17 de novembro de 2024

Uma Igreja Viva e Relevante

Uma Igreja Viva e Relevante

Texto Bíblico: Atos 8:1-40

INTRODUÇÃO

– Nós vivemos num tempo extremamente desafiador.
A cada dia tem sido difícil para a Igreja Evangélica do século XXI sobreviver numa sociedade hostil que não acredita mais nas escrituras sagradas. No evangelho de Cristo, na Bíblia; Uma geração que questiona a existência do Deus Eterno, que duvida da onisciência, a onipresença, da onipotência de Jesus, que zomba da existência do Espírito Santo, que ignora ou nega a existência de satanás e do reino das trevas.

É nesse cenário que Igreja Evangélica do século XXI está inserida, uma sociedade cética, cansada de religião e desconfiada, que julga a nossa pregação como mero fanatismo religioso, que não aceita ideias de céu e de inferno e que repudia o conceito bíblico de juízo final.

As pessoas falam de igrejas vivas, dinâmicas, criativas, inovadoras e impactantes, mas nem imaginam o quanto é desafiador ser igreja de Cristo numa geração de mudanças radicais como a nossa. Essas pessoas não conseguem perceber que o tempo em que estamos vivendo é de grandes desafios para igreja, mas não podemos esquecer que, o mundo pode te seduzir com tantas ofertas que agradam os olhos, mas o único que pode saciar plenamente o coração é o Espírito Santo. Pois este tempo da igreja que estamos vivendo é o ministério do Espírito Santo.

Em João Ele era uma promessa.
(João 16:7-16) 7 Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. 8 Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. 9 As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não creem em mim; 10 estão erradas a respeito do que é direito e justo porque eu vou para o Pai, e vocês não vão me ver mais. 11 E também estão erradas a respeito do julgamento porque aquele que manda neste mundo já está julgado.
12 — Ainda tenho muitas coisas para lhes dizer, mas vocês não poderiam suportar isso agora. 13 Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. 14 Ele vai ficar sabendo o que tenho para dizer, e dirá a vocês, e assim ele trará glória para mim. 15 Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu disse que o Espírito vai ficar sabendo o que eu lhe disser e vai anunciar a vocês.

Estamos vivendo numa época desafiadora sim, porém, de grandes oportunidades. A igreja da nossa geração está sendo desafiada a mostrar que Deus está vivo, que o Senhor Jesus ainda salva e que o Espírito Santo ainda regenera, santifica e encoraja as pessoas que querem testemunhar do evangelho santo do reino dos céus.
Em Atos é o que nos dá poder e nos faz testemunha do poder de Deus.
(Atos 1:8 )8 Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.

Estamos vivendo num tempo que os historiadores chamam de contemporaneidade; que os filósofos chamam de pós-modernidade e que os sociólogos chamam de era global, ou seja, numa geração que foi atropelada pela velocidade das mudanças religiosas, éticas, morais, políticas, econômicas, culturais, científicas e principalmente tecnológicas.
Mas para a igreja Viva e Relevante é tempo de sermos, templo do Espírito Santo é o tempo de sermos usados para transformar. Não queira transformar o mundo mais sim uma pessoa por vez com a ministração do poder do evangelho. Olha o exemplo de Pedro:

(Atos 2:1-47) É uma leitura extensa mas é preciso ler para entendermos a vontade de Deus para essa geração através de nós a sua igreja.

I – UMA IGREJA VIVA E RELEVANTE NÃO PERDE O FOCO E SUA MISSÃO.
Uma igreja só pode ser viva e relevante. Se ela estiver comprometida com a verdade do evangelho.
Primeira missão da igreja Viva e relevante e anunciar a Cristo como filho de Deus que veio resgatar o pecador.
(Marcos 16:15-18)
14 Por último Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto eles estavam à mesa, comendo. Ele os repreendeu por não terem fé e por teimarem em não acreditar no que haviam contado os que o tinham visto ressuscitado. 15 Então ele disse:
— Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. 16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 17 Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; 18 se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.

Ser uma Igreja Viva e Relevante é fazer a diferença onde está, onde passa, é ser percebida e ser notada, é ser uma benção para sociedade do seu tempo e alcançar a sua geração com a pregação da Palavra de Deus. É ser uma igreja que respira o reino de Deus na terra, é ser pessoas famílias impactadas e transformadas com o poder das boas novas do reino. Ser uma igreja Viva e Relevante é estar comprometido com a pregação do evangelho.
(2 Timóteo 4:2-5)
2 pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. 3 Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. 4 Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas. 5 Mas você, seja moderado em todas as situações. Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus.

No verso 3 de Atos cap. 8 diz que a Igreja Primitiva estava debaixo de uma perseguição cerrada, que Saulo de Tarso estava assolando a igreja de Cristo, perseguindo os crentes matando alguns e colocando muitos deles na prisão.
No verso 4 diz que houve uma grande dispersão da Igreja Primitiva por causa da perseguição, contudo, ela não perdeu a sua consciência de missão porque a palavra de Deus era anunciada sem interrupção.
No verso 5 diz que Felipe foi à cidade de Samaria e lá pregava a Cristo. Isto significa que o centro da pregação da Igreja do século XXI precisa ser a pessoa, o poder e a obra de Cristo. Jesus é, e sempre será o meio pelo qual o pecador encontra a verdadeira vida e esse é o papel da igreja Viva e Relevante. Essa geração precisa de Jesus.

