
Culto ministrado pelo pastor Marcos Lino, em 11 de setembro de 2016.
Por que sigo a Cristo?
TEXTO BASE: João 6
Introdução:
Por que sigo a Cristo?
Há eu sigo a Cristo por que Ele me curou de uma terrível enfermidade, por que Ele me libertou das drogas, por que salvou meu casamento, Ele curou meu esposo, minha esposa, meu filho, minha filha, por que Ele abriu uma porta de emprego, Há por que sou do ministério de louvor, do diaconato, do ministério infantil, de jovens, Sou Pastor ou Pastora, sou evangelista, sou missionário entre outros.
Se acompanharmos os 4 evangelhos vamos ver que grande multidão seguiam a Jesus aonde ele ia, atravessavam lagos vales montanhas iam de cidades em cidades, acampavam em praças, dormiam no chão, enfrentavam frio, calor não mediam esforços para ir ao encontro de Jesus.
Como esta o seu coração nesta hora, qual a real motivação que te trousse aqui para este culto?
Quem sabe a palavra desta noite você já ouviu conhece de cor e salteado. Mas Nesta noite Jesus quer trazer ao meu e ao seu coração o verdadeiro Motivo deste culto.
(João 6:23-35.)
No dia seguinte de manhã, lá no outro lado do lago, o povo começou a reunir-se na praia (esperando para ver Jesus). Porque sabiam que Ele e seus seguidores tinham chegado juntos e que os seguidores haviam ido embora no barco deles, deixando Jesus para trás. Estavam por ali diversos barquinhos de Tiberíades24de modo que o povo, quando viu que Jesus não estava lá, nem seus seguidores, entrou nos barquinhos e atravessou para Cafarnaum, a fim de procurar Jesus.25Quando chegaram e se encontraram com Ele, disseram: “Mestre como foi que o Senhor chegou aqui?”26Jesus respondeu: “O fato é que vocês querem estar comigo porque Eu lhes dei de comer, e não por que crêem em Mim.27Mas vocês não devem estar preocupados assim com coisas que acabam como a comida. Não; gastem suas forças buscando a vida eterna que Eu, o Messias, posso dar-lhes. Porque Deus, o Pai, Me enviou justamente com esta finalidade”.28Eles responderam: “Que devemos fazer para agradar a Deus?”29Jesus disse-lhes: “A vontade de Deus é esta: que vocês creiam em Mim, que Ele enviou”.30-31Eles responderam: “O Senhor deve nos mostrar mais milagres, se quiser que nós creiamos que o Senhor é o Messias. Queremos pão de graça todos os dias, como os nossos pais tiveram enquanto andavam no deserto! Como dizem as Escrituras: ‘Moisés deu ao povo pão do céu'”.32Jesus disse: “Não foi Moisés quem deu o pão para eles. Foi meu Pai, agora Ele oferece a vocês o verdadeiro Pão do Céu.33O Pão verdadeiro é uma Pessoa – Aquele que Deus enviou do céu, e Ele é quem dá vida ao mundo”.34″Senhor”, disseram eles, “dê-nos desse pão todos os dias da nossa vida!”35Jesus respondeu: “Eu Sou o Pão da Vida. Ninguém que venha a Mim terá fome outra vez. Aqueles que crêem em mim nunca terão sede.
O evangelho de João, capítulo 6. Ele traz em seu conteúdo preciosas pérolas de ensinamentos a respeito da divindade de Cristo, seu sacrifício na cruz do calvário, a importância de recebermos Jesus Cristo como Salvador de nossas vidas. Mostra nos Também que “Jesus é o pão da vida! ”, a verdadeira provisão que satisfaz a alma faminta, está é uma palavra bendita que fortalece nossa fé.
Fala também sobre a nossa salvação, de vivermos permanentemente unidos a Cristo, e nos dá a convicção da vida eterna e da ressurreição no último dia, juntamente com todos os remidos do Senhor.
Fala do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, quando com apenas cinco pães e dois peixes, Jesus sacia a fome de mais de cinco mil pessoas.
Narra o episódio de Jesus andando sobre as águas, deixando os discípulos estupefatos e tremendamente apavorados.
Temos a confrontação que Jesus faz a seus seguidores a respeito das verdadeiras motivações em segui-lo ou buscar a sua presença. Ele expõe de forma contundente as intenções mais profundas dos corações, desnudando-o completamente.
Fala de homens que se diziam ser seus discípulos, mas que o abandonam alegando que suas palavras eram duras e difíceis de serem entendidas e praticadas.
Ao seguirmos a Cristo devemos estar dispostos a ouvir sua voz independente do que ele queira nos falar. Havia uma multidão que acompanhava o mestre, mas alguns não o seguiam, pois o objetivo maior era apenas se beneficiar. Entretanto um grupo seleto estava disposto a ouvi-lo como também segui-lo e não se retiraram como os demais ao ouvir um duro discurso do Mestre, porque estavam conscientes que tudo aquilo que Jesus estava proferindo era verdade, eles não eram apenas envolvidos com o ministério de Cristo, mas comprometidos. Ao ver Jesus que uma parte da multidão o deixara imediatamente se volta para os discípulos e faz uma interessante Indagação: “Quereis vós também retirai-vos (vc 67)
- Três grupos de Pessoas seguiam a Jesus
1.1. Fariseus e Escribas: Esses apenas o acompanhavam com o intuito de contestar tudo quanto ele ensinava e o acusá-lo e matá-lo (Jo 11.47,48).
47Então os fariseus e os chefes dos sacerdotes se reuniram com o Conselho Superior e disseram:— O que é que nós vamos fazer? Esse homem está fazendo muitos milagres! 48 Se deixarmos que ele continue fazendo essas coisas, todos vão crer nele.
