“Quem tem o filho, tem tudo” – Pastor Marcos Lino

Culto ministrado pelo pastor Marcos Lino, em 28 de agosto de 2016.

Quem tem o filho, tem tudo

TEXTO BASE: 1 João 5:11-12

Introdução: Um homem milionário e seu filho tinham uma grande paixão em comum: as artes. 

Como eram muito unidos, eles passavam horas e horas juntos admirando a coleção de obras de arte que tinham na sala de casa.

Tudo caminhava perfeitamente bem, até que um telegrama enviado pelo governo ao filho mudou toda a história daquela família. O rapaz havia sido convocado para a guerra e teve que partir em poucos dias. Ele era muito forte e corajoso, mas ao resgatar outro soldado que estava ferido, foi morto em batalha. Ao receber a notícia do falecimento do filho, o pai sofreu profundamente.

Um mês mais tarde, alguém bateu à porta de sua casa. Era um jovem com uma grande tela de pintura em mãos. O pai, ainda em estado de choque, convidou o rapaz para entrar. O jovem então disse a ele:

O senhor não me conhece, mas eu sou o soldado que o seu filho salvou antes de morrer. Na verdade, sou um dos muitos que ele salvou naquele dia. Ele estava me levando para uma base segura quando foi atingido por uma bala. Durante os dias em que estivemos juntos, ele falava muito do senhor e na paixão que vocês tinham pelas artes.

Então, ele estendeu os braços e entregou a tela àquele pai. Em seguida, falou:

Eu sei que não sou um artista famoso, mas sei que o seu filho gostaria que o senhor ficasse com isso.

O pai pegou a tela, rasgou o embrulho e admirou o que havia recebido. Era uma pintura de seu filho, feita pelo jovem soldado. O homem se emocionou com a forma que ele havia conseguido capturar a personalidade do filho naquele quadro. Muito emocionado e atraído pela expressão nos olhos do filho naquela pintura, o homem agradeceu o presente. Ao se despedir do soldado, o pai pendurou a tela antes de chegar à sala onde ficavam as grandes obras que ele tinha. Ele pensou:

Assim, quando alguém vier visitar a minha casa, verá o rosto do meu filho antes de ver a minha galeria.

Muitos anos se passaram e aquele homem morreu. Em seguida, foi anunciado um leilão de todas as suas obras de arte. No dia do leilão, muita gente rica e importante foi até aquela casa. Todos estavam muito ansiosos e dispostos a gastar muito dinheiro para arrematar as obras. A pintura do filho estava em exposição. O leiloeiro deu início ao evento batendo o martelo e dizendo:

Senhoras e senhores, vamos começar o leilão com o quadro “O Filho”. Quem vai dar o primeiro lance? Quanto os senhores oferecem por este belo quadro?

Ninguém se manifestou. Segundos depois, ouviu-se alguém dizer do fundo da sala:

Queremos ver a grande coleção! Deixe esse para depois!

Mas o leiloeiro insistiu:

Alguém oferece algum valor por esta pintura? 200? 100?

Outra vez, ouviu-se a voz:

Não viemos aqui por causa deste quadro sem valor! Queremos comprar as obras de arte. Pare com isso e comece o leilão de verdade!

Mesmo assim, o leiloeiro insistiu:

Quem quer levar “O Filho”?

Finalmente, alguém levantou a mão e disse:

Eu pago 15 pelo quadro!

Era o antigo jardineiro da casa. Sendo ele um homem muito pobre, aquele era o único dinheiro que ele podia oferecer.

O leiloeiro então gritou:
Temos 15! Alguém dá 20 pelo “O Filho”?

As pessoas começaram a se irritar:

Nenhum de nós quer saber desse “Filho”. Queremos as pinturas que realmente são valiosas!

Então o leiloeiro bateu o martelo:

Dou-lhe uma, dou-lhe duas… Vendido por 15!

A mesma voz que havia se irritado com a insistência do leiloeiro então falou:

Aleluia, até que enfim! Agora vamos ao que interessa!

Mas o responsável pelo leilão deu um comunicado que surpreendeu a todos:

O leilão está encerrado!

Os participantes se indignaram:

Que palhaçada é essa? Nós nem vimos as outras peças!

Explicou o leiloeiro:

Eu sinto muito, senhores, mas, quando me contrataram para realizar este leilão, deixaram claro que havia um segredo a ser respeitado e que só poderia ser revelado no momento certo. De acordo com o testamento do proprietário, apenas o quadro “O Filho” seria leiloado. Aquele que arrematasse essa pintura receberia todas as outras obras de arte e, também, herdaria todas as suas posses. O senhor que quis “O Filho” ficará com tudo!

