13 de julho de 2025

O Senhor dos senhores e o Rei dos reis

O Senhor dos senhores e o Rei dos reis

APOCALIPSE 1:1-20

Graça e paz a todos, hoje mergulharemos na profunda e inspiradora mensagem contida nas palavras do Apóstolo João, na introdução do livro do Apocalipse.
O livro do apocalipse é um livro que fala de consolo e esperança em meio ao caos político, religioso, moral, social. A esperança de nada foge ao controle de Deus e que no final das contas, a vitória é de Cristo e da sua igreja.
Neste trecho que lemos, encontramos uma saudação cheia de significado e um convite para contemplarmos a majestade e a soberania do nosso Senhor Jesus Cristo.

Algumas pessoas acabam tendo medo ao ler o Apocalipse porque acham que haverá uma guerra do bem contra o mal, mas a verdade é que este livro vai relatar a história de como Jesus triunfou, e como sua Igreja é vitoriosa, e como será o grande dia da volta do Senhor Jesus.

A palavra “Apocalipse” significa revelação ou descoberta, se refere à ação de desvelar ou tirar a tampa do que estava oculto, revelando algo que antes não era conhecido.
Revelação está que não é especulação humana, é a Palavra de Deus e o testemunho fiel (v. 2).
Deus revela o plano vitorioso, triunfante de Cristo e da sua igreja. Sua vitória absoluta contra todos os seus inimigos: a Meretriz, a besta, o falso profeta, o dragão, os incrédulos, a morte. O Apocalipse mostra que o último capítulo da história não será de tragédia, mas de uma retumbante vitória do Cordeiro de Deus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Apocalipse é um livro aberto em que Deus revela seus planos e propósitos para a sua igreja.

O Apocalipse não é revelação apenas das últimas coisas, mas sobretudo do Senhor Jesus vencedor e glorioso, majestoso e soberano, reinando para todo sempre.

O Apocalipse fala de fatos que aconteceram com a vinda do Senhor para resgatar sua noiva. Mas fala principalmente da pessoa do Senhor Jesus glorificado. Apocalipse traz como tema principal a revelação de Jesus Cristo como o Senhor de todas as coisas (v.1).

Você não pode separar a profecia da Pessoa de Jesus. Apocalipse não é revelação de João, mas revelação de Deus o pai sobre Jesus Cristo a João.
Cristo veio ao mundo para revelar o Pai (Jo 17:6-8). 6 — Eu mostrei quem tu és para aqueles que tiraste do mundo e me deste. Eles eram teus, e tu os deste para mim. Eles têm obedecido à tua mensagem 7 e agora sabem que tudo o que me tens dado vem de ti. 8 Pois eu lhes entreguei a mensagem que tu me deste, e eles a receberam, e ficaram sabendo que é verdade que eu vim de ti, e creram que tu me enviaste.

No Apocalipse é o Pai quem revela a Jesus (Ap 1:1).
E como o Pai o revela?
Como o servo lavando os pés dos discípulos?
Como uma ovelha muda que vai para o matadouro?
Como aquele de quem os homens escondem o rosto?
Como aquele que está pregado na cruz, com o rosto cheio de sangue?
Como aquele que têm as mãos atadas e os pés pregados na cruz?
Não Absolutamente Não!

A revelação do Noivo da Igreja pelo Pai é de um Cristo glorioso: Seus cabelos não estão cheios de sangue, mas são alvos como a neve. Seus olhos não estão inchados, mas são como chama de fogo. Seus pés não estão pregados na cruz, mas são semelhantes ao bronze polido. Sua voz não está rouca, porque a língua está colada ao céu da boca, por atordoante sede, mas é voz como voz de muitas águas. Suas mãos não estão cheias de pregos, mas ele segura a igreja e a história em suas onipotentes mãos. Seu rosto não está desfigurado, mas brilha como o sol. ALELUIA!

O objetivo do livro de Apocalipse não é nos dar somente um panorama do fim dos tempos, mas nos revelar o Noivo glorioso da igreja, o supremo conquistador. A igreja precisa olhar para a supremacia do seu Senhor. Durante a sua primeira vinda a glória de Cristo estava encoberta. Ele viveu se esvaziando da sua glória. Mas na segunda vinda de Cristo, sua glória será auto evidente.

