Culto ministrado pela pastora Maria Granado, em 6 de janeiro de 2013.
Não te deixarei, não te abandonarei
JOSUÉ 1: 1 a 9
Josué fora desafiado! Deus o comissionou a conduzir os filhos de Israel à terra prometida. Josué fora escolhido para assumir a responsabilidade de liderança em lugar de Moisés, um dos maiores líderes de todos os tempos.
Josué recebeu ordens para marchar, diretamente de Deus: “Agora, pois, você e todo esse povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que Eu estou para dar aos Israelitas” v2.
Josué sabia que a tarefa estava além de sua capacidade natural. Ele entendeu a seriedade de ser líder do povo de Israel. O temor tomou conta de seu coração . Parecia uma tarefa invencível. O rio Jordão passava pela época de enchentes. Josué estivera na terra antes para observá-la e conhecia a força do inimigo. ( Mas ele podia avançar, firme na promessa de Deus) “Assim como estive com Moisés estarei com você“ v5.
Os sentimentos de temor e incapacitação de Josué eram compreensíveis.
Da para imaginar a responsabilidade desse homem? “Mas” havia uma promessa.
“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados”v6. Josué entendeu que se Deus estava com ele, a vitória estava garantida.
Estamos diante do cumprimento de uma velha promessa de Deus feita a Abraão, Isaque, Jacó e aguardada nos dias de José até aquele instante tão importante. Era também um momento de grandes expectativas. Israel estava às portas da “terra da promessa”.
Para nós hoje também é um momento significativo, pois damos graças ao nosso Deus pelas bênçãos alcançadas no ano que se foi, e há uma certa expectativa diante daquilo que nos reserva o ano que se inicia.
Vimos na leitura que fizemos que Deus, estabeleceu a Josué, metas para uma nova fase na vida do seu povo. Aquelas mesmas metas, dadas por Deus ao seu povo, HOJE SÃO POSTAS DIANTE DE NÓS, como diretrizes para o ano que pela graça do Pai Celestial acabamos de entrar.
I) APROPIE-SE DAS BENCÃOS DE DEUS (V 2-4)
A bíblia nos fala das bênçãos que Deus tem preparado para o seu povo, para sua igreja, Deus diz:
“coisas grandiosas e insondáveis” – Jr 33: 3.
“Unges a minha cabeça com óleo, transborda o meu cálice” – SL 23: 5.
“Eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo; uma obra maravilhosa e um assombro” – Isaias 29:14.
“Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, nem jamais o coração humano percebeu, as coisas maravilhosas que Deus preparou para aqueles que amam o Senhor” – 1 Co 2: 9.
“Deus está aperfeiçoando isto na vida de cada um dos seus filhos” – Fp 1: 6
Creio fielmente, que neste novo ano Deus, pela sua graça infinita, tem para seus filhos e, ESPECIFICAMENTE, PARA ESTÁ COMUNIDADE, coisas grandes, coisas firmes, coisas maravilhosas, verdadeiros portentos. É muito importante que tenhamos consciência disto e nos apropriemos das bênçãos do senhor.
II) DISPOSIÇÃO PARA UM ANDAR VITORIOSO COM DEUS( 5: 5,6)
“Ninguém te poderá resistir” Por que “Eu serei contigo”. Assim como a coluna de fogo, representando a presença de Deus acompanhou o povo de Israel em todo tempo no deserto. A mesma promessa Jesus faz à sua igreja hoje Mt 28: 20 “E Eu estarei sempre com vocês, ate o fim dos tempos”
Paulo dá o testemunho que Deus cumpre as suas promessas. Vamos ver em 2Tm v.16 Paulo dizendo a Timóteo que todos o abandonaram e no v. 17 o cumprimento da promessa “Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças”, O grande amor de Deus não permite que Ele nos desampare.
O fato de sabermos que Deus “É CONOSCO, NÃO NOS DESAMPARA, NÃO NOS DEIXA “deve nos motivar, a andarmos com Ele vitoriosamente. O que Ele dize a Josué, diz hoje a cada um de nós: “NINGUÉM COMSEGUIRA RESISTIR A VOCE TODOS OS DIAS DA SUA VIDA”
III) SUBMISSÃO À VONTADE DE DEUS, À SUA PALAVRA (V 7a 9)
Deus quer que seu povo seja submisso à sua palavra, de que maneira “Tenha cuidado de fazer tudo segundo a lei” v.7 A bíblia deve ser a nossa única regra de fé e pratica, ela deve ser a nossa arma. Tudo que vamos fazer neste novo ano deve ser inspirado na palavra de Deus. A bíblia realmente deve ser a nossa LUZ, LÂMPADA, ESPADA, BÚSULA.
“Não se desvie dela, nem para a direita, nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que ande.”
Amados procure conhecer e viver pela palavra. Só assim Deus poderá cumprir todas as suas promessas em nossas vidas.
Neste novo ano faça um propósito com você mesmo de pregar este evangelho, a igreja não pode ficar calada diante dos grandes desafios do mundo de hoje. Vamos continuar vendo e ouvindo de fome, guerra, assassinatos, drogas, corrupção, tráfico de drogas, tráfico de crianças, medos, sustos, pavor, mas mesmo nesta situação desesperadora, não há motivos para o negativismo, para o pavor: Há uma esperança para o mundo: é o grande amor de Deus revelado na pessoa de seu FILHO. Jesus é a única esperança para o mundo. Por está razão, está escrito: “NÃO CESSES DE FALAR A PALAVRA”.
CONCLUSÃO:
Devemos ter as nossas mentes saturadas com o que é de Deus. Paulo quando escreveu aos Colossenses, ele os exortou a que pensassem nas coisas lá do alto. Queridos estamos neste mundo somente como peregrinos, estamos de passagem, aqui somos embaixadores, por esta razão vivamos o novo ano ocupando mais as nossas mentes com as coisas espirituais. Estas são as metas que Deus estabelece para cada um de nós neste ano: (Apropriarmo-nos das suas bênçãos, submetermo-nos a Ele, e andarmos com Ele.)
QUANDO TEMOS CONVICSÃO QUE DEUS PROMETEU ESTAR CONOSCO, TEMOS CORAGEM DE ENFRENTAR COM FIRMEZA AS DIFICULDADES E OS OBSTÁCULOS. JOSUÉ PODIA ENTRAR NA TERRA COM FORÇA E CORAGEM, NÃO FOCALIZANDO OS OBSTÁCULOS, MAS FOCALIZANDO DEUS, QUE É COMPLETAMENTE DIGNO DE TODA CONFIANÇA.
Ouça a pregação clicando no botão play, no player abaixo.
Leia também as postagens abaixo!
Por Pra. Maria Granado
Pastora Líder e fundadora, com o amor de mãe, tem dedicado todos os seus dias na presença do Senhor, no cuidado para com os irmãos e na pregação da Palavra da Salvação.
Leave a Reply