Skip to content

“Descansarei” – Pastor Wanderlei

nov 21 2016

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei, em 20 de novembro de 2016.

“Descansarei”

TEXTO BASE: Salmos 131:2-3

Pelo contrário! Meu coração está calmo e tranquilo, como um nenê depois de ser alimentado pela mãe. Acalmei o meu coração e fiquei em paz. Povo de Israel, coloque você também a sua esperança no Senhor, hoje e para sempre.” (VIVA)

Como conseguir acalmar e descansar em meio a tantas lutas e dificuldades?

Deus manda sossegarmos e esperar o Seu socorro.

Salmos 46:1-11 DEUS É NOSSA proteção e nossa força. Ele é aquela ajuda na qual se pode confiar no dia da angústia. Por isso, não ficaremos perturbados, mesmo que o mundo seja destruído, mesmo que as montanhas desabem dentro do mar. Ficaremos tranquilos, mesmo se houver grandes enchentes e terremotos tão fortes que façam tremer os montes mais altos. Há um rio que corre mansamente pela cidade de Deus, um rio que enche de alegria quem vive lá, o santo lugar onde vive o Grande Deus. Deus mesmo vive ali. Por isso, apesar da confusão por toda parte, ela permanece tranquila, guardada e protegida por Ele. As nações gritam e se agitam iradas, mas quando Deus fala, a terra se derrete submissa – os povos se encolhem, com medo e respeito. O Senhor do Universo está entre nós; Ele, o Deus de Israel é a nossa proteção. Venham, vejam as grandes obras do Senhor! Vejam como ele castigou várias nações com a destruição! Ele acaba com a guerra em todo o mundo, quebrando as armas e queimando os carros de guerra. “Fiquem quietos! Saibam, de uma vez por todas, que Eu sou Deus! Todas as nações da terra hão de honrar o meu nome! ” O Senhor do Universo está entre nós; Ele, o Deus de Israel é a nossa proteção!(VIVA)

 

Ele pode mandar sossegar! Pois Ele é REI, e Senhor de toda a terra.

Salmos 93:3-4 Ó SENHOR Deus, o mar profundo levanta a sua voz, o mar ergue a sua voz e ruge. O SENHOR reina no céu com poder. A sua força é maior do que a fúria do oceano e mais poderosa do que as ondas do mar.

Salmos 65:5-8 Ó Deus, tu nos respondes, dando-nos a vitória, e fazes coisas maravilhosas para nos salvar. Os povos do mundo inteiro, até os dos mares distantes, põem a sua esperança em ti.  Com o teu poder, puseste as montanhas no lugar, mostrando assim a tua força poderosa.  Tu acalmas o rugido dos mares e o barulho das ondas, tu acalmas a gritaria dos povos.  Por causa das grandes coisas que tens feito, o mundo todo está cheio de espanto. Por causa das maravilhas que tens feito há gritos de alegria de um lado da terra ao outro. (NTLH)

 

Os discípulos foram repreendidos por Jesus, quando eles foram pegos por uma forte tempestade um pequeno barco, no meio do mar da Galileia, eles ficaram com muito medo, achando que iriam morrer, mesmo estando com Jesus junto com eles ali no barco.

Marcos 4:35-39 “ Naquele dia, de tardinha, Jesus disse aos discípulos: —Vamos para o outro lado do lago.  Então eles deixaram o povo ali, subiram no barco em que Jesus estava e foram com ele; e outros barcos o acompanharam.  De repente, começou a soprar um vento muito forte, e as ondas arrebentavam com tanta força em cima do barco, que ele já estava ficando cheio de água.  Jesus estava dormindo na parte detrás do barco, com a cabeça numa almofada. Então os discípulos o acordaram e disseram: —Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?  Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago: —Silêncio! Fique quieto! O vento parou, e tudo ficou calmo. ” (NTLH)

 

