Culto ministrado pela pastora Maria Granado, em comemoração ao dia das crianças, em 14 de outubro de 2012.
COMO DISCIPLINAR FILHOS NOS DIAS ATUAIS
Deuteronômio 6:6 “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar“.
Deuteronômio 4:9 “Tão somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e a farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos.”.
Deus tem dado, a nós pais, a tarefa de representá-lo durante os anos de formação de nossos filhos. Por esse motivo é tão importante que apresentemos a eles as duas características predominantes de Deus:
SEU INFINITO AMOR
Romanos 5:8 “Mais Deus demonstrou o quanto nos ama: cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado.”.
SUA INQUESTIONÁVEL JUSTIÇA
Romanos 3: 25-26 “Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela Sua morte na Cruz, Cristo tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que Ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim Ele é justo e aceita todos que crêem em Jesus.”.
Temos que amar nossos filhos, o amor traz correção;
Provérbios 22: 6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”.
O maior problema nos dias de hoje é justamente isto, os pais não estão ensinando os filhos como deveria, muitas vezes vemos pais passam apuro e até mesmo vergonha pela maneira que a criança se comporta em certas situações, em certos lugares.
Exemplo: Quem já não viu uma criança esperneando ou chorando aos gritos “- eu quero isto ou aquilo”, e até mesmo batendo no pai ou na mãe?
Vamos ser sinceros, ficamos horrorizados é ou não é?!
Temos obrigação de corrigir a rebeldia na vida de nossos filhos, essa correção feita com amor, na hora certa, vai trazer vida a eles, pois, para Deus a rebeldia é: rebelião e esta é como pecado de feitiçaria; (1 Samuel 15: 22-23).
Os pais precisam ficar atentos e detectar qualquer atitude rebelde, arrogante, egoísta e orgulhosa, que seu filho possa demonstrar e corrigir de primeira.
Provérbios 13: 14 “O ensino dos sábios é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte.”.
COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO DOS FILHOS NOS DIAS DE HOJE
Nos dias de hoje temos muitos obstáculos em relação a corrigir as crianças.
Exemplo: direito da infância e juventude: Que proíbe os pais de usarem a vara da correção, os pais quando tentam usar de autoridade logo ouvem (vou denunciar você pra vara da infância).
O diabo tem usado isso para acabar com os nossos filhos, pois com isso nossas crianças e jovens estão se perdendo, as drogas, o sexo, o alcoolismo, o mundanismo estão dentro dos lares trazendo tristeza e derrota. O que vemos hoje é totalmente fora do que Deus quer, nos dias de hoje não são os pais que determinam como os filhos devem fazer, muito pelo contrário! Não há respeito, acho mesmo que os filhos nem sabem o que é isso, amor, respeito, temor, obediência? O que é isto?
A ausência de disciplina tem sido justificada, pela consequência de uma disciplina muito rigorosa do passado, eu até concordo que no passado a disciplina era muito dura.
Vamos então buscar na palavra de Deus o jeito certo de cuidar de quem amamos.
PARA FILHOS PEQUENOS
Devemos usar o método de Deus: AMOR, COMPREENÇÃO E DEDICAÇÃO.
Não o método do diabo: SATISFAZER A VONTADE E NÃO TER TRABALHO.
a) Provérbios 22: 15 (BNVI) “A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela.”.
b) Provérbios 23: 13, 14 (NTLH) “Não deixe de corrigir a criança. Umas varadas não a matará . Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte.”
c) Provérbios 29: 15 (NTLH) “É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo sua mãe passar vergonha.”.
PARA FILHOS ADOLECENTES OU MAIORES
Devemos usar o método de Deus: AUTORIDADE E AMOR
E não o método do diabo: CONTROLE SEM RESPONSABILIDADE
a) Deuteronômio 30: 19 (BP) “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunha contra ti, (que) te tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente.”.
b) Isaias 65: 23 (NTLH) “Todo o seu trabalho dará certo, e os seus filhos não acabarão na desgraça; pois eles e seus descendentes serão o povo que eu abençoarei para sempre.”.
c) Provérbios 3: 12 “Porque o Senhor corrige quem Ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem.”.
PARA OS PAIS
a) Afirmar seu amor por seu filho
b) Falar a verdade ao confrontá-lo seu filho
c) Levar seu filho a admitir o erro e a se arrepender de tê-lo cometido
d) Avaliar se o erro de seu filho deve receber disciplina, e, em caso positivo aplicá-la (ex. perda de privilégios, dependendo da idade vara da correção etc.).
e) Reafirme o quanto você o ama
CUIDADO COM AS PALAVRAS QUE SAI DA SUA BOCA. ABENÇOA OU AMALDIÇOA
Provérbios 10: 11 “A boca do justo é manancial de vida, mas na boca dos perversos mora a violência.”.
Provérbios 18: 21 “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.”.
FINAL
Alguns pais engolem um camelo e coam um mosquito, brigam por coisas banais e toleram aberrações. Já no século V Agostinho dizia que um pai deve educar um filho vinte anos antes dele nascer. Primeiro devemos ser disciplinados, para depois exercermos com coerência e consistência a disciplina bíblica.
EFÉSIOS 6: 4 “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos a ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do SENHOR.”.
Quando não sabemos o que fazer devemos orar ao Senhor, pois é plano dele termos uma família abençoada.
Salmos 128 “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR. O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel”.
Ouça a pregação clicando no botão play, no player abaixo.
Leia também as postagens abaixo!
Por Pra. Maria Granado
Pastora Líder e fundadora, com o amor de mãe, tem dedicado todos os seus dias na presença do Senhor, no cuidado para com os irmãos e na pregação da Palavra da Salvação.
Leave a Reply