1.2. CURIOSOS : Estavam apenas envolvidos, o “acompanhavam” simplesmente para ver milagres e comer pão (Jo 6.24,26), pois não suportavam ouvir as verdades proferidas por Jesus, a não ser aquelas palavras que lhes parecessem favoráveis e atendessem seus anseios. Hoje não é diferente, existem pessoas que só querem ouvir aquilo que gostam e lhe cause prazer, caso contrário eles apostatam a fé, e abandonam a igreja (Jo 6.66).
1.3. Discípulos: Consideravelmente um grupo menor, mas estava unido e disposto a ouvir todas as verdades do Mestre, sobretudo obedecer. Os integrantes estavam totalmente comprometidos com o ministério do Mestre, por isso não o abandonaram (Jo 6. 68,69), exceto Judas que o traiu (Jo 6.70,71). EM QUAL GRUPO VOCÊ ESTÁ?
- Seguir a Jesus com firmeza
Necessitamos estar conscientes que não seguimos a Jesus pelo que Ele tem, e sim, pelo que Ele é. Seguir a ele simplesmente por interesse próprio não tem sentido e nem resultado (I Co 15.19). 19 Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Um Fato interessante aconteceu a respeito de Jó, Satanás pensou que o Senhor aceitara suborno ao declarar que Jó só servia a Deus pelos bens que possuía (Jó 1.9-11;),
9 Satanás respondeu:
— Será que não é por interesse próprio que Jó te teme? 10 Tu não deixas que nenhum mal aconteça a ele, à sua família e a tudo o que ele tem. Abençoas tudo o que Jó faz, e no país inteiro ele é o homem que tem mais cabeças de gado. 11 Mas, se tirares tudo o que é dele, verás que ele te amaldiçoará sem nenhum respeito.
(Jó 2.4,5)
4Satanás respondeu:
— É só tocar na pele dele para ver o que acontece. As pessoas não se importam de perder tudo desde que conservem a própria vida. 5Agora, se estenderes a mão e ferires o corpo dele, verás como ele, sem nenhum respeito, te amaldiçoará.
Ainda hoje muitos tem essa ideia e pensam que ser bem sucedidos na vida facilita servir a Deus, muito pelo contrário, a busca pela fama e dinheiro só atrapalham porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (I Tm 6.10), não podemos servir a Deus e as riquezas; Lc 8.14;). 14 As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. Alguns discípulos estavam interessados a saber sobre as coisas materiais e perguntaram ao mestre: deixamos tudo para te seguir o que haveremos de ganhar? (Mt 19.27),
27Aí Pedro disse:— Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. O que é que nós vamos ganhar?
28Jesus respondeu:— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando chegar o tempo em que Deus vai renovar tudo e o Filho do Homem se sentar no seu trono glorioso, vocês, os meus discípulos, também vão sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos do povo de Israel. 29E todos os que, por minha causa, deixarem casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras receberão cem vezes mais e também a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros. Para muitos o mais importante são os bens, como se ele fosse tudo (Mt 6.25-34). 25 — Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? 26Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? 27E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.
28 — E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. 29Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. 30É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! 31Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida? ” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” 32Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. 33Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. 34Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.
A porta de entrada para as bênçãos do Senhor sobre nós, consiste em buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça (Mt 6.33) certamente as demais coisas virão se estiverem dentro dos desígnios divino. (I Jo 5.14,15) “E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.”
- Nada pode nos separar do amor de Cristo
Por nada nesse mundo devemos nos afastar de Jesus, a confissão paulina na carta aos romanos ressalta que não há razões para separarmos do seu amor (Rm 8.35), 35 Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? 36Como dizem as Escrituras Sagradas:
“Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro; somos tratados como ovelhas
que vão para o matadouro.”37 Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. 38 Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais ; nem o presente, nem o futuro; 39 nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
As adversidades que enfrentamos no nosso cotidiano sempre existiram, existem e continuarão existindo, entretanto mediante as diferentes situações que vivemos devemos entender o que Paulo escreveu em (Rm 8.18). 18 Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro. Ainda que vivamos lutas e dificuldade pois sabemos que são seqüelas deixadas pela desobediência do homem ao seu criador, além do mais o mundo jaz no maligno o qual segou o entendimento da humanidade para que a luz do Senhor não resplandeça (2 Co 4.4), essa oposição resulta em sofrimentos, não somente para os filhos de Deus, mas toda humanidade.
Quem se decide seguir o Senhor por ter recebido a promessa de algo que lhe interesse, como bons empregos, fortunas, altas posições, entre outros, não se firmam nas verdades do evangelho, porque quando se deparam com a realidade da vida desistem como fizeram aqueles seguidores que apenas acompanhavam o Mestre. Contudo devemos prosseguir independentemente do que venham a acontecer e compreender que não há ninguém nesse mundo capaz de nos trazer tanta paz, prosperidade e alegria ao coração a não ser Jesus Cristo.
Conclusão
SE CRISTO ME CURAR ELE É SENHOR, SE NÃO CURAR ELE É SENHOR,
SE ABRIR A PORTA PARA MIM ELE É SENHOR, SE NÃO ABRIR A PORTA ELE É SENHOR.
POIS EU O ADORO SIRVO NÃO POR AQUILO QUE PODES FAZER, MAS POR AQUILO QUE ELE É.
João 6.68,69
“Para quem iremos nós? Se tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o cristo o filho de Deus.
Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!
Leia também as postagens abaixo!
Por Pr. Marcos Lino
Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.
Leave a Reply