Skip to content

“Revestidos com o Espírito Santo de Fogo e Poder” – Pastor Marcos Lino

jun 13 2021

Vitrine Site1306

Culto ministrado pela pastor Marcos Lino, em 13 de junho de 2021.

Revestidos com o Espírito Santo de Fogo e Poder

Texto base: (Lucas 24:49)

E eis que, eu envio sobre vós a promessa de meu Pai; mas ficai na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Nesta ocasião Jesus havia ressuscitado e antes de ir aos céus, se reuniu com seus discípulos e disse:

(Atos dos Apóstolos 1:4-8)

(Atos dos Apóstolos 2:1-4)

(Atos dos Apóstolos 2:11)

Introdução:

Amados, domingo passado vimos o poder da nova e eterna aliança, feita por nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Esta nova aliança além de nos garantir uma eterna redenção futura, traz também alguns benefícios para nos auxiliar e nos conduzir o tempo todo na nossa caminhada de fé.

Creio que, o que vamos ver nesta noite, depois da morte e ressurreição do nosso Senhor Jesus, o Pentecoste  foi  o maior acontecimento na história  da igreja.

Foi ali que, em cumprimento da promessa do Pai, iria ficar para sempre com a sua igreja.

  1. O derramamento do Espírito é uma promessa do Pai .
  • O profeta Joel já havia profetizado:

(Jl 2:28,29).

Jesus disse que enviaria o outro consolador , o Espírito Santo, para estar para sempre convosco.

(João 14:16,17)

Vemos Jesus dizendo  permaneceis na  cidade até que do alto sejais revestidos de poder.  O Espírito seria  derramado trazendo poder, porque antes de enviar a igreja ao mundo Jesus envia primeiro o Espírito santo com poder  sobre a igreja,  e esta ordem não pode ser invertida.

Havia uma ordem, e a ordem era esperar para ser revestido.

Em (Atos 1:14) Todos ali perseveravam unânimes em oração, todos aguardavam com grande expectativa, estavam sintonizados e desejosos da mesma experiência e aguardando o momento  em que seriam cheios do poder do Espírito Santo.

Havia naquela igreja uma vontade comum, todos queriam mais de Deus.

Quero destacar aqui duas verdades.

  • A primeira é:  a experiência é pessoal individual.

Em (Atos 2:4) que diz: “Todos ficaram cheios do Espírito Santo” é importante   deixar bem claro que aquelas pessoas já eram crentes e quero destacar também que, foi o próprio Jesus quem disse que eles já estavam limpos em sua oração aos Pai por  eles e por nós.

(João 17:12) O próprio Jesus deixa bem claro que ninguém pode ser convencido se  não for pela obra do Espírito Santo.

(João 16:7-11) Jesus  deixou isso  bem claro quando disse a Nicodemos, necessários é nascer de novo, e que ninguém pode ser nascido de novo se não nascer da água e do Espírito Santo.

Aqueles que estavam ali reunidos eram homens e mulheres de Deus, já eram crentes e já tinham o Espírito Santo. Jesus depois de ressuscitado se encontra com eles em um tempo em que seus corações estavam  temerosos e se encontravam com portas e janelas trancadas e apavorados . Jesus aparece no meio deles e diz:

(João 20:19-22) Vejam só, eles tinham o Espírito Santo, eles já eram habitados pelo Espírito Santo, mas eles não eram cheios do Espírito Santo.

Uma coisa é ter o Espírito Santo presente, outra coisa é ter o Espírito Santo Presidente.

Uma coisa é ter o Espírito em nós, ser habitado pelo Espírito, outra coisa é ser cheio revestido com o  poder do Espírito Santo .

E eu gostaria de deixar uma pergunta para nós aqui nesta noite.

Nós que estamos aqui e a vcs que me ouve, que somos crentes batizados, que fomos lavados e remidos pelo sangue de Cristo, que somos salvo pela graça, que temos o nosso nome escrito no livro da vida,  estamos cheios do Espírito Santo?

A prova disso em nossa vida? A evidência disso na nossa vida? Há sinais disso na nossa vida?

Porque ser cheio do Espírito Santo não é uma opção nossa, mas, é uma ordenança do Senhor, é uma orientação clara e absoluta da por Paulo aos (Efésios 5:18) Esta passagem tem algo muito forte que precisamos trazer à luz, que precisamos colocar em  praticar.

