“A honra dada por Jesus” – Convidada Alessandra Pires

Culto ministrado pela convidada Alessandra Pires, em 13 de maio de 2012, com a comemoração do dia das mães e a apresentação do Ministério Infantil

A pregação hoje não será para mães, mas sim para filhos.

João 19:25-28 –

 E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa. Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.

Que tremendo este texto.

– Jesus já estava crucificado.

Esse é o cenário desta passagem que lemos, Jesus havia sido foi espancado, machucado, humilhado, estava sofrendo dores físicas que a nós são indescritíveis e foi pregado em uma cruz.

Eu não sei vocês, mas quando e eu estou passando por uma situação difícil ou de muita dor, eu mal consigo pensar em outra pessoa. E estamos falando de um homem pregado em uma CRUZ. Mas Jesus, mesmo em meio ao pior sofrimento que um homem poderia ter, nos ensina com o seu maravilhoso amor. Jesus pregado em uma cruz na mais dura situação que um homem poderia estar, e em que Ele pensou? Nele? Em suas dores? Não… Jesus pensou em sua mãe. Ele sabia que sua mãe não poderia viver sozinha, os relatos bíblicos indicam que seus irmãos ainda não criam Nele.

O que haveria de acontecer com sua mãe?

Enquanto estava na Cruz Jesus fez questão que garantir que sua mãe viúva tivesse sustento. Vocês podem me dizer Ah.. qualquer um poderia cuidar dela, afinal ela era a mãe de Jesus… Seria uma honra cuidar dela. Mas A mãe de Jesus não era qualquer uma… a nossa mãe não é qualquer uma. Deus escolheu uma mulher para ser responsável pela minha vida, pela sua vida, essa mulher pode ter te gerado no ventre por 9 meses, essa mulher pode ter sido levada por Deus em um orfanato ou instituição, essa mulher pode ter te assumido como filho em determinado momento de sua vida, o fato é que Deus escolheu uma mulher para olhar por você. Para ser sua mãe.

E em dado momento a situação inverte, é você quem tem que cuidar dela.

E agora o que seria dela?

Jesus é perfeito em todas as coisas, e Ele, mesmo no momento de sua morte, nos ensina sobre seu imenso amor. Para cuidar de sua mãe tinha que ser alguém muito especial. Um discípulo a quem Ele amava – João. Jesus escolheu João para cuidar de sua mãe, sua preciosa mãe. E João por sua vez, assumiu a mãe de Jesus como sendo sua, sem questionar, sem se preocupar.

João 19:27 – Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

Irmãos como tem sido o seu zelo pela sua mãe, como você tem respeitado sua mãe, como você tem amado aquela que Deus colocou em suas mãos.

Você a recebeu como João e passou a zelar por ela?

Nos somos filhos, filhos escolhidos por Deus, nosso Salvador também foi filho e  nos deu um lindo exemplo, enquanto estava a Cruz. Ele estava na cruz pela minha e pela sua vida. Ele estava na cruz para me livrar de meus pecados, e me dar nova vida. Ele estava naquela cruz para nos ensinar a amar, não um amor aparente, mas um amor de verdade, um amor profundo, um amor que não é egoísta, um amor que não coloca nossos interesses a frente. Jesus honrou sua mãe mesmo estando sofrendo na cruz. Jesus se preocupou irmão… Jesus é o Rei, Ele pode todas as coisas, mas ele se preocupou em zelar por aquela mulher e nós irmãos, quão importante estamos que muitas vezes não vemos o que acontece ao nosso redor.

Jesus amava sua mãe e amava seu discípulo.

Gosto muito de um outro exemplo de mãe que foi acolhida por amor, um presente de Deus:

Noemi…
Noemi não era mãe de Rute… ela era sua Sogra.
Na realidade ela era Ex-Sogra de Rute
Pois seu filho tinha morrido, Rute poderia ter voltado para sua casa, mas seu amor por Noemi, sua responsabilidade não permiti que ela deixasse Noemi sozinha.

Rute a assumiu como mãe e cuidou de Noemi,

Rute 1:16 – porque onde quer eu tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus

É bíblico irmão

Êxodo 20:12 – Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Veja a Instrução que esta em Efésios 6: 1-4

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.

“Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa: “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.

Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor

Provérbios 1:8 – Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe

Provérbios 6:20 – Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe

Colossenses 3:20,21 – Vós filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o animo

Que esse exemplo de Jesus faça você rever suas prioridades.

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

[powerpress]

Leave a Reply

Your email address will not be published.