama muito e me mandou falar com você. Fique de pé e preste atenção no que vou dizer. Então eu fiquei de pé, tremendo dos pés até a cabeça.

12 Aí ele disse: – Não fique com medo, Daniel, pois Deus ouviu a sua oração desde a primeira vez que você se humilhou na presença dele a fim de ganhar sabedoria. Eu vim em resposta à sua oração.

13 O anjo protetor do Reino da Pérsia lutou contra mim durante vinte e um dias. Mas Miguel, um dos anjos-chefes, veio me ajudar, pois eu estava lutando sozinho contra os reis da Pérsia.

Esta batalha que o Senhor está lutando por você é para abrir portas, dar livramento, curar e manifestar milagres.

Amado, pode até parecer que está tudo perdido, mas só parece. Se permanecermos firmes, veremos a vitória. Veja que eles estavam diante do mar e tudo parecia estar acabado.

A derrota estava estampada em seus rostos, o desespero era grande. Posso até imaginar o corre-corre de um lado para o outro, e gritos de desesperos. Aos olhos deles, já estavam derrotados e não tinham para onde correr. Atrás faraó e o seu exercito, e na frente o mar.

O que fazer então era falar com Moises e este disse:

(Êxodo 14:13-14)

13 Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o SENHOR vai salvá-los hoje. Nunca mais vocês vão ver esses egípcios.

14 Vocês não terão de fazer nada: o SENHOR lutará por vocês.

Tudo bem, mas isso não fez o exército do inimigo parar, eles estavam cada vez mais perto.

Você pode estar hoje dessa maneira, já ouviu varias vezes a palavra e nada muda, o mar está na frente e o inimigo cada vez mais perto. O que fazer, se tudo o que eu fiz foi acreditar. E agora? É agora que começa o mistério de Deus em seu favor.

Deus diz a Moisés:

(Êxodo 14:21-22)

21 Moisés estendeu a mão sobre o mar, e Deus, o SENHOR, com um vento leste muito forte, fez com que o mar recuasse. O vento soprou a noite inteira e fez o mar virar terra seca. As águas foram divididas,

22 e os israelitas passaram pelo mar em terra seca, com muralhas de água nos dois lados.

Mas não parou ai eles acharam que poderiam continuar atrás do povo de Deus pelo caminho do mar. Mas quando começaram a entrar, começaram a ver que Deus estava lutando pelo seu povo.

Meu amado, nesta noite Deus está agindo assim em seu favor. Ele esta fazendo uma estrada nova para teus pés, onde os seus inimigos não poderão te acompanhar, pois este caminho é exclusivo para os filhos de Deus.

(Êxodo 14: 23-30)

23 Os egípcios os perseguiram e foram atrás deles até o meio do mar com todos os seus cavalos, carros de guerra e cavaleiros.

24 Logo antes de amanhecer, da coluna de fogo e de nuvem o SENHOR olhou para o exército dos egípcios e fez com que eles ficassem apavorados.

25 Os carros de guerra andavam com grande dificuldade, pois Deus fez com que as rodas ficassem atoladas. Então os egípcios disseram: – Vamos fugir dos israelitas! O SENHOR está lutando a favor deles e contra nós.

26 Então o SENHOR Deus disse a Moisés: – Estenda a mão sobre o mar para que as águas voltem e cubram os egípcios, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros.

27 Moisés estendeu a mão sobre o mar, e, quando amanheceu, o mar voltou ao normal. Os egípcios tentaram escapar das águas, porém o SENHOR os jogou dentro do mar.

28 As águas voltaram e cobriram os carros de guerra, os cavaleiros e todo o exército egípcio que havia perseguido os israelitas no mar. E não sobrou nenhum egípcio com vida.

29 Mas os israelitas atravessaram o mar em terra seca, com muralhas de água nos dois lados.

30 Naquele dia o SENHOR salvou o povo de Israel dos egípcios, e os israelitas os viram mortos na praia.

31 Quando viram o poder com que o SENHOR havia derrotado os egípcios, os israelitas o temeram. E creram em Deus, o SENHOR, e no seu servo Moisés.

Veja meu amado, você é Moisés, aquele que vai levar a tua casa até a Canaã de Deus.

Levanta nessa noite e estenda a tua mão e Deus romperá com as causas impossíveis da sua vida nenhum exército poderá te parar, pois você é a Israel de Deus.

Pois Ele é o Deus das causas impossíveis.

Meu amado pode até te faltar o chão, mas a palavra do Senhor é a tua fortaleza.

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

Play
Pastor Marcos Lino

Por Pastor Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.

Leia também as postagens abaixo!