Culto ministrado pela pastora Maria Granado, em 24 de julho de 2016.
As circunstâncias não determinam seu futuro
Palavra base: “João 11:4-6,39”
Introdução: A vida não é algo simples de se levar. Todos nós temos planos, sonhos, desejos, que com o tempo vão se modificando na tentativa de se moldar ao cotidiano.
A vida é marcada por circunstância, que é o estado das coisas em determinado momento. E são as circunstâncias que podem ir pouco a pouco, determinando a nossa maneira de pensar, de idealizar e executar essas idéias.
Não se permita ser moldado pelas circunstâncias da vida. Elas podem ser boas ou ruins e se você, se deixar ser levado por elas, corre o risco de se tornar uma pessoa indeterminada e insegura, falando o português bem claro, nunca sabe o que quer, ou está sempre insatisfeita.
Precisamos praticar a nossa fé, confiar que Ele sempre tem o melhor para nos dar
(Hb 11: 6) “Pois sem fé é impossível agradar a Deus. Qualquer um que se aproximar de Deus deve crer que Ele existe, e que recompensará aqueles que sinceramente o procuram.”
A morte de Lázaro para Maria e Marta era um circunstância de tristeza e dor, mas para Jesus era uma oportunidade de glorificar o nome de Deus.
(Isaias 55: 8) “Pois os Meus pensamentos são muito diferentes dos seus; a minha maneira de agir é muito diferente da sua”
Vamos aprender com Jesus a enfrentar as circunstâncias da vida.
1 – AS CIRCUNSTÂNCIAS NÃO DETERMINAM O NOSSO DESTINO
A – Glorifique a Deus em qualquer circunstância;
“O propósito da doença dele não é para a morte, mas para a glória de Deus” ( v. 4)
B – As circunstâncias podem te enganar. Temos o costume de olharmos as situações e pelo nosso acho metro, determinarmos o fim:
“Já sei onde isso vai dar”
Mas Jesus nos prova que podemos estar enganados.
C – Para nós o fim, para Jesus o começo: Para todos, a morte de Lázaro, já era o fim; para Jesus era apenas o começo.
Porque, através do milagre o nome do Pai Celestial seria glorificado.
2- AS CIRCUNSTÂNCIAS NÃO DETERMINAM A DECISÃO.
(Obs. Muitos tem sofrido consequências desastrosas por tomarem decisões pela circunstância.)
A – O tempo de Jesus não é o nosso tempo: O caso era de atendimento imediato, porém Jesus demora dois dias para chegar.
B – As irmãs sabiam que Jesus era o único que poderia fazer alguma coisa: Jesus era o único que tinha poder de mudar a situação . Tudo estava em suas mãos.
Nós só precisamos entender que não há melhor lugar para depositar nossos caminhos do que nas mãos do nosso amado Senhor.
(Salmos 37: 5) “Deixe nas mãos do Senhor tudo o que for fazer. Confie Nele de todo o coração e Ele fará o que for necessário.”
3 – A melhor decisão: esperar em Jesus:
As circunstâncias daquela família naquele momento era terrível. E a única coisa que podiam fazer era esperar; esperar que Jesus resolvesse a situação, o momento era difícil mas não podiam fazer nada, só esperar. Elas nem imaginavam que algo maior iria acontecer!
3 – AS CIRCUNSTÂNCIA NÃO DETERMINAM A REALIDADE
A – O que vemos não é o que Jesus vê: Lázaro estava morto, mas para Jesus ele dormia.
B – Jesus entende as nossas dores: Sabe queridos Jesus entende as nossas dores, foi por isso que Ele precisou vir a este mundo como homem.
C – Jesus muda a realidade: Veja o que disse aos discípulos:
(V. 11) “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas Eu vou despertá-lo.”
É difícil entender e até os discípulos não entendiam o que Jesus estava dizendo, talvez passasse pela mente deles “acordar um morto”. Quantas vezes nós não temos tido está mesma reação de incredulidade, achando que o nosso problema não tem solução.
Ei! ELE o SENHOR JESUS é o único que pode determinar o que é real e não a nossa lógica. Ele é Deus dos impossíveis!
D – A circunstância da morte permitiu que a pedra fosse colocada na frente do túmulo de Lázaro, mas quem determinou o fim da situação foi Jesus.
Jesus contraria o conceito do que é normal: Marta chega a argumentar com Jesus; ela diz:
(V. 39) ( já cheira mal, tem que ser assim), mas Jesus ordena: “TIRE A PEDRA”, contrariando toda lógica humana, mudando a percepção do que é real.
“TUDO PARA GLÓRIA DE DEUS” Jesus assim revela a glória de Deus naquilo que aparentemente era impossível.
CONCLUSÃO = Jesus mudou as circunstâncias daquela família e depois, podemos ver todos eles em total alegria e louvor ( João 12: 1,2).
Deus quer estar presente em nossos momentos e mudar o que as circunstâncias pré-determinaram para nós.
(Jeremias 29:11) “Porque Sou Eu que conheço os Meus planos sobre vocês, diz o Senhor, planos de bem; não são planos de sofrimento. Eu lhes darei aquilo que mais desejam; um futuro de paz em sua própria terra.”
COMUNIDADE CAMINHO DA PAZ
PRA. MARIA GRANADO
Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!
Leia também as postagens abaixo!
Por Pra. Maria Granado
Pastora Líder e fundadora, com o amor de mãe, tem dedicado todos os seus dias na presença do Senhor, no cuidado para com os irmãos e na pregação da Palavra da Salvação.
Leave a Reply