24 de novembro de 2024

Deus proverá

Deus proverá

Gênesis 22:4-8 Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos. Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos. (ARA)

Hoje eu gostaria de analisar esse texto com foco em “Isaque”, embora muitos pensem que nesta passagem Isaque era uma criança, observando alguns detalhes no texto podemos concluir que ele já era bem crescido. Primeiro porque Abraão se refere a ele como um “rapaz” ou jovem, embora algumas versões até digam “menino” isso não quer dizer criança ou garoto, depois lemos também que ao subirem o monte, Abraão mandou Isaque carregar a lenha, o que não seria normal para uma criança.

Alguns estudiosos alegam que Isaque poderia ter até 36 anos de idade, pois na sequência a este texto é relatada a morte de sua mãe Sara aos 127 anos, e como ele nasceu quando ela tinha 91 anos, eles concluem que ele poderia ter 36 anos, mas a hipótese mais aceita é de que a idade mais provável de Isaque seria entre 17 e 25 anos.
Esse capítulo começa com Deus dando uma ordem para Abraão:
Gênesis 22:2 Então Deus disse: —Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício. (NTLH)

Nesta época Abraão morava em Berseba que ficava aproximadamente 90km das terras de Moriá, (três dias de viagem). No dia seguinte de madrugada, sem hesitar, Abraão chamou dois servos, pegou um jumento e talvez por ser inverno ou período de chuvas ele preferiu levar de casa lenha seca, depois chamou Isaque para ir com ele nesta jornada.
Fico imaginando o que pai e filho conversaram durante esses três dias, ou talvez se não conversaram. É fato que aqueles dias foram muito difíceis para Abraão.
Como poderia ele estar tranquilo sabendo que quando chegasse ao lugar determinado por Deus, ele teria que sacrificar o seu único filho, a quem amava.
Abraão tinha uma promessa feita por Deus de que Isaque, e não outro, lhe daria uma grande família, e por isso, crendo nas palavras ditas por Deus, ele obedeceu.
Mas essa certeza era dele, porque Deus havia falado com ele, mas quais eram os pensamentos e sentimentos de Isaque durante aquela jornada?
Quando eles chegaram próximo ao monte determinado por Deus, Abraão mandou que os dois servos esperassem ali, pois ele e seu filho subiriam sozinhos para adorar a Deus e a sua fé era tanta que ele disse aos servos que ele e seu filho voltariam.

É muito importante observar que no verso 6 deste texto, diz que pai e filho caminhavam juntos.
Salmos 16:8 Estou certo de que o SENHOR está sempre comigo; ele está ao meu lado direito, e nada pode me abalar. (NTLH)
Ao começarem a subir, Isaque que não era uma criança, percebeu que algo estava faltando, pois ele carregava a lenha e seu pai carregava apenas as brasas e o cutelo e onde estava aquele que seria sacrificado?
Lá no alto do monte, não havia nada, pois era uma montanha deserta, onde só existiam pedras e pequenos arbustos. Por isso ele perguntou ao seu pai que estava ao seu lado.
Gênesis 22:7 Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? (ARA)

Então o seu pai Abraão que estava ao seu lado, lhe disse:
Gênesis 22:8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos. (ARA)

Deus ainda não havia falado diretamente com Isaque, mas o seu pai que estava ao seu lado, lhe disse: Deus proverá! e isso foi suficiente para que Isaque continuasse caminhando junto do seu pai, mesmo nesse momento tão difícil.
Salmos 23:4 Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges. (NTLH
Lamentações 3:24-26 – “Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele.” O SENHOR é bom para todos os que confiam nele. O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do SENHOR. (NTLH)

Talvez assim como Isaque, Deus nunca tenha falado diretamente com você, e nessa montanha de problemas que você está subindo, você também não esteja vendo nada que possa te salvar.
Mas eu quero te dizer que Abraão, Moisés, e Davi que sempre tiveram a certeza de que Deus estava ao seu lado deles, eles nunca chamaram a Deus de pai, porem a você foi dado por Jesus Cristo, o direito de chamar Deus de Pai, meu Pai.
Gálatas 4:4-7 – Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus. E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: “Pai, meu Pai. ” “Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos.” (Herdeiros de Deus). (NTLH)
Efésios 1:5 – Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade. (NTLH)

E é o Seu Pai que está lhe dizendo hoje, que mesmo nesta montanha de problemas, onde você acha que não há nada, ele diz: Meu filho, tem uma saída sim, confia, DEUS PROVERÁ.
Isaías 35:4 – “Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos. (NTLH)
Salmos 34:19 – Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra. (JFA-RA)
Salmos 27:5 Em tempos difíceis, ele me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo e me colocará em segurança no alto de uma rocha.(NTLH)
Salmos 121:1-3 Olho para os montes e penso: Quem virá me socorrer? O Senhor virá me socorrer, o Senhor que criou o céu e a terra. Ele não me deixará tropeçar ou cair. Ele