“Sem Mim, nada podeis fazer” – Pastora Maria Granado

Culto ministrado pela pastora Maria Granado, em 22 de setembro de 2013.

Sem Mim, nada podeis fazer

A palavra que o Senhor nos deu para trazer a vocês hoje, creio que vai responder a uma pergunta que todos nós em algum momento já fizemos, ‘ Porque a, situações na minha vida que não dão  certo”. O texto que vamos ler nos dará noção do porque? ( João 6: 15 a 21) É normal as pessoas não entenderem por que certos projetos não dão certo.  Muitos veem  os planos que fizeram  desmoronarem, e muitas vezes  o que foi planejado nunca acontece, parece que uma corrente amarra. Ex. festas que, em vês de trazerem alegria terminam em tristeza, sonhos projetos de famílias, empresas, trabalho, estudo, planos de viagens, filhos enfim, quantas frustrações, quanta decepção.  Porque isso acontece? Vamos então voltar ao versículo que acabamos de ler , veja que os discípulos saíram da presença de Jesus. O Senhor foi para o monte e eles para o mar(v 15,16)  . 1ª  lição que devemos guardar, não devemos ir para nenhum lugar que Jesus não esteja conosco,  devemos primeiro orar,  e muitas vezes buscar orientação de alguém que você confia. ( de preferência alguém que é temente a Deus) deixar de fazer isso nos expõe a todo tipo de risco.  Precisamos entender que  “sem Deus nada podemos  fazer” (Jo 15: 5)  em tudo é importante buscarmos a orientação do Senhor.   Se constantemente excluímos o Senhor das  decisões que tomamos, tomando para nós a responsabilidade sobre os caminhos a seguir, irá chegar o dia em que nem nos lembraremos  de Jesus. Ele será um estranho,  e é possível que passaremos a ter medo Dele. E é ai que muitos param, cheios de duvidas em um ponto muito importante,e se perguntam  – “como fazer para chegar ao destino, como posso realizar meus projetos , de que maneira posso evitar o fracasso.”

NÃO SAIR DA PRESENÇA DE JESUS:  (V 14,15) Jesus retiro-se para o monte. Os discípulos de uma maneira muito fácil abriram mão da presença de Jesus, eles não reivindicaram não argumentaram  não questionaram nem imploraram, eles não disseram: “Jesus, não queremos ir sem a tua presença, não queremos ir para nenhum lugar se o Senhor não estiver conosco.

Vamos ver a atitude diferente de um  conhecido  homem de Deus do passado:             “ Moisés,” Moisés  agiu muito diferente, ele  dava muita importância à presença de Deus o Senhor. No livro do Êxodo, quando chamado pelo Senhor, Moisés subiu o monte(Cp 24: 12) enquanto ele estava com o Senhor, o povo de Israel fizeram para si um bezerro de ouro. O Senhor Deus ficou desgostoso com aquele ato de idolatria, desobediência  e rebeldia do povo.  E Ele expressou a Moisés sua intenção de destruir aquele povo ( Èx 29: 9).  No entanto o patriarca Moisés clamou a Deus para poupasse  Israel e se lembrasse de Abraão, Isaque e de Jacó. O Senhor ouviu o clamor e não fez nenhum mal aquele povo( cp 32: 11 a 14)  depois o Senhor diz a Moisés ( Cp 33: 1 a 3)  o que o Senhor estava dizendo na verdade era o seguinte:” Está bem, Moisés, Eu vou cumprir a aliança que fiz com Abraão, Isaque e Jacó,  vocês podem ir e continuar a marcha. Mas Eu não irei com vocês; vou enviar um anjo poderoso que os ajudará a obter  vitórias grandiosas; milagres irão acontecer e vocês terão conquistas e desfrutarão de todas as bênçãos- vocês terão leite, mel e tudo o mais que aquele lugar tem a não esperem que Eu esteja lá, porque não irei com vocês. Vão sem mim, não contem com a minha presença.

Creio eu, que tenha sido um dos maiores dilemas que nosso amigo Moisés tenha enfrentado em sua vida. Vamos nos colocar no lugar desse irmão. Teríamos a possibilidade de alcançar tudo que Deus prometera por gerações, o Senhor estava dizendo a Moisés  que ele receberia o privilégio  de liderar os filhos de Israel na conquista daquelas promessas, em essência, Deus disse: “ Você está certo Moisés, Sou um Deus que cumpre as promessas que faz. Por isso, sigam em frente e conquiste a terra. Ela lhes pertencem por direito. Mas! Eu não estarei com vocês.  Naquele momento então, Moisés teve que analisar duas escolhas. 1ª, ele podia permanecer no deserto; um lugar que os filhos de Israel desprezavam tremendamente, pois enfrentaram frustrações, sofrimento e privações  e Moisés também. Mas! Tinha uma coisa: se permanecessem no deserto, a presença de Deus continuaria com eles. 2ª alternativa, era seguir em frente e tomar posse da terra prometida, isso deixaria o povo feliz, eles receberiam tudo- casas, vinhas, anjos poderosos lutando por eles, teriam abundância de bênçãos físicas, materiais. Moisés seria o grande líder que levaria o povo para a terra de Canaã, afinal foi para isso que sua vida foi preservada. Só que sem a presença de Deus.

Estás eram as escolhas de Moisés; podia permanecer numa terra árida  e preservar a presença de Deus, ou seguir para o lugar que mana leite e mel sem a presença do Senhor. Ele podia ficar no deserto com mais nada , a não ser a presença de Deus, ou seguir  em frente e desfrutar de toda prosperidade que o mundo pode oferecer, só que sem a presença do Senhor.

Qual seria a nossa escolha;  deserto com uma multidão de Judeus rebeldes e murmuradores que nada agradava { mas com Deus} ou seguiria em frente e terminaria de guiar o povo para a terra que manava leite e mel? { Mas sem Deus} Qual seria a sua prioridade? Deixar o povo alegre, satisfeito ou permanecer na presença de Deus? e então como será?{ Não tome nenhuma decisão na sua vida sem questionar a Deus} Moisés fez a coisa certa: ele argumentou, ele conversou com o Senhor: ( Êx 33:15)  Moisés estava dizendo; “ Se o Senhor não for, não iremos. Eu não abro mão da tua presença. Os anjos podem ir, isso é bom – mas  não vamos nesta empreitada sem a Tua presença.

Voltando para o texto de João:  era desta maneira que Jesus queria que os seus discípulos agissem , mais ou menos como Moisés. Que a presença Dele fosse reivindicada  fosse desejada.  Creu que, a falta da presença de Deus é dos principais  motivos por muitos projetos fracassam na vida. È a ausência de Deus que faz com que muitas coisas deem errado, trazendo frustrações, tristeza desanimo,  quando as pessoas tem tudo para serem realizadas.

Como pode dar certo alguma coisa sem a presença do amado Mestre? Se Jesus for para o monte eu tenho que ir com Ele. Não tocarei a minha vida sem que o “SENHOR JESUS CRISTO” esteja comigo.  (Mt 28: 20b) “E Eu estarei sempre com  vocês, até o fim dos tempos”

Ouça a pregação clicando no botão play, no player abaixo.

[powerpress]

Por Pra. Maria Granado

Pastora Líder e fundadora, com o amor de mãe, tem dedicado todos os seus dias na presença do Senhor, no cuidado para com os irmãos e na pregação da Palavra da Salvação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.