(Mc 14:61-62)
61 Mas Jesus ficou calado e não respondeu nada. Então o Grande Sacerdote tornou a perguntar:
— Você é o Messias, o Filho do Deus Bendito?
62 Jesus respondeu:
— Sou. E vocês verão o Filho do Homem sentado do lado direito do Deus Todo-Poderoso e descendo com as nuvens do céu!

(Atos 1: 9-11) 9 Depois de ter dito isso, Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais. 10 Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles 11 e disseram:
— Homens da Galileia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.

(Ap 1:7-8). 7 Olhem! Ele vem com as nuvens! Todos o verão, até mesmo os que o atravessaram com a lança. Todos os povos do mundo chorarão por causa dele. Certamente será assim. Amém!
8 Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que é, que era e que há de vir.

Apocalipse 22:20—21
Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus! A graça do Senhor Jesus seja com todos.

Deus tem planos para cada um de nós, e Ele fará isso através do seu Espirito.
O Espírito Santo usou João para escrever o quarto evangelho, as cartas e o Apocalipse.
O objetivo do evangelho é alertar as pessoas a crerem em Cristo (João 20:31). 31 Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele.
O objetivo das cartas é encorajar os crentes a terem certeza da vida eterna.

(1 João 5:13). 13 Eu escrevo essas coisas a vocês que creem no Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.
O objetivo do Apocalipse era alertar os crentes para estarem preparados para a segunda vinda de Cristo.

(Apocalipse 22:20).20 Aquele que dá testemunho de tudo isso diz:
— Certamente venho logo!
Amém! Vem, Senhor Jesus!
21 E que a graça do Senhor Jesus esteja com todos.

Por que Cristo se revela a Igreja? A igreja se encontrava lutando contra três inimigos ferozes:
1. Perseguição por parte do Império Romano.
2. Uma inundação de falsos ensinamentos.
3. Admitia a existência de um padrão moral degradante sem reagir contra o mesmo.

E nessa época o imperador era um homem chamado Domiciano (81 – 96 d.C.).
Ele exigiu que o chamassem de deus, e quem não o adorasse seria preso ou mesmo morto. Domiciano, baniu João para a Ilha de Patmos, a colônia penal da costa da Ásia Menor. João inicia sua carta dirigindo-se às sete igrejas que estão na província da Ásia. Essas sete igrejas representam não apenas as comunidades cristãs da época, mas também simbolizam a totalidade da Igreja de Cristo ao longo da história. A mensagem de João é
atemporal e aplicável a todas as gerações de crentes.

Deus abriu-lhe o céu e revelou-lhe as coisas que em breve devem acontecer.
Num tempo em que a igreja estava sendo massacrada e pisada, perseguida e torturada, João recebe a revelação de que o Noivo da Igreja, o Senhor absoluto dos céus e da terra, está no total controle da igreja e da história como já lemos em Apocalipse 1:1.3.

Deus esclarece uns e confunde outros
O livro de Apocalipse é um livro altamente simbólico. Por quê? É como as parábolas: esclarece uns e confunde outros. Para a igreja era uma mensagem clara, de poder, autoridade e vitória.
Mas para os ímpios uma mensagem indecifrável de medo e pavor.

Apesar do Livro do Apocalipse estar cheio de visões SIMBÓLICAS, o mesmo trata-se da pessoa do Senhor Jesus . E se você decidir ler o Apocalipse se concentrando naquilo que o livro tem a nos revelar acerca de Jesus, ficará surpreso com a quantidade de citações diretas que poderá encontrar.

Nenhuma visão, nenhum SIMBOLISMO, por mais grandiosos que sejam, podem ocupar o lugar de Jesus em nossas vidas, no sentido de satisfazer nossas mais profundas necessidades.
O capítulo 1 do Apocalipse foi escrito para deixar esses fatos ainda mais claros. Isso é feito através dos seguintes elementos que podemos notar em
Apocalipse 1:5—7

E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!

Jesus é chamado de a Fiel Testemunha.
Então que sigamos os passos de Jesus e sejamos fiéis em nosso testemunho como ele foi fiel em seu testemunho.

João 18:37
Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
1 Timóteo 6:13
Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão.

Jesus nunca hesitou nem mesmo diante do sofrimento. Ele é o exemplo que devemos seguir.

Depois Jesus se intitula como sendo O Primogênito dos mortos. Com essas palavras Jesus quer nos ensinar que ele esteve morto sim, mas que agora ESTÁ VIVO!

Romanos 6:9
Sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele.

