10 de novembro de 2024

Desistir nunca. Continuar sempre.

Desistir nunca. Continuar sempre.

(Jeremias 20.1-13) “ QUANDO PASUR, FILHO do sacerdote Imer, responsável pelo Templo do Senhor, ouviu Jeremias anunciando essas coisas,
2 mandou prender o profeta. Depois, Jeremias foi chicoteado e amarrado ao tronco, que estava junto à porta de Benjamim, no Templo. 3 Pasur deixou Jeremias preso ao tronco durante toda a noite. No dia seguinte, quando Pasur soltou Jeremias, ele disse: “Pasur, o Senhor mudou o seu nome; == de hoje em diante o seu nome será ‘O Homem Cercado pelo Medo.”
4 “Além disso, o Senhor diz que vai provocar medo em você e em todos os seus amigos, e verá cada um deles morrer na guerra. O Senhor vai entregar todo o povo de Judá ao rei de Babilônia. Esse rei levará o povo para sua terra como escravos, e matará muita gente por lá”. 5 “Eu entregarei aos inimigos todas as riquezas de Jerusalém, conseguidas com o esforço de seus moradores. Todos os tesouros ajuntados pelos reis de Judá – o ouro, a prata e as pedras preciosas – tudo isso eu darei aos inimigos, e eles levarão para a Babilônia, ” diz o Senhor.
6 “E quanto a você, Pasur, será levado como escravo para Babilônia, com toda a sua família. Lá você vai morrer e lá será enterrado. E isso não vai acontecer só com você; acontecerá com toda essa gente, para quem você anda profetizando mentiras.” 7-Então eu disse a Deus: “O Senhor me convenceu a ser profeta, e eu aceitei pensando que seria protegido.
E veja o resultado! Hoje toda a população de Jerusalém ri às minhas custas! 8 Por que sempre me obrigou gritar alto, anunciando castigo e destruição? Por causa disso, todos zombam de mim e já não posso sair à rua sem passar vergonha! 9 E apesar de tudo isso, não posso deixar de falar sobre o Senhor. Se penso em parar, as suas palavras queimam como fogo no meu coração e nos meus ossos; o sofrimento é tanto que não posso aguentar. 10 Por todos os lados, gente me ameaça, dizendo baixinho: ‘Nós vamos contar ao rei que você anda espalhando essas notícias! A Palavra de Deus. Até os meus amigos íntimos estão esperando que eu cometa algum erro. ‘Ele vai cair na sua própria armadilha’, dizem eles, ‘e então iremos à forra!
11 Mas o Senhor está ao meu lado, como um soldado valente e forte! Por isso os planos dos meus inimigos falharão, e eles não conseguirão me destruir. Em vez disso, eles é que serão envergonhados e desprezados, e ficarão marcados para sempre; ninguém vai esquecer a loucura dessa gente que tentou lutar contra Deus. 12 Ó Deus de todo o Universo, o Senhor sabe quem é justo e conhece bem os pensamentos e emoções de todos os homens. Permita que eu veja o seu castigo sobre essa gente, porque eu entreguei minha vida nas suas mãos.
13 Por isso, cheio de gratidão, eu cantarei ao Senhor, e louvarei ao Senhor. Quando eu mais precisava de ajuda, Ele me livrou de quem queria me matar.”

Introdução

Jeremias foi vocacionado aos 20 anos, teve um ministério longo, mas não sem lutas e grandes dificuldades. Ele foi terrivelmente perseguido.

Em (Jr 20.1-6), lemos que ele foi ferido e preso a um tronco pelo sacerdote Pasur.

Noutro momento, foi lançado numa cisterna lamacenta (Jr 38:6) “ Os oficiais foram à cela onde estava Jeremias. Tiraram o profeta de lá e jogaram dentro de um poço vazio no pátio da guarda do palácio. Esse poço respondeu a Malquias, filho do rei. Eles baixaram Jeremias com cordas. No fundo do poço não havia água, mas uma camada grossa de lama, e Jeremias ficou atolado nela.” A palavra do profeta era motivo de zombarias e escárnios.