Colossenses 2:6-8 E agora, assim como vocês confiaram em Cristo como Salvador, confiem nele também para os problemas de cada dia; vivam em união vital com Ele. Deixem que as raízes de vocês se aprofundem nele e extraiam dele a nutrição. Cuidem de continuar a crescer no Senhor, e tornem-se fortes e vigorosos na verdade. E que a vida de vocês transborde de alegria e gratidão por tudo quanto Ele tem feito. Não permitam que outros lhes estraguem a fé e a alegria com suas filosofias, suas soluções erradas e superficiais baseadas em ideias e pensamentos humanos, em lugar daquilo que Cristo disse.(VIVA)

 

Este é o problema, a sua fé é roubada e o medo se apodera de você, quando você deixa de estar unido a Cristo em todo o tempo, em uma UNIÃO VITAL, com raízes profundas.

Salmos 91:1-6 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa. Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel. Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia, nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.(JFA-RA)

 

Uma ovelha só consegue descansar, quando ela tem plena confiança em seu Pastor.

Salmos 23:1-4 (1) Salmo de Davi. O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará. (2) Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas. (3) O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu. (4) “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.” (NTLH)

 

Uma ovelha não tem nenhuma arma para ataque, ela é totalmente desprovida de garras, chofres ou fortes presas, ela é totalmente dependente do seu pastor.

O pastor de ovelhas Phillip Keller diz em seu livro “Nada me faltará” que para uma ovelha deitar e dormir ela precisa estar bem alimentada, sentir-se plenamente segura e protegida, o terreno tem que ter grama verde e macia, mas uma grama que não espete muito, não pode existir qualquer barulho de outros animais, quanto mais de um predador, pois até o incomodo de um mosquito tira o sono de uma ovelha, concluímos então que uma ovelha é totalmente dependente do seu pastor e para viver uma vida de paz ela precisa confiar totalmente que o seu pastor vai suprir suas necessidade e livra-la dos perigos.

 

João 10:14-15 Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas.(NTLH)

 

Verso 4 Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada 

Ter um bom pastor é a certeza de que não precisamos nos preocupar com nada, mesmo que o lugar seja escuro ou com perigos de morte, o bom pastor sempre estará cuidando da sua ovelha.

2 Coríntios 1:10 Ele nos salvou e continuará a nos salvar desses terríveis perigos de morte. Sim, nós temos posto nele a nossa esperança, na certeza de que ele continuará a nos salvar,

Isaías 43:2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Isaías 30:15 Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.

Salmos 112:7-8 O homem que teme ao Senhor … Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR.  O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo

1 Pedro 1:13 “ Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. ”

Provérbios 24:10Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena. ”

Filipenses 4:6 “ Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. ”

Salmos 55:22 Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.

Salmos 37:5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.

Hebreus 10:35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.

Jeremias 17:7-8 “ Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.  Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. ”

Salmos 42:2-5 Sinto sede de Deus, do Deus vivo; quando será que poderei estar de novo na sua presença? Dia e noite choro de saudade enquanto meus inimigos, para zombar de mim, perguntam: “Então, onde anda esse seu Deus? ” Quando me lembro de como costumava ir à frente do povo que subia ao templo para adorar, cantando de alegria e louvando a Deus, numa grande festa, minha alma fica cheia de tristeza. Por quê? Por que ficar triste e desanimado? Tenha confiança em Deus! Ainda voltarei a louvar o Senhor, meu Deus e minha ajuda.(VIVA)

Daniel 6:10 Mas Daniel, apesar de ter sabido que o rei havia assinado a lei, foi para casa, e como de costume, ele se ajoelhou para orar, no seu quarto. Esse quarto ficava no segundo andar, com as janelas abertas na direção de Jerusalém. Ali, Daniel orava de joelhos, três vezes por dia, dando graças ao seu Deus.(VIVA)

Lucas 12:25-26 Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?(NVI)

 

 

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.