Apocalipse 1:17—18
17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último
18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

Que palavra maravilhosa qualquer igreja, ou pessoa, enfrentando dificuldades precisa ter essa verdade confirmada, em seu coração.

Depois Jesus diz que é — o Soberano dos reis da Terra.
Os reis, os imperadores e os governantes da terra podem até tentar destruir a Igreja.
Mas aquele que Soberano e tem o controle defende-a de todos os ataques.

Apocalipse 17:14
Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.
Apocalipse 19:16
Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Jesus é o Senhor Soberano sobre não apenas a terra, mas sobre todo o Universo. Seu domínio, portanto, é universal. Isso deve ser suficiente para acalmar todos os medos que possam existir em nossos corações e nos suprir o ânimo que necessitamos para viver cada dia para honrar e glorificar esse Senhor Todo Poderoso.

Diante dessa gloriosa REVELAÇÃO que Jesus faz de si mesmo, a única coisa que João pode fazer é escrever palavras de Glorificação e de Louvor acerca de Jesus. Vejamos como ele reagiu e o que ele escreveu.

1. Em primeiro lugar João entende è grande o amor que Jesus tem por nós.
JESUS NOS AMA!
2. Foi esse AMOR que levou Jesus a morrer na cruz do Calvário em nosso lugar. Sua morte nos lavou de todos os nossos pecados Seu Sangue nos purifica, uma vez perdoados e reconciliados plenamente com Deus, por meio de Jesus.
O Senhor “nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai”. Essas três verdades estão afirmadas em:

Apocalipse 1:5b—6
5b Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,
6 e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

a. Somos o reino todo especial sobre o qual Jesus reina. Esse reino é exercido pela presença do Espírito Santo em nossas vidas e governado pela santa palavra de Deus.
1 Coríntios 6:19
Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

João 17:17
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
b. Somos também sacerdotes e podemos, por isso, usufruir de imediata e íntima comunhão com Deus e também oferecer sacrifício espirituais de louvor e adoração ao Senhor.

João 4:24
Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Hebreus 10:19—20
19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,
20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne.

Hebreus 13:15
Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.

Tudo o que está afirmado acima é VERDADE e a consequências são as seguintes:
Jesus promete voltar

Apocalipse 1:7
Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!

Aqueles que desprezaram Jesus por todos esses séculos e aqueles que ainda hoje o desprezam irão vê-lo com TERROR e então, já sendo tarde demais, se lamentarão. Lamentar-se-ão porque se darão contas que estão perdidos por toda a eternidade porque recusaram a salvação, pela graça, quando lhes foi oferecida e isso mais de uma vez!

O Verso seguinte conclui essa parte da REVELAÇÃO de Jesus dada a João na Ilha de Patmos

Apocalipse 1:8
Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Conclusão:

1. Jesus se revela a João e a Igreja de Todas as Épocas:

Dizendo Eu Sou:
A Testemunha Fiel.
O Primogênito dos mortos.
O Soberano o Reis dos reis e Senhor dos senhores o todo poderoso.

Jesus foi enviado pelo Pai para criar e ajuntar um povo que fosse exclusivamente Seu. Jesus fez isso morrendo em nosso lugar na Cruz do Calvário. E o seu sangue pode perdoar todos os nossos pecados: Oh! Glória a Deus!

Uma vez perdoados nós somos:
Um povo que é um reino no qual o Senhor Jesus reina soberano nos corações.
Uma nação de sacerdotes que pode se aproximar livremente de Deus, sem nenhum intermediário!
Um povo que pode adorar a Deus em espírito e em verdade e oferecer verdadeiros sacrifícios de louvor.
Hoje é noite de Vida e não de morte, hoje é noite de Alegria de louvor e adoração e não de choro, hoje é noite de Salvação e não de perdição

Por fim, devemos nos lembrar que Jesus prometeu voltar e devemos sempre nos lembrar de quem Ele É:

(Apocalipse 22:12-13)
12 — Escutem! — diz Jesus. — Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito. 13Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

(Apocalipse 22:16-17)

16 — Eu, Jesus, enviei o meu anjo para anunciar essas coisas a vocês nas igrejas . Eu sou o famoso descendente do rei Davi. Sou a brilhante estrela da manhã.
17 O Espírito e a Noiva dizem:
— Venha!
Aquele que ouve isso diga também:
— Venha!
Aquele que tem sede venha. E quem quiser receba de graça da água da vida.
Que Deus abençoe a todos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.