“Pais e filhos guiados por Deus” – Pastor Marcos Lino

Culto ministrado pelo pastor Marcos Lino, em 23 de fevereiro de 2014.

Pais e filhos guiados por Deus

Texto base: Efésios 6.1-4

1 Filhos, obedeçam a seus pais, como o Senhor quer, porque esta é a atitude correta.

2 O primeiro mandamento com promessa é: “Honre a seu pai e a sua mãe.

3 para que tudo vá bem com você e para que você tenha uma longa vida aqui na terra”.

4 E vocês, pais, não irritem seus filhos. Ao contrário, vocês devem criá-los na disciplina e na instrução que vêm do Senhor.

 

INTRODUÇÃO

Quando Paulo escreveu esta carta aos Efésios, estava em vigência no Império Romano o regime do pater postestas. O pai tinha o direito absoluto sobre o filho: podia casá-lo, divorciá-lo, escravizá-lo, vendê-lo, rejeitá-lo, prendê-lo, e até matá-lo.
Hoje estamos vivendo o outro extremo. Na década de 60 irrompe com os hippies uma explosão de revolta a toda instituição e autoridade. O que era imoral, ilegal passou a ser normal, e com isso a família foi terrivelmente afetada, pois o que os pais aos longos de anos nos ensinaram que era errado e pecado, passou a ser normal. A partir deste movimento os princípios espirituais e familiares foram completamente deturpados. Filhos e pais são fortemente influenciados a desrespeitar as autoridades e as leis tanto espirituais como civis.

A autoridade dos pais foi afetada.

Com o passar dos anos a instituição família, passou a sofrer ataques terríveis tanto no lado espiritual quanto o lado moral. Depois deste movimento muitas famílias passaram a viver debaixo dessa influencia maligna. SEXO, ROCK N ROLL E DROGAS.
• E se tratando deste assunto – Se o nosso cristianismo não é capaz de mudar o nosso relacionamento com a nossa família, ele está falido. É impossível ser um filho fiel, abençoado, cheio do Espírito sem obedecer aos pais. Olha o diz a palavra.

(João14:15 e 21)

15—Se vocês me amam, cumprirão os meus mandamentos.

21 Aquele que conhece os meus mandamentos e os obedece, é esse que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai e eu também o amarei e me revelarei a ele.

Paulo apresenta duas verdades aos Efésios.

I.O DEVER DOS FILHOS COM OS PAIS – V. 1-3

• O apóstolo menciona três motivos que devem levar o filho a ser obediente aos pais.

  1. 1.     A natureza – v. 1 – “Filhos obedecei a vossos pais… pois isto é Certo”
  • • Obediência dos filhos aos pais é uma lei da própria natureza, é o comportamento padrão de toda a sociedade. Os moralistas pagãos, os filósofos estoicos, a cultura oriental (chineses, japoneses e coreanos), as grandes religiões como Confucionismo, Budismo e Islamismo defendem essa bandeira.

(Pv 13:1)1O filho sábio aceita os ensinamentos do pai, mas o que zomba de tudo nunca reconhece que está errado.

(Pv 15:5) 5Quem despreza o que o pai ensina é tolo, mas quem aceita a sua correção é sábio.
 A desobediência aos pais é um sinal de decadência moral da sociedade e um sinal do fim dos tempos – (Rm 1:28-302 Tm 3:1-3)

(Rm 1:28)28E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não devem. 29Estão cheios de todo tipo de perversidade, maldade, ganância, vícios, ciúmes, crimes de morte, brigas, mentiras e malícia. Caluniam 30e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais, 31são imorais, não cumprem a palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros. 32Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-las e, pior ainda, aprovam os que fazem as mesmas coisas que eles fazem.

( 2 Tm 3:1-3) 1Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis.2Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. 3Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. 4Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus;5parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente! .

2. Olha o que diz a A lei – v. 2-3 (Ex 20:12 ; Dt 5:16)

(Ex 20:12)12“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
• Honrar é mais do que obedecer – Os filhos devem prestar não apenas obediência, como também amor, respeito e cuidado pelos pais. É possível obedecer sem honrar. Exemplo o irmão mais velho do filho pródigo.(Lucas 15:28-32)Mesmo ele sabendo tudo o que o irmão fez foi errado. Em honra ao pai ele deveria entrar e celebrar,pois conhecia a tristeza do coração  do pai por causa do irmão que foi embora. São filhos como esse que não cuidam dos pais na velhice. E são os mesmo filhos que trazem flores para os pais depois que morrem. Não estou aqui nesta noite querendo colocar um peso sobre o seus ombros pelo contrario quero que você seja livre,pra prosperar em tudo.

(falar da divisão na família que muita vezes são causadas pelo filhos.)

