“Brincando com o Perigo (Você Decide)” – Pastor Marcos Lino

Culto ministrado pelo pastor Marcos Lino, em 15 de setembro de 2013.

Brincando com o Perigo (Você Decide)

TEXTO JUIZES 16:1-31.

VERSÍCULO DE LIGAÇÃO JUIZES 16:16.

 

16 E ela foi amolando Sansão todos os dias, até que ele já não pôde aguentar mais, 17 e acabou contando tudo o que tinha no coração. “Meu cabelo nunca foi cortado, ” disse ele, “pois eu sou nazireu – especialmente dedicado a Deus desde antes de nascer. Se cortarem o meu cabelo, perderei a força e ficarei tão fraco como qualquer outro homem. ”

Introdução:

Amados aproveitando o tema desta noite, deixem eu fazer uma pergunta a vocês.

Como pai ou mãe, você permitiria que seu filho pequeno brincasse com um isqueiro? Ainda que fosse já de idade adulta, você como pai ou mãe, não o alertaria do perigo se o visse fazendo algo de errado? Sim ou não? Pois bem, nesta noite Deus o nosso pai todo poderoso, sabe de nossas fraquezas e virtudes, vem através desta palavra demonstrar amor para com nossas vidas nos alertando do perigo.

Nesta noite amados a palavra não é contra homens e mulheres, pois nós somos amados do Senhor, somos homens e mulheres que Ele escolheu.

(Det. 7:6)

Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.

(João 15:16).

“Não fostes vós que me escolheste a Mim; pelo contrário, Eu vos escolhi

a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos…”

(Jeremias 1:5)

 “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constitui profeta ás nações”

(Isaias 49:5-7)

Mas o Senhor me formou no ventre de minha mãe para ser o seu servo, para trazer de volta a Ele o seu povo, Israel; para isso Deus me deu honra e Se fez a minha força; 6 e agora me diz: “Você vai fazer mais do que trazer Israel de volta a mim. Farei de você uma Luz para o mundo, para levar a minha Salvação a todos os habitantes da terra. ”
 7 O Senhor, o Redentor e o Santo de Israel, promete aos que são desprezados, rejeitados pelos povos, explorados pelos reis e governadores da terra: “Reis se levantarão para ver você passar, e os príncipes farão reverência, curvando-se até o chão, porque o Senhor, o Santo de Israel, que é fiel, o escolheu. “

Nesta noite amados, Deus irá falar ao nosso coração o perigo que corremos por convivermos com o pecado. Pois sabemos que Deus ama o pecador, mas condena o pecado. Essa frase não está na bíblia, mas ela faz relação ao que está escrito em:

(1 Pedro 3:18)

(18) Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

Assim como o nosso Deus faz essa separação, eu te peço: Ouçamos qual é a boa e perfeita vontade Deus para nossas vidas hoje e teremos um futuro de vitórias.

 

Amados, o livro de Juízes cobre o período que vai da morte de Josué após o povo ter entrado e habitado na terra prometida, até a inauguração da monarquia, ou seja, até o primeiro rei ser levantado.

Juízes é a descrição de uma nação teimosa chamada Israel, e um padrão de comportamento que sempre se repetia.

Deus levantava um juiz: O povo servia a Deus e a nação prosperava.

O juiz morria: O povo dava as costas para Deus (Apostasia), a nação era oprimida.

 

Agora Sansão é levantado para libertar Israel de uma forte opressão dos filisteus.

Foram 300 anos de anarquia moral, religiosa e social. Neste tempo Deus levantou 6 juízes para julgar e libertar o seu povo: Otoni El, Eúde, Débora, Gideão, Jefté e o sexto, Sansão.

Sansão deveria julgar Israel por 40 anos, mas julgou apenas 20.

A vida de Sansão ilustra que nem sempre um bom começo é a garantia de um bom fim. Em Sansão temos que aprender que “Começar é muito bom, porém melhor ainda é terminar”.

Por esse motivo, Salomão escreveu: “Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio” (Ec 7:8). Sansão teve um bom começo, mas infelizmente ele terminou muito mal.

 

Sansão tinha tudo para dar certo.

Seu nascimento foi precedido pela visita do Anjo do Senhor. (Juízes 13:3)

Seu nascimento foi o resultado de um milagre, pois sua mãe era estéril. (Juízes 13:2).

