Culto ministrado pela pastora Maria Granado, em 1 de setembro de 2013.
Deserto: É preciso passar por ele
Não devemos nos iludir a ponto de achar que, quando buscamos a Deus e nos rendermos a Ele, nossa fé nos isolará das tentações. Na verdade, Jesus foi levado ao deserto pelo Espírito Santo, para um prolongado cerco de tentações. Isso deve servir como um aviso de que a tentação pode surgir logo após uma grande vitória. Às vezes, Deus usa tais provações em nossa vida para lembrar do quanto somos indefesos sem Ele, e do quanto somos dependentes Dele.
Perceba que Satanás não duvida de que Jesus fosse o filho de Deus. ele não afrontou Jesus nessa área , em vez disso ele apelou para as necessidades reais e as possíveis dúvidas comuns á Sua humanidade. Jesus, como nós, tinha necessidade de comida, segurança, valor e realização. Se Ele tivesse hesitado nesse ponto de sua humanidade, Satanás poderia ter questionado Seu direito de governar, e Sua perfeição como o singular DEUS-homem. De igual modo, o inimigo e suas forças atacarão os pontos mais vulneráveis daqueles que buscam o crescimento ESPÍRITUAL . É importante que estejamos sempre em guarda contra esses ataques, de que maneira? Preenchendo nossa mente com a Palavra de Deus e com oração pedindo sempre a sua ajuda.
VAMOS VER ONDE JESUS FOI TENTADO, E VAMOS APRENDER COMO VENCEU ESSAS TENTAÇÕES:
!- NO CORPO= (VS 2,3) no tempo que Jesus ficou no deserto Ele jejuou, se absteve de todo alimento. E jejuar é algo que fazemos com esforço, deixamos de alimentar o corpo para alimentar o Espírito, Jesus passou 40 dias e 40 noites sem comer nada, só na presença de Deus. Quando o povo de Israel passou 40 anos no deserto quem provia o alimento era Deus e não eles { o que Deus estava querendo mostrar aos seus filhos os israelitas, era que eles dependiam totalmente Dele, DEUS !} e Jesus dependia de Deus. foi para o deserto na dependência total do Pai. Mas Jesus teve fome, estava fraco fisicamente, e o inimigo atacou. O diabo sempre ataca quando estamos fracos,fragilizados (v 3) covarde como ele é ataca onde somos vulneráveis. Jesus poderia providenciar algo? Sim, poderia! Mas Ele não tinha autorização do Pai para fazer! Ele estava na dependência total de Deus, e quem providenciaria o alimento na hora certa seria o próprio Deus, e não Ele! Jesus entendia os propósitos do Pai. Nós precisamos entender os propósitos de Deus em nossas vidas quando estamos no deserto. Jesus respondeu ao diabo : ” Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (v 4). Isso significa que quem sustenta não é a comida física, mas sim o poder de Deus! mais do que comer, Jesus queria fazer a vontade do Pai! Nós também precisamos estar atentos à vontade de Deus para as nossas vidas e vencermos a tentação no corpo físico.
2- NA ALMA= (v 5,6) O inimigo pressionou as emoções de Jesus. Ele o levou para o pináculo do Templo e sugeriu que Ele se jogasse lá de cima, ( para se matar.) Uma pessoa quando tenta o suicídio é por que está sofrendo uma opressão maligna, uma perturbação na mente. Muitos até dizem ouvir vozes. A área emocional é, de fato muito atacada pelo inimigo, a mente é o maior campo de batalha. Por que? Porque é onde o inimigo infiltra pensamentos de derrota, que, se aceitarmos, acabamos fazendo o que ele quer. Tem um ditado que diz: “ mente vazia oficina de satanás.” É onde o inimigo gosta de trabalhar! por isso, temos que encher a nossa mente e o nosso coração da palavra de Deus ! Jesus venceu as tentações usando a palavra ( v 7)
{Um atento; o inimigo querendo ser esperto, citou a Escritura Sagrada. Mas ele falou um texto fora do cotexto. Ele citou o salmo 91: 11,12, que fala do homem que teme e confia no Senhor . o inimigo conhece a palavra, mas sempre vai usá-la para confundir. Ás vezes nos deparamos com pessoas que aparentemente “conhecem” a palavra e a citam de forma distorcida. Precisamos conhecer bem as Escrituras Jesus respondeu ao inimigo : “Também está escrito: Não tentaras ao Senhor teu Deus”. Jesus é Deus ! E é Deus inclusive do diabo! Aliás, a Palavra afirma que todo poder foi dado a Jesus (Mt 28:18) isso significa que o inimigo não tem poder nenhum sobre o teu corpo, tua mente ou teu espírito!}
3- NO ESPÍRITO –[ Onde nos relacionamos com Deus] (v 8,11) o inimigo ofereceu algo mais fácil para Jesus do que o Pai tinha proposto. Deus ofereceu a cruz para Jesus. O inimigo ofereceu todos os reinos do mundo e a glória deles. Mas o que Jesus teria que fazer para ter os reinos e as glórias do mundo? Jesus teria que se prostrar e adorar a ele! Jesus teria que negar o Pai, teria que negar o seu Deus, teria que negar a SUA MISSÃO. SE… Jesus aceitasse a proposta do diabo, estaria se tornando impuro, pecador e acabaria com a possibilidade de salvação para a humanidade. É claro Jesus não deu ouvido a tentação! Não deu ouvido a proposta do inimigo, que é o pecado, o enganador não o seduziu! As propostas do enganador aparentemente são grandiosas, lindas, muitas vezes deslumbrantes, mas é só engano, o que o inimigo quer mesmo é mudar o foco da nossa adoração e nos tirar da presença de Deus. o que precisamos fazer é repreendê-lo, como fez Jesus: (v 10)
CONCLUSÃO= Jesus passou momentos difíceis no deserto, mas jamais tirou os olhos de Deus. a bíblia diz que Jesus foi tentado em todas as coisas, como nós, mas sem pecar ( Hb 4: 15). Hoje Deus trouxe a tona a maneira e as áreas que o inimigo entra em nossas vidas ; No corpo, na alma e no espírito. Assim somos tentados, em todo o nosso ser. Então queridos o que Deus está falando para cada um de nós é: Jesus passou pelo deserto, e venceu todas as tentações, teve um lindo e poderoso ministério. E quanto a nós eu e você? O que vai restar no fim de tudo? Não se esqueça, deserto não é lugar de permanência, mas sim de passagem. O tempo que ele vai durar depende somente de nós, de onde estão fixos os nossos olhos. Se nos problemas, que é o deserto ( sol, escassez, solidão) desta maneira não venceremos as tentações. Mas, se os nossos olhos estiverem fixos no Senhor e na Sua palavra, sairemos, mais que vencedores.
Ouça a pregação clicando no botão play, no player abaixo.
Leia também as postagens abaixo!
Por Pra. Maria Granado
Pastora Líder e fundadora, com o amor de mãe, tem dedicado todos os seus dias na presença do Senhor, no cuidado para com os irmãos e na pregação da Palavra da Salvação.
Leave a Reply