(Mt 12:25)25Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse:

— O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído. E a cidade ou a família que se divide em grupos que lutam entre si também será destruída.
• Honrar pai e mãe é honrar a Deus – (Lv 19:1-3) 1O Senhor Deus mandou Moisés 2dizer ao povo de Israel o seguinte: Sejam santos, pois eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo. 3Cada um respeite a sua mãe e o seu pai, e todos guardem o sábado. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

A desonra aos pais era um pecado punido de morte (Lv 20:9; Dt 21:18-21). Resistir à autoridade dos pais é ir contra a autoridade do próprio Deus.
• Honrar pai e mãe traz benefícios – como lemos em (Ef 6:2-3)
a) Prosperidade – No Velho Testamento as bênçãos eram terrenas, temporais, como a posse da terra. No Novo Testamento nós somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais em Cristo. .  (Efesios 1-3)
3Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda a bênção espiritual nas regiões celestes em Cristo.

b) Longevidade – Um filho obediente livra-se de grandes desgostos. Vejamos por exemplo algumas coisas importantes: 1) Ouvir os pais – Quantos desastres poderiam ser evitados, casamentos fracassados, acidentes, lágrimas e mortes não teriam acontecido se os filhos escutassem os pais. Exemplo na bíblia Sansão; 2) Ter cuidado com as seduções – (Pv 1:10) – drogas, sexo, namoro, abandono da igreja e amigos;olha  disse Salomão  disse ao seu filho.(Pv 23:13-17) Meu filho, se você se tornar sábio, eu ficarei muito feliz.16Eu me sentirei orgulhoso quando ouvir você falar com sabedoria.17Não tenha inveja dos pecadores. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. 18 Assim, o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança. 19 Escute meu filho. Seja sábio e pense seriamente na sua maneira de viver. 20 Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais. 21 Porque tanto os beberrões como os comilões vivem com sono e acabam na pobreza, vestindo trapos.22Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer. 23Compre a verdade, a sabedoria, a instrução e o bom senso, mas não venda nenhum deles. 24 O pai que tem um filho correto e sábio ficará muito feliz e se orgulhará dele. 25Faça que o seu pai se alegre por causa de você; dê à sua mãe esse prazer.

3. O Evangelho – v. 1 – “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor”. 
Cl 3:20 fala que os filhos devem obedecer aos pais em tudo. Mas Ef 6:1 equilibra dizendo que devem obedecer no Senhor. O que Paulo está ensinando? Os filhos devem obedecer aos pais porque eles são servos de Cristo. Eles devem aos pais por causa do relacionamento que eles têm com Cristo.
• Em Cristo a família é resgatada à plenitude do seu propósito original. Nossos relacionamentos familiares são restaurados porque estamos no Senhor. Porque estamos em Cristo, nossos relacionamentos são purificados do egocentrismo ruinoso. Os filhos aprendem a obedecer aos pais porque isto é agradável ao Senhor (Cl 3:20).

II. O DEVER DOS PAIS COM OS FILHOS – V. 4

• Paulo ensina, entretanto, que o pai cristão, deve imitar a Deus. A paternidade é derivada de Deus Os pais humanos devem cuidar dos filhos como Deus Pai cuida da família dele.

(Ef 3:14-15) 14Por isso eu me ajoelho diante do Pai,15de quem toda a família no céu e na terra recebe o seu verdadeiro nome.

(Ef 4:6) 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,6um só Deus e Pai de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e que está em todos.

 

Pais filhos são presente de  Deus pra nossas vidas e é nossa responsabilidade cuidar e ensinar e amar.

(Sl 127:3-5)Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão. Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

Deuteronômio 11:18-21

18— Lembrem-se desses mandamentos e os guardem no seu coração. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para que não as esqueçam 19e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem, 20e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.21Assim vocês e os seus descendentes viverão muitos anos na terra que o Senhor Deus jurou dar aos nossos antepassados. Enquanto o mundo existir, vocês viverão naquela terra.

1. Exortações Positivas – v. 4

2.1. Vocês pais devem cuidar da vida física e emocional dos filhos – A palavra CRIAR significa nutrir, alimentar. Calvino traduziu essa expressão como: “Sejam acalentados com afeição. Tratai deles com brandura”. As crianças precisam de segurança, limites, amor e encorajamento. Os filhos precisam não apenas de roupas, remédios, teto, educação, mas também de afeto, amor, encorajamento.

2.2. Vocês pais precisam treinar os filhos através da disciplina = treinamento. A  disciplina é por meio de regras e normas, recompensas e se for necessário castigo.

(Pv 13:24) 24Quem se nega a castigar seu filho não o ama;quem o ama não hesita em discipliná-lo.

(Pv 22:15) 15É natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem.

(Pv 22:6)6Educa a criança no caminho em que deve andar,e ainda quando for velho não se desviará dele.

2.3. São os pais responsáveis pela educação cristã dos filhos – A expressão “no Senhor” revela que os responsáveis pela educação cristã dos filhos não é a escola nem a igreja, mas os próprios pais. Por detrás dos pais está o Senhor. Ele é o Mestre e o administrador da disciplina. A preocupação básica dos pais não é apenas que seus filhos se lhes submetam, mas que cheguem a conhecer o Senhor e a obedecer-lhe

(Hebreus 12:5-11) 

Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.

Louvado seja Deus.

 

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

[powerpress]

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.

Leave a Reply

Your email address will not be published.