Ele foi traído por seus amigos íntimos. “Maldito o dia em que nasci,” dizia Jeremias .

Jeremias tinha tudo para desistir. E, em muitos momentos, ele quis desistir. (Jr 20.9b): “Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome;” Preste atenção o que Jeremias estava dizendo: não posso mais, não aguanto mais. Continuando ele desabafa; “ mas foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e fiquei fatigado de contê-lo, e não posso mais”

Esse desabafo demonstra a grandeza de caráter de Jeremias, que continuou a pregar a palavra do Senhor, pois ele mesmo disse que a palavra era “como fogo ardente encerrado nos [seus] ossos”. Jeremias estava decidido a continuar a confiar no Senhor e a pregar a palavra, independentemente das consequências.

Quando somos salvos por Jesus Cristo e Ele passa a morar em nós através do Seu Espírito, sei que, em muitos momentos somos tentados a dizer como Jeremias: não posso mais, vou desistir.

Entenda que o inimigo toma proveito dos momentos difíceis que passamos e tenta nos levar a desistir !

Desistir da faculdade. Desistir de um projeto de vida. Desistir da vida com o Senhor que nos garante VIDA ETERNA COM DEUS.
Mas Jeremias não desistiu. E por quê.?

Jeremias não desistiu porque era escolhido pelo Senhor: (v.7a) “O Senhor me convenceu a ser profeta, e eu aceitei”
“Convencer” “: o verbo significa ; induzir, capacitar, persuadir. Jeremias reconhece que foi persuadido a anunciar a verdade de Deus. Ele, por ele mesmo, não queria. Mas ele foi escolhido por Aquele que tem todo o Poder.

O seu chamado falava mais alto do que sua vontade de desistir. De forma geral, os profetas eram arrebatados pelo Senhor para profetizar.

Por isso, (Amós 3:8) declara: “O leão rugiu, tremam de medo. O Senhor Deus anunciou seu julgamento e eu não tenho coragem para deixar de anunciá-lo.
Todos os cristãos receberam um chamado de Deus. Somos parceiros de Deus. Quando Deus nos redimiu, ele também nos chamou para uma tarefa, para uma missão. Todos nós somos chamados para isso, nossa salvação declara quem somos, Filhos de Deus em Cristo.

O Novo Testamento diz que somos “cooperadores de Deus” (1Co 3.9).

Jeremias não desistiu porque confiava no Senhor (Jr 20:12) “ Ó Deus de todo o Universo, o Senhor sabe quem é justo e conhece bem os pensamentos e emoções de todos os homens.”

V.10: Jeremias era perseguido pelos opositores. O profeta pregava uma mensagem de juízo sobre Jerusalém, e muitos (especialmente a liderança política e religiosa) sentiam-se ameaçados por essa mensagem. Queriam denunciar Jeremias, acusá-lo de sedição contra o rei. Queriam impor um verdadeiro terror sobre ele.
V.11 “Mas o Senhor está comigo como um poderoso guerreiro.” O profeta sabia que o Senhor estava com ele.

Onde estava o Senhor, quando Jeremias esteve preso no tronco, por uma noite toda? O Senhor estava no tronco com Jeremias.

Onde estava o Senhor, quando Jeremias esteve numa cisterna cheio de lamas? O Senhor estava na cisterna com Jeremias.

Será que vocês reconhecem a doce voz do Mestre que diz “ Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mt 28:20c) Já ouviram essa voz? É a voz do Senhor Jesus ecoando em nossos ouvidos, dizendo “ Não desista, Eu estou com vocês”

Portanto, firme-se na certeza de que o Senhor que lhe chamou para uma vida com Ele, é o Senhor que promete presença em todo tempo..

Conclusão

É provável que muitos de vocês, chamados pelo Senhor, sejam feridos, e em muitos momentos se sintam desamparados. Talvez muitos de nós diremos como Jeremias: “não posso mais”.
Mas que essa não seja a última palavra. Que a última palavra seja: “Convenceu-me, ó Senhor, e convencido fiquei”

Leave a Reply

Your email address will not be published.