20 de julho de 2025

Como passar pelos momentos difíceis

Como passar pelos momentos difíceis

Daniel 3:24-25 – De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros: —Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? —Sim, senhor! —responderam eles. —Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? —perguntou o rei. —Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo. (NTLH)

Neste texto o escritor repete quatro vezes que aqueles três homens foram jogados na fornalha amarrados. É importante ressaltar que Deus não os livrou da fornalha, porque nem sempre o fogo é para o mal.
Jeremias 29:11 – Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. (NTLH)
Romanos 8:28 – Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (ARA)
Mas naquele dia, dentro daquela fornalha, a única coisa que o fogo queimou foram as cordas que os amarravam.
Foi um momento difícil, provavelmente uma provação, mas aqueles homens permaneceram firmes na sua fé, e foram aprovados, por isso Deus enviou o seu anjo para soltá-los e o fogo não os queimou.

Acredito que todos já passamos por momentos difíceis, eu costumo dividir os meus momentos difíceis em três categorias: Provação, Tribulação e Consequência.
Quando você vai ao médico antes dele prescrever um remédio, ele manda você fazer exames para identificar qual a doença você tem. Mesmo que você informe todos os sintomas para ele, quase sempre é necessário fazer exames para identificar qual o tipo de remédio correto e a dose certa.
Da mesma forma que quando enfrentamos uma situação difícil é preciso antes de tudo orar, Jesus disse que Ele nos deu o Espírito Santo para revelar tudo o que é oculto.
1 Coríntios 2:10 – Mas foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo. O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus. (NTLH)
1 João 2:27 – Mas sobre vocês Cristo tem derramado o seu Espírito. Enquanto o seu Espírito estiver em vocês, não é preciso que ninguém os ensine. Pois o Espírito ensina a respeito de tudo, e os seus ensinamentos não são falsos, mas verdadeiros. Portanto, obedeçam aos ensinamentos do Espírito e continuem unidos com Cristo. (NTLH)
João 14:26 – Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês. (NTLH)
Por isso quando eu passo por um momento difícil, antes de tudo eu peço ao Espírito Santo para me revelar se é uma Provação, uma Tribulação, ou uma consequência de um pecado.

1- Provação (prova ou teste)
São momentos quando Deus permite que uma determinada situação aconteça com o propósito de nos fazer aprender, crescer ou para colocar a nossa fé a prova, sabendo que se vencermos Ele nos recompensará, assim como aconteceu com Ananias (Jeová é Misericordioso), Misael (Quem é como Deus) e Azarias (Jeová é o meu socorro).
Provérbios 17:3 – O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o SENHOR Deus quem mostra o que as pessoas realmente são. (NTLH)
1 Pedro 1:7 – Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. (NTLH)
Tiago 1:12 – Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. (ARA)
Tiago 1:2-4 – Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflição. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! (NTLH)

2- Tribulação (aflição, angústia)
São momentos de grande dor e sofrimento, a tribulação não é necessariamente uma provação.
A tribulação pode ser pessoal, como uma doença, a perda de um ente querido, ou a perda do emprego. A tribulação também pode envolver mais pessoas, como uma epidemia, uma crise econômica ou uma guerra.
O Senhor Jesus não foi provado por Deus, mas ele viveu momentos de tribulação, e podemos aprender com Ele como agir em momentos difíceis de tribulação.
João 12:27-28 – Jesus continuou: —Agora estou sentindo uma grande aflição. O que é que vou dizer? Será que vou dizer: Pai, livra-me desta hora de sofrimento? Não! Pois foi para passar por esta hora que eu vim. Pai, revela a tua presença gloriosa! Então do céu veio uma voz, que dizia: —Eu já a revelei e a revelarei de novo. (NTLH)
Existem momentos difíceis na nossa vida que não podemos evitar ou fugir, eles podem nos pegar de surpresa ou até mesmo já ser esperado com aconteceu com Jesus.
O Senhor Jesus sabia que não podia pedir ao Pai para tirar o Seu momento difícil, pois foi para isso que Ele veio, e por isso Ele nos ensinou qual a melhor forma de passar por um momento de tribulação.
Ele disse: – Pai revela a tua presença gloriosa. Ou seja, se eu tenho que passar ou já estou passando por um momento de tribulação, a única coisa que eu preciso é saber é que Deus está presente ao meu lado.
Salmos 46:1-3 – Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. (ARA)
Salmos 23:4 – Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges. (NTLH)
Salmos 56:9 – Quando eu pedir a tua ajuda, os meus inimigos fugirão. Uma coisa eu sei: Deus está comigo. (NTLH)
2 Pedro 2:9 – Tudo isso nos mostra que o Senhor sabe como livrar das aflições as pessoas dedicadas a ele e também sabe como guardar os maus debaixo de castigo para o Dia do Julgamento. (NTLH)

Ao passar por um momento difícil de tribulação, certamente vai ser doloroso, mas se eu tiver a certeza de que Deus está ao meu lado, eu posso transformar esse momento difícil em vitória.
Salmos 84:5-6 – Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial de bênçãos o cobre a primeira chuva. (ARA
Muitos dizem que quanto maior o problema maior a vitória, o apóstolo diante do seu sofrimento disse que quando perdia toda a sua força, então ele recebia a força de Cristo dentro dele.
2 Coríntios 12:8-10 – Três vezes orei ao Senhor, pedindo que ele me tirasse esse sofrimento. Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco. ” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelas quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim. (NTLH)
Romanos 5:3-5 – E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu. (NTLH)
Salmos 119:71 – Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos. (ARA)

O mais importante é saber que toda tribulação tem um tempo determinado e vai passar, assim como depois da noite vem o dia assim toda tribulação acaba, mas a minha fé precisa permanecer inalterada.
Habacuque 3:17-18 – Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador. (NTLH)
Jeremias 17:7-8 – “Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o SENHOR. Ele é como a árvore plantada perto da água, que espalha as suas raízes até o ribeirão. Quando vem o calor, ela não tem medo, pois as suas folhas ficam sempre verdes. Quando não chove, ela não se preocupa; continua dando frutas. (NTLH)

3- Consequência (resultado)
São momentos difíceis que passamos em razão de termos cometido um erro, não é um castigo de Deus, mas a consequência daquilo que fizemos, é o fruto daquilo que plantamos (pecado)
Gálatas 6:7 – Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. (NTLH)
Se o momento difícil que você está passando é consequência de um pecado, então é preciso se arrepender e clamar misericórdia de Deus.
Provérbios 28:13 – Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona. (NTLH)
1 João 1:9 – Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. (NTLH)

Leave a Reply

Your email address will not be published.