Já no ventre foi consagrado ao Senhor, ele seria um nazireu. (Juízes 13:5)

O nazireu era consagrado ao Senhor, por isso ele tinha que se abster durante toda a vida de bebidas fortes, não podia cortar os cabelos e também não podia tocar em um cadáver.

Seus pais eram tementes e levavam Deus a sério. (Juizes 13:9)

Diz que “Deus ouviu a voz de Manoá e atendeu o seu pedido”.

Ele cresceu sabendo qual era o propósito de Deus para a sua vida. O Espírito de Deus agia em sua vida. (Juízes 13.25).

A pergunta é: “Por que ele começou tão bem e terminou tão mal?”. Como pode um homem começar como príncipe de Deus e terminar como bobo, alegrando a corte e sendo  motivo de risos nas mãos do inimigo? (Juízes 16:25).

 

O que aprendemos com a história de Sansão e podemos evitar na nossa.

1° NÃO ANDAR SOZINHO

Olha o que a bíblia diz de quem vive andando sozinho.

(Prov 18:1)

(1) UMA PESSOA EGOÍSTA luta diretamente contra Deus quando procura fazer sua própria vontade e acaba se tornando solitária.(Bíblia viva).

Ao olharmos para Sansão vemos que ele sempre andou sozinho, durante toda a sua vida.

Ele nunca teve um relacionamento de cumplicidade com ninguém. Nunca o vimos com um bom amigo.

Você não vai ver Sansão buscando a Deus juntamente com outra pessoa. Sansão não tinha amigos!

Sansão não tinha ninguém em quem confiasse e por consequência não tinha ninguém que confiasse nele.

A Bíblia diz em:

(Ec 4.9) É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais.

Veja que os homens mais bem sucedidos da Bíblia andavam com outras pessoas:

Jesus andou com os discípulos.

Paulo escolheu andar com pessoas em suas viagens missionárias e em todo seu ministério.

Moisés tinha um conselheiro chamado Jétro – seu sogro (Ex 18.13-27).

Davi tinha um mentor, chamado Natã, (2 Sm 12.1-15) e um amigo chamado Jhonatas.

Josué tinha Moisés.

Daniel tinha três grandes amigos – Mizael, Ananias e Azarias (Sadraque, Mezaque Abede-Nego (Dan 2.16-18).

A solidão é o primeiro passo para a queda espiritual.

Foi assim com Pedro, Judas e Sansão.

Quando alguém decide andar sozinho, alguma coisa não vai bem à sua alma.

O que pode nos levar ao isolamento?

(1) A perda da simplicidade.

(2) A falta de “tato” no tratar as pessoas.

(3) O excesso de autoconfiança.

(4) O mau humor crônico.

(5) O sucesso, que sempre levanta uma parede de isolamento.

(6) A ingratidão.

Aprenda a andar em comunidade, aprenda a amar e ser amado. Mesmo que você se machuque ou machuque outros, a cura sempre virá enquanto estivermos no corpo. Você não é um “Lobo Solitário”, você é uma ovelha.

(Salmos 133:1-3)

Que maravilha, que coisa boa quando os irmãos são amigos e unidos!
2 Essa união é como o óleo perfumado que Moisés derramou sobre a cabeça de Arão, escorreu pela barba e chegou até à bainha da roupa do grande sacerdote.
 3 Essa união perfeita é como o orvalho que cai sobre o Monte Hermom e as montanhas de Israel. O Senhor derrama suas bênçãos sobre Jerusalém e dá vida eterna ao seu povo.

Quando nós andamos sozinhos não precisamos prestar contas dos nossos atos pra ninguém. É só você e sua consciência, é aí que mora o perigo.

Andar sozinho sempre vai esfriar a sua fé! O diabo não quer que você se liberte das suas culpas, e o isolamento só tende a piorar. Por isso Tiago nos ensina a confessar uns com os outros.

(Tiago 5:16)

(16) Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Aprenda a Dizer: SOZINHO NÃO!

A Bíblia diz:

(1 Pedro 5:8 )

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;

Ilustração: Sabe como a leoa caça? Ela ataca o bando e o primeiro que se isola, é esse que ela pega.