O que quero dizer com isso, é o seguinte:

Ontem você pode ter sido cheio do Espírito Santo, mas hoje você precisa se encher de novo, porque a plenitude de ontem não serve pra hoje.

Agora veja o que aconteceu nesta experiência que eles tiveram.

(Atos 2:1-2) ( soltar o som do vento forte) Notem que o Espírito Santo vem na semelhança de um vento,como um vento, impetuoso. E o vento é um dos símbolos do Espírito, foi o próprio Jesus quem disse isso, (João 3:8) Quando Jesus usa a figura do Vento referente ao Espírito Santo Ele nos mostra algumas lições.

  1. Ele é Livre e sopra onde quer. Ele não é comandado, Ele não pode ser dirigido, Ele não pode ser coordenado pelo homem Ele é Livre. Ele sopra onde quer, Ele sopra onde jamais soprarmos, Ele sopra onde jamais esperaríamos que Ele soprasse, Ele sopra e ninguém pode resistir ao sopro do Espírito Santo Deus porque Ele é livre e além de ser Livre Ele é Soberano. Ele é Soberano; se Quiser Ele sopra em uma Cadeia, em uma escola de samba, em um campo de futebol em um Hospital, em um cemitério em um bar, na rua, na igreja, dentro da sua casa  Ele é Soberano Ele sopra onde quer. Mas Ele é misterioso, nós não o dirigimos não domesticamos, Ele vem com um Vento impetuoso e irresistível.
  2. Notem que no versículo (3  Atos 2) Diz: Vejam a experiência não é coletiva ela é particular, e pessoal então entendo que a plenitude do Espírito Santo é para as pessoas, é individual é para você é para mim. Percebam que aquelas línguas parecidas como  fogo não pousaram na coletividade mas uma em cada um deles.
  3. João Certa vez disse: (Mateus 3:11) Se olharmos ao longo da História, Deus tem se revelado através do fogo, Foi assim na sarça ardente no monte Sinai, foi assim lá no monte Carmelo com o Profeta Elias,o fogo de Deus desceu e consumiu o holocausto, Foi assim na consagração do Templo Com Salomão a presença de Deus veio como fogo.

As escrituras nos informa que o trono de Deus é fogo, que Deus é fogo, a sua  palavra é Fogo. Que Ele faz de seus ministros labaredas de fogo.

Agora o Espírito Santo veio como línguas de fogo, porque Jesus veio é a promessa dizia que Jesus é que batiza com Espirito santo e com fogo.

Nós precisamos de um Batismo com fogo pois, só o fogo pode entrar pelas nossas entranhas e nos purificar.

O batismo com o fogo nos traz  coisas.

  1. O fogo ilumina.
  2. O fogo aquece.
  3. O fogo purifica.
  4. O fogo se alastra.

Nós precisamos deste revestimento deste poder sobre nós.

Quando lemos em Levítico capítulo 6 cinco vezes  aparece lá a exortação a instrução para não deixar o fogo apagar sobre o altar.

O FOGO TEM DUAS CARACTERÍSTICA OU ELE ALASTRA OU ELE APAGA.

Para que o fogo continue aceso em nosso coração, é necessário  combustível é preciso alimentar esse fogo se não ele apaga.

Muitos Crente hoje está como que coberto de cinzas, isso indica que ouve se um tempo que, em sua vida  houve fogo houve fervor,  houve um tempo em sua vida que havia amor por Jesus, prazer na oração, prazer nos culto por mais simples que fossem, prazer no louvor na adoração, em Servir ao senhor com alegria, paixão pelo evangelho, prazer em falar de Jesus a outras pessoas, havia uma chama e tudo isso que você fazia alimentava essa chama. Mas na medida que deixou de fazer esta chama foi se apagando, apagando, até apagou hoje  aquele culto que era de delicia, se tornou monótono, rotineiro, sem graça e enfadonho.

Por isso Paulo disse a Timóteo em 2 Timóteo 1:6  e o reavivar aqui é usar foles pra você entender melhor usar ventiladores, para acender as brasas para soprar as cinzas e trazer de volta  o fogo e fazer as chamas saltar de novo.

Eu não sei você, mas eu preciso desse fogo, não estou falando de fogo estranho, fogo gerado por um palito de fósforo ou de um isqueiro,  não estou falando de fogo produzido pela terra, ou produzido pelo homem. Eu estou falando do Fogo do Espírito Santo Deus, que ilumina, que aquece,  que purifica, que se alastra.

