Skip to content

“Quem duvida e não obedece, morre no deserto” – Pastor Wanderlei

out 30 2016

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei, em 30 de outubro de 2016.

“Quem duvida e não obedece, morre no deserto”

TEXTO BASE: Deuteronômio 1:6-8

(Deuteronômio 1:6-8) – Quando estávamos ao pé do monte Sinai, o SENHOR, nosso Deus, nos falou assim: “Vocês já ficaram bastante tempo neste lugar. Agora saiam daqui e vão caminhando na direção da região montanhosa dos amorreus e de todas as regiões vizinhas no vale do rio Jordão, e na direção das montanhas, da planície de Judá, da região sul e da costa do mar Mediterrâneo. Tomem posse de toda a terra de Canaã até os montes Líbanos, no Norte, e até o grande rio Eufrates, no Leste. Aí está a terra que eu estou dando a vocês. Eu, o SENHOR, jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, os antepassados de vocês, que daria essa terra a eles e aos seus descendentes. Portanto, vão e tomem posse dela. ”(NTLH)

Os hebreus chegaram no Egito como convidados de honra, eles gostaram daquele lugar, e se misturaram com os egípcios, adotaram os seus costumes de vida e os seus deuses, e esquecerão de adorar o Deus verdadeiro, mas depois de um tempo os seus anfitriões os tornaram escravos.

Porem Deus não havia esquecido do Seu povo e por isso pós em ação o Seu plano para resgatar o seu povo:

– Escolhe Moisés e Arão.

– Faz sinais e prodígios.

– Envia 10 pragas que alcançavam somente os egípcios, suas terras e animais, tudo isso para mostrar ao Seu povo o Grande Eu Sou.

– Estabelece a Pascoa, como marco para lembrar o dia da libertação.

– Livra os hebreus quando faraó os encurralou entre o mar e o seu exército

– Para guiar o Seus povo todos os dias daquela jornada Deus envia uma nuvem durante o dia e uma coluna de fogo a noite.

– Para matar a sua cede, Deus transforma aguas amargas em agua doce.

– Para sustenta-los Deus manda todos os dias pela manhã o maná (pão do céu)

– O povo reclama que só tinha maná para comer pela manhã e também a tarde, então Deus manda codornizes.

– Mais a diante Deus faz sair agua de uma rocha para matar a sede de todo o povo.

– Quando eles são atacados pelo primeiro inimigo os Amalequitas, Deus se coloca como Bandeira do seu povo e eles vencem aquele inimigo

– Três meses desde a saída do Egito, eles chegam ao Sinai (Horebe) guiados pela nuvem de dia e a coluna de fogo a noite. Ex 19:1

– No Sinai Deus faz daquele povo uma nação, Deus lhes dá Leis para adoração, leis para convivência, leis de organização e lhes dá também todas as instruções para construção do Tabernáculo, ali o povo ficou um bom tempo, (quase 11 meses), Nm 10:11

Agora o povo já estava organizado socialmente e religiosamente como uma nação, então Deus move a nuvem indicando que era hora de partir rumo a terra prometida.

Do Sinai até Cades de Barnéia, porta de entrada de Canaã, eram apenas onze dias de caminhada.

Ao chegarem naquela cidade, Moisés relembra os hebreus que Deus havia feito uma promessa a seus pais e agora estava dando a eles uma ordem: Suba e possua a terra. Não temas e não te assustes. Dt 1:21

Porém o povo decidiu que antes de subir, que era preciso espionar a terra para escolher um caminho por onde eles entrariam e quais cidades atacariam primeiro, por isso Moises aceitou aquela ideia e escolheu 12 príncipes (chefes), um representante de cada tribo, para fazer aquele trabalho.

São eles:  Samua, Safate, Calebe, Jigeal, Oséias (Josué), Palti, Gadiel, Gadi, Amiel, Setur, Nabi, Guel.

Quarenta dias depois, eles voltaram; não com um plano para subir e possuir a terra, mas sim com um relatório do que eles tinham visto naquele lugar.

(Deuteronômio 1:28) Para onde estamos nós subindo? nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é o povo do que nós; as cidades são grandes e fortificadas até o céu; e também vimos ali os filhos dos anaquins.(JFA-RA)

(Deuteronômio 1:28) Que terra é essa que temos de conquistar? Nós ficamos com medo quando os nossos espiões disseram que o povo dessa terra é mais numeroso e mais forte do que nós, e que as suas cidades são enormes e protegidas por muralhas que chegam até o céu! E disseram também que viram gigantes lá! ”(NTLH)

Naquele dia o povo decidiu esquecer da promessa de Deus, e deram mais credito dos 10 príncipes que relataram as dificuldades que eles teriam que enfrentar se decidissem subir rumo a Canaã, não deram credito ao relato dos outros dois príncipes, que disseram que ali havia eles viram tudo o que Deus havia prometido.

Porem naquele dia, o povo provocou a ira de Deus, não porque escolheram ir na conversa dos 10 desprezando os outros 2, mas na verdade porque deixaram de crer na promessa que Deus havia feito, e por isso toda aquela geração morreu no deserto e não entraram na terra prometida.

E hoje em quem você está acreditando? Jesus nos alertou:

(João 16:33) Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.(JFA-RA)

Hoje também quando abandonamos a nossa fé para acreditar neste monte de informação que está a nossa volta, também provocamos a ira de Deus, e morremos no deserto.

(Hebreus 3:12-19) Meus irmãos, cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo. Pelo contrário, enquanto esse “hoje” de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração. Pois seremos companheiros de Cristo se continuarmos firmes até o fim na confiança que temos tido desde o princípio. É isso o que as Escrituras Sagradas dizem: “Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não sejam teimosos como foram os seus antepassados quando se revoltaram contra ele. ” Quem foi que ouviu a voz de Deus e se revoltou contra ele? Foram todos os que Moisés tirou do Egito. Com quem foi que Deus se irritou durante quarenta anos? Foi com os que pecaram e caíram mortos no deserto. E de quem é que Deus estava falando quando fez este juramento: “Eles nunca entrarão na Terra Prometida, onde eu lhes teria dado descanso”? Ele estava falando das pessoas que se revoltaram. Portanto, vemos que elas não puderam entrar na Terra Prometida porque não tiveram fé.(NTLH)

(Hebreus 4:16) Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.(NVI)

(Hebreus 11:6) Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (JFA-RA)

(Hebreus 12:2) Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.(NTLH)

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.