Quem Decide andar sozinho se torna presa fácil do diabo.

 

2° NUNCA PERCA A CAPACIDADE DE APRENDER (Juízes 14:1-3)

 

1 E desceu Sansão a Timna; e, vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus, 2 subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. 3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.

Ele era centrado em si mesmo, indisciplinado e arrogante, por isso não era insanável.

Ele não sabia ouvir. Logo no início da sua história, seu pai procurou convencê-lo de um grave erro, casar-se com uma mulher de Timma (filha dos filisteus) em jugo desigual, mas ele “não sabia ouvir”.

Quantos creem que o Senhor tem o melhor para a sua vida? Então espere, porque Deus lhe dará o que busca.

(1 Pedro 5:7)  Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

Quantas vezes agimos como Sansão? Eu sei o que é melhor pra mim! Já sou grande! Eu sou dono do meu nariz!

O mundo de hoje está te ensinando a não dar ouvidos para ninguém, somente para você mesmo. (Livre para voar, independente, faça seu destino, etc…)

Quantas vezes você não consegue receber uma instrução do seu líder, pai, pastor?

Os erros que mais doem, são aqueles em que fomos mais alertados. Quando os pais dizem: “Filho, filha não vai, não faz isso! Vai jejuar e orar, busque a Deus…”. E a pessoa insiste em ir e a fazer o que não deveria ter feito, depois colhe as consequências da desobediência. Existem pessoas que o pastor, o pai, o amigo, já avisou e a pessoa continua dando as mesmas cabeçadas, porque não aprendeu a ouvir – Na multidão dos conselheiros há sabedoria!

Respeite o cabelo branco dos seus pais. Ouça a voz da experiência! Vantagem de quem aprende ouvir: cresce em prudência, tem tranquilidade e segurança.

Quando deixamos o pecado dominar, ele nos transforma em tolos, palhaços! Sansão nasceu para brilhar, mas escolheu ser palhaço nas mãos do inimigo!

São muitas a lições para todos nós.

a. Nascemos com um chamado especifico para sermos um instrumento nas mãos de Deus, santos num mundo pecaminoso.

 (Ef. 1:4).  Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós.

b. Precisamos crer que nosso namoro com as “Dalilas”, com as coisas do mundo, são totalmente prejudiciais à nós.

Todos aqueles que querem ser amigos do mundo, são infiéis, verdadeiros adúlteros espirituais e inimigos de Deus (Tg 4:4. I João 2:12 a 17). Não podemos brincar com a tentação. Não somos capazes de brincar com a tentação sem cair em pecado, embora pensemos como Sansão que sim.

 

Temos inimigos ao nosso redor querendo a todo instante nos afastar da vontade de Deus e, mesmo assim, temos brincado com coisas que devemos levar muito a sério. Por mais sedutores e, aparentemente inofensivos, nossos relacionamentos fora dos princípios de Cristo devem ser evitados. É momento de nos perguntar se temos ido ao encontro de coisas, lugares e pessoas que deveríamos fugir.

Com qual “Dalila” temos nos relacionado? Qual paixão pelas coisas do mundo tem nos importunado diariamente, querendo nos fazer cair em pecado? Não podemos brincar com a tentação, menosprezá-la, por isso a melhor coisa a fazer é o que Paulo recomendou a igreja de Tessalonicenses, ou seja, fugir!

(1 Tes 5:22) Fogem de toda aparência do mal.

Aprendamos com Sansão, que todos nós, por melhores que possamos pensar ser, por mais fortes fisicamente que sejamos ou por mais autoconfiantes que pensamos ser, a verdade é que somos frágeis e impotentes diante da tentação sem a graça de Deus.

Que abandonemos todos os tipos de relacionamentos prejudiciais à nossa vida cristã urgentemente. Tudo o que estivermos plantando, isso colheremos. Sansão que o diga.

(Gálatas 6:7).

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.

 

3° TRATE AS FRAQUEZAS DO SEU CARÁTER. (Juízes 16:1)

16:1 E foi-se Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e ditou-se com ela.

Uma fraqueza de caráter não dominada hoje, será a causa de uma tragédia moral amanhã.

Dom é um presente, mas caráter é uma escolha.