Introdução:

Não sei se a história que acabamos de ler é verídica ou não, alguns dizem que sim, e outros dizem que não. Mas essa história me lembra uma que pra mim é verdadeira e espero que pra você também seja, pois é por ela e por causa desta história que hoje eu e você estamos aqui. O homem é dominado pelo pecado e se afasta de Deus. E como todos sabemos Romanos 3;23 Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.  Em Genesis 3:1-24 diz que por causa da desobediência de Adão e Eva o pecado entrou no mundo e habitou no coração do homem desde então a humanidade foi seqüestrada por satanás, da presença de Deus para um mundo de dor e sofrimento e escravidão é isso mesmo homem se tornou escravo do pecado. Foi Jesus quem disse: João8:34 Jesus disse a eles:— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. A humanidade passou a viver desta forma o Destino desta humanidade era a morte pois assim está Escrito: Romanos 8:23 parte( a) O salário do pecado é a morte. Desde então Deus levantou homens, segundo o seu coração para libertar o seu povo, e durante muitos anos o sangue de homens e animais foram derramados, mas nenhum sangue nascido neste ambiente de pecado foi ou seria capaz de pagar a Dívida. Então Deus enviou Jesus para pagar a nossa dívida e nos libertar da escravidão do pecado e das garras do diabo. João 3:16-17. 16 Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. 17 Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.

Deus entregou seu único e amado Filho para morrer por nós numa cruz, mas ainda assim, muitos não querem receber a Jesus Cristo para serem salvos. Porém, aquele que escolhe o Filho, se torna herdeiro de tudo o que o Pai tem! A Bíblia diz:

E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida(1 João 5:11,12)

Aquele que é a Palavra (Jesus) estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus (João 1:10-12).

O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória (Romanos 8:16,17).
Amados a dívida foi paga ali na cruz digo ali, pois para mim a cruz é o caminho que me leva até a Deus ela está presente em minha mente o tempo todo para não me encher de soberba.

E sempre lembrar aquela cruz era para mim. Mas o amor de Deus é tão grande que comprou de novo para ti me libertando l Pedro 1:18-21 Pois vocês sabem o preço que foi pago para livrá-los da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Esse preço não foi uma coisa que perde o seu valor como o ouro ou a prata. 19 Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha. 20 Ele foi escolhido por Deus antes da criação do mundo e foi revelado nestes últimos tempos em benefício de vocês. 21 Por meio dele vocês creem em Deus, que o ressuscitou e lhe deu glória. Assim a fé e a esperança que vocês têm estão firmadas em Deus.

Amada igreja fomos comprados pertencemos a Deus em Cristo Jesus.

1 Coríntios 6:19-20 19 Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? 20 Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.

Meus amados irmãos Deus nos comprou novamente para si somos do Senhor.

Declare assim eu sou do Senhor.

Apocalipse 5:9-10 (NVI) e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o rolo e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação. Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra”.

O que quero trazer para a sua vida é que quem tem Jesus tem tudo.o tempo de escravidão já passou nós agora somos Livres Somos filhos de Deus em Jesus.  João 8: 35 O escravo não fica em casa para sempre, mas o filho permanece para sempre. 36 Assim sendo, se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.

Jesus diz pra você nesta hora agora:

  1. Eu Sou o Pão da Vida João 6: 35-40

35 Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. 36 Mas, como eu disse, vocês me viram, mas ainda não creem. 37 Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. 38 Pois desci dos céus, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. 39 E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40 Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”

Ao utilizar a expressão “Eu Sou o Pão da Vida”, Jesus queria que seus discípulos vissem nele a única fonte de alimento para a alma. Assim como o pão era o principal alimento material dos judeus, Jesus é único alimento espiritual para o homem. Sem Jesus, a alma perece de fome espiritual!

Lembre-se que o maná era o principal, para não dizer o único alimento dos filhos de Israel, quando estavam indo em demanda à Terra da Promessa. Durante quarenta anos, eles puderam ver cair do céu aquela substância branca, o suprimento diário para que não morressem de fome prostrados no deserto. Sem o maná, certamente teriam desfalecido, morrido! Porém, um fato significativo, é que Jesus fez uma comparação entre o maná que caia dos céus, e a sua descida também dos céus, para estar entre nós. Se o maná era o único meio de sustento material, Jesus Cristo é também o único meio de suprimento espiritual para o homem! O homem sem Jesus carece de alimentação do alto, é tomado de uma fome espiritual sem precedentes! É por esta razão que Jesus afirmou: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome”.

  1. Eu Sou a Luz do Mundo João 8:12

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

Jesus está dizendo que quem tem ele na vida anão anda nas trevas, e por isso não vive na pratica do pecado.