Um grande General disse certa feita que a tendência do fogo é apagar se.

Então vigia o fogo no altar do seu coração. Não basta só arrumar a lenha, não basta só arrumar o sacrifício é preciso que o fogo desça E quando o fogo desce a igreja se prostra clamando só o Senhor é Deus, Só o Senhor é Deus.

  • A segunda coisa que quero destacar  não é apenas a plenitude do Espírito Santo mas o revestimento de poder

Revestimento de poder foi isso o que Jesus prometeu (Lucas 24:49).

E o mesmo Jesus voltou a reafirmar em (Atos 1:4-5) Primeiro  não existe evangelho sem poder a pregação do evangelho é o poder de  Deus, que transforma, restaura e Vivifica.

Segundo o Espírito Santo é Espírito de Poder, Paulo em 2 Timóteo 1:7 Vejamos para que Deus  revestiria  de  poder, homens e mulheres?

Quando Jesus veio a João para ser batizado, em (Mateus 4:1-11)  Ele não precisa ser batizado por João, pois o batismo era para arrependimento e Cristo não tinha pecado, mas Ele cumpriu  o propósito do Pai, e ao fazer assim, ó céu se abre, naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre Ele. Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado” e saindo dali é levado ao deserto para ser tentado  e vence o diabo em seu campo, pelo poder do Espírito Santo. Em seguida Ele sai e chegando em Nazaré  Cheio do Espírito Santo Ele pega o rolo do Livro de Isaías e lê  o seguinte: (Isaías 61:1-3) Então vejamos o revestimento do Espírito Santo com poder, não é para autopromoção de Pessoas e sim para Glória de Deus.

Mas a pergunta permanece para que  a Igreja precisa de poder? Para que, eu e você precisamos de poder? Para que minha família precise de poder.

Precisamos de poder Irmãos para sacudir o Jugo do medo, aqueles discípulos estavam com medo  diz em (João 20:19) eles estavam trancados com medo dos Judeus.

Tem muitos crentes vivendo com medo.

Medo de testemunhar, de abrir a boca e evangelizar, medo se assumir seu compromisso com Jesus. E a verdade é uma  só, os tempos que estamos vivendo são tempos de medo por conta da pandemia, da fome e da morte física, e principalmente Espiritual.

Nós precisamos de poder pois, o Crente revestido de poder ele não teme a oposição ele não teme a perseguição, ele não teme a hostilidade, ele não teme a pandemia ele não teme ao diabo. Por isso Paulo disse 2 Timóteo 1:7 Poder para que?

Porque Deus quer te encher de poder nestes dias ?

Deus está soprando novamente sobre a sua igreja e tirando medo, pois há um espírito de medo e pavor pelo mudo, e somente uma igreja revestida de poder e guiada pelo Espírito Santo romperá com a capa do medo e continuará a pregar que só o Senhor é Deus.  Leiam comigo Atos 4: 29-31.

Nós precisamos começar a clamar a buscar pelo o batismo com fogo e poder, Quando o fogo pegar e o poder fluir em nós, nunca mais seremos  os mesmos. Nossas Crianças viverás este poder, nossos Jovens viverá este poder, nossos homens viverá este poder, nossas mulheres viverá este poder, nossas famílias viverá este poder.  E sendo assim todos avivados pelo Espírito Santo, continuará a pregar Jesus  morreu  por causa dos nossos pecados, mas o seu amor por nós é tão grande que a morte não pode detê-lo, e Ele Ressuscitou e está  hoje reinando à destra de Deus  e reinando também na vida de cada Crente revestido no poder do Espírito Santo e   esse poder é irresistível.

Conclusão.

Olha o que aconteceu com aquela igreja que estava trancada e com medo depois que foi revestida.

(1 TESSALONICENSES 1:4-7)

Seu Familiar  precisa de Jesus , Seu bairro Precisa de Jesus, seu estado precisa de Jesus, seu país precisa de Jesus.

E você é o poder de Deus na terra hoje, aquela igreja foi incendiada  por Deus e o  fogo daquela igreja se alastrou e chegou até nós, temos  uma geração inteira para incendiar.

Seja você  também um tição aceso nas mão de Deus.

Deus te abençoe.

 

Clique no play para assistir o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=httqysw6HdM

Pr. Marcos Lino

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.