Sansão matou um leão sem nenhuma arma nas mãos. Matou 30 homens. Matou mil filisteus com uma queixada de jumento. Arrancou os portões de Gaza. Mas não foi capaz de dominar a si mesmo.

Sansão não tinha domínio próprio. Um homem que não domina a si mesmo acabará construindo a sua própria forca.

Sansão não dominou seu impulso sexual.

Sansão era impulsivo – era vingativo. Agia com base nas suas emoções. Ele reagia e não liderava. Ele não pensava antes de agir.

E nós? Quais são as áreas fracas do nosso caráter? Fofoca, mentira, inveja, pornografia, ira, murmuração, indiferença, palavrões?

Se você não as dominar e trata-las, você será prisioneiro de si mesmo, caminhando para a morte. Pare de tapar o sol com a peneira, pare de ficar se iludindo achando que um dia passa. Não passa, não! Se você não dominar só vai piorar.

A fraqueza de Sansão era as mulheres – ele só se envolveu com mulheres erradas. Fuja do erro, do pecado, daquilo que te afasta do Espírito Santo de Deus. Qual é a tua fraqueza?

Você decide mudar hoje. Seja vitorioso ou continue no erro e acabe derrotando a si mesmo.

 

4° NÃO BRINQUE COM O PECADO. (Jz. 14:8-9)

 

8 E, depois de alguns dias, voltou ele para a tomar; e, apartando-se do caminho a ver o corpo do leão morto, eis que, no corpo do leão, havia um enxame de abelhas com mel. 9 E tomou-o nas suas mãos e foi-se andando e comendo dele;

Sansão passou a vida brincando com fogo e acabou queimado.

Como nazireu, ele não podia, entre outras coisas, tocar um cadáver…

Pois bem, certa vez ele matou um leão que apareceu no caminho. Alguns dias depois quando ele passava por lá novamente, ele viu o cadáver do Leão que agora havia abelhas e então, foi pegar o mel.

É exatamente isso que o mundo e o diabo fazem com o pecado: Colocam mel!

O Diabo sempre quer te atrair para o pecado o disfarçando, colocando mel por cima, para que você ache que é doce, mas na verdade você está desagradando profundamente o coração de Deus.

Por cima era mel, e por baixo era morte!

Sansão não podia cortar o cabelo, pois fazia parte do seu chamado. A força não estava em seus cabelos e sim no propósito da sua vida que era de libertar o povo da opressão. Mas ele novamente entrega seu coração a uma mulher ímpia chamada Dalila, e ela arma com os filisteus um plano para pegá-lo. Ela pergunta onde está sua força?

Sansão faz disso uma brincadeira, ele diz: Se me amarrassem com sete vergas de vimes frescos, que ainda não estivessem secos. Se me amarrassem fortemente com cordas novas, com que se não houvesse feito obra nenhuma. Se teceres sete tranças dos cabelos da minha cabeça com os laços da teia.

 

Ao final ela desvenda o coração dele, e ele lhe entrega o segredo: Os cabelos! Ela os corta enquanto Sansão dorme e é pego pelos filisteus, que lhe furaram os olhos e o levaram preso. Na prisão, ele foi amarrado e trabalhava virando um moinho. (Juízes 16:18-21)  

 

E já encerrando, vejam três verdades sobre o pecado:

1) O pecado sempre o levará para mais longe do que você pode ir;

2) O pecado sempre te segura por mais tempo do que você gostaria;

3) O pecado sempre custa mais do que você está disposto a pagar.

 

Meus amados, este não é o final que Deus preparou para seus filhos e filhas. Você não precisa terminar como este homem terminou. Deus está te chamando para estar com Ele. Pois você foi chamado para a libertação e libertar junto com você, a sua casa.

É você quem decide morrer como Sansão: Antes da hora e envergonhado. Ou viver a plenitude de Deus para sua vida.

(JEREMIAS 29:11)

(11) Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

 

JESUS HOJE TE CONVIDA A ESTAR NA PRESNÇA DELE RENOVANDO O SEU CHAMADO. O FRACO MORRE ESCONDENDO SEU PECADO, MAS O FORTE O ABANDONA E VIVE A VIDA ABUNDANTE QUE O SENHOR TEM PARA OS SEUS.

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

[powerpress]

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.

Leave a Reply

Your email address will not be published.