  1. Eu Sou a Porta João 10:9

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

JESUS se apresenta a humanidade como a porta, muitos estão à procura de uma porta, mas só encontram portões.

Jesus não me disse sou o portão ele disse eu sou a porta. Pastor qual a diferença?

É simples um portão só protege o lado de fora da casa, e no quintal nós não guardamos tesouros, os tesouros são guardados dentro da casa O que Jesus está dizendo que quem entra pela porta terá a revelação do que está dentro a grandeza e o amor do pai achará descanso alegria conforto paz.

Jesus é uma porta que se apresenta a você nesta hora de grandes possibilidades.

Mudança de vida, mudança de estado espiritual.

Jesus te diz eu sou a porta para sua Vida.

Se alguém quer um dia ter a certeza da salvação, tem que entrar pela porta Chamada Jesus Cristo.

Ele é a principal porta para a salvação, para a libertação, para restauração, para entrarmos na presença de Deus.

  1. Eu Sou o Bom Pastor João 10 : 11-2

11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa. 13Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas.

14“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. 16Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. 18Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”.

  1. Eu Sou a Ressurreição e a Vida.

João 11:25 “Disse-lhes Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.

Eis mais uma qualificação “Eu Sou” de Jesus. Veremos o Senhor colocando-se como a “Ressurreição e a Vida”, mostrando o seu poder sobre a morte.

Nesta história vimos um acontecimento ocorrido na vida de Jesus. Seu amigo a quem ele tanto amava estava morto a quatro dias. Suas irmãs já desesperadas com o fato, vendo Jesus se aproximar Marta vai ao encontro dEle, e começa a dizer-lhe que se Ele estivesse ao seu lado ele não haveria morrido. Então Jesus fala para Marta que Lázaro ressuscitaria.

Ela acredita, mas acredita na ressurreição do último dia, mas Jesus estava falando da ressureição naquele momento.

Jesus como Ressurreição e Vida Ele.

5.1 Tem poder sobre a morte. Vrs 23-26, 43-44. Jesus prova para todos os espectadores deste acontecimento que Ele é verdadeiramente a ressurreição e a vida.

Até mesmo com sua própria ressurreição Ele demonstra ter poder sobre a morte.

5.2 Ressucitará a todos que morrerem “nEle” 1 Tessan. 4:16. Existe uma promessa de ressurreição para os que morrerem em Cristo, pois somente ele tem o poder de ressuscitar, pois somente Ele é a ressurreição e a Vida.

  1. Eu Sou O caminho a verdade e a vida. João 14:6

6Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Caminho, Verdade e Vida, são três qualificações importantes para descrever o ministério de salvação de nosso Senhor. Sabemos que o propósito principal de Jesus ao vir ao mundo foi “buscar e salvar o que estava perdido”, Lc 19.10

Esta é uma das declarações que mais se ouvi falar a respeito dos Eu Sou de Jesus. E uma das mais importantes para a nossa vida, não desvalorizando as outras, mas esta é a primeira que temos que temos que tomar para as nossas vidas.

Jesus diz EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

O caminho de volta para Deus, largando o mundo e o pecado. Aqui Ele afirma haver apenas um caminho, o homem pode até andar por outros caminhos, passar por alguns atalhos, mas sempre chegarão a lugares errados. Mas somente a rodovia chamada Cristo nos levara a Deus.

6.2 Jesus nesta declaração Ele nos afirma: Eu sou A verdade

 A verdade de Deus para sua vida é que Deus te ama muito.

A vida que tanto procuramos e não achamos, pensamos que a vida de verdade e ter muito dinheiro, mas a verdadeira vida está em Cristo.

Não nos deixemos enganar pelas mentiras que o mundo nos oferece, para tentar nos tirar da verdade que é Cristo.

6.3 Jesus nesta declaração Ele nos afirma: Eu sou A VIDA

Em João 10:10, Jesus nos declara que Ele veio para que tenhamos vida.

Somente Ele pode nos proporcionar esta vida, pois Ele é a vida.

Cristo sendo vida, um dia ele nos tirou dos caminhos da morte e nos colocou em caminhos de vida.

Para desfrutarmos da vida em Deus temos que estar com Cristo.

A frase “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, é seguida da expressão: “…ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”, o que nos mostra é que somente Jesus é a garantia da nossa aproximação a Deus.

 

Conclusão:

Quem tem Cristo tem tudo de Cristo em sua vida.

E quem não tem é hoje o momento de entregar a sua vida a Jesus.

 

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

[powerpress]

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.

Leave a Reply

Your email address will not be published.