II – UMA IGREJA VIVA E RELEVANTE É INSTRUMENTO DOS MILAGRES DE JESUS.
(Mateus 28:18-20)
18 Então Jesus chegou perto deles e disse:
— Deus me deu todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 20 e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.

Vivemos numa geração que acredita na sorte, porém não ousa crer em milagres da parte do Deus vivo. A missão da igreja que é direcionada pelo Espírito Santo, em nossos dias, é pregar a Palavra de Deus com conhecimento e consciência de sua missão, com a convicção, poder, ousadia e autoridade espiritual, mesmo debaixo da perseguição cultural, religiosa, política ou social.

No verso 5, o texto diz que Felipe pregava a Cristo e no verso 6 existe a confirmação de que as multidões da cidade prestavam atenção unanimemente na sua pregação. E por quê? Porque à medida que ele pregava a Palavra de Deus, o Espírito Santo se manifestava através dele libertando as pessoas escravizadas pelos poderes das trevas como lemos no inicio, (Atos 8:7) 7 Os espíritos maus, gritando, saíam de muitas pessoas, e muitos coxos e paralíticos eram curados.

Quando o centro da pregação da igreja do século XXI for a pessoa, a obra, o poder e a autoridade de Jesus Cristo milagres acontecerão: pessoas serão salvas, regeneradas e santificadas para honra e glória do Senhor Jesus; pessoas serão curadas de doenças físicas, emocionais e espirituais; crianças, homens e mulheres serão libertos de qualquer obra de demônios. Esse é o poder que opera no meio de uma Igreja Cristocêntrica uma Igreja viva e relevante prega no poder e na autoridade do nome de Jesus.
(Marcos 16:17) Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; 18 se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.
ESTE PODER ESTÁ AQUI AGORA! Em nome de Jesus receba teu milagre.

III – UMA IGREJA VIVA E RELEVANTE É MOTIVO DE ALEGRIA PARA O MUNDO.

Uma igreja de Cristo só é motivo de alegria para o mundo quando é relevante. Igreja relevante prega, discípula, ensina, dá testemunho do poder de Deus .

Nos versos 6 e 7 somos informados de que havia uma grande alegria em Samaria porque à medida que o nome de Jesus era pregado, o Espírito Santo confirmava as palavras de Felipe com sinais e prodígios.

Havia alegria grande em Samaria porque à medida que Felipe apresentava a pessoa de Cristo àquela multidão, os demônios eram desafiados e confrontados, e as pessoas escravizadas por eles eram libertadas para honra e glória do Senhor Jesus.
Você foi separado para ser um instrumento de Deus para libertar pessoas oprimidas por Satanás.
Olha o que Jesus te diz:
(João 15: 16) 16 Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.

Outro motivo para a alegria da cidade de Samaria é que Felipe não falava só da pessoa de Jesus, ele também falava sobre o reino que Jesus iria implantar neste mundo (o reino de Deus ou reino dos céus). Por conta disto as pessoas creram na mensagem de Felipe e foram batizados, Felipe cheio do Espírito Santo era usado como um instrumento vivo do Deus Altíssimo para manifestar os seus sinais poderosos e grandes maravilhas (veja o verso 12 e 13 do cap. 8 ). 12 Mas eles acreditaram na mensagem de Filipe a respeito da boa notícia do Reino de Deus e a respeito de Jesus Cristo e foram batizados, tanto homens como mulheres. 13 O próprio Simão também creu. E, depois de ser batizado, acompanhava Filipe de perto, muito admirado com os grandes milagres e maravilhas que ele fazia.

Esse mesmo poder está sobre nós aqui hoje, pois Jesus deixou uma promessa que derramaria sobre nós o seu Espírito Santo e nos capacitaria a fazer as suas obras.
(Atos 1:8) 8 Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.

Se as igrejas da nossa geração desejam ser motivo de alegria verdadeira para este mundo só há um caminho certo a seguir: vivenciar a fé em Jesus Cristo, proclamar com poder e autoridade a pessoa e a obra de Jesus Cristo e ser um instrumento vivo de Cristo para que os seus sinais e prodígios sejam vistos em nós e através de nós.
E a Deus damos toda Honra e Glória, e louvor.

3. CONCLUSÃO

Uma igreja viva e relevante, vive os princípios da palavra, e está cheia do Espírito Santo e anuncia, com ousadia, a palavra de Deus independente das dificuldades. Que possamos ser uma igreja viva e relevante e sedenta de Deus, vivendo em comunhão, compartilhando as dificuldades uns dos outros, adorando a Deus pelo que ele é, reconhecendo que a palavra Dele sempre se cumpre, e anunciar com coragem o evangelho de Cristo Jesus que traz, arrependimento, cura e salvação

Leave a Reply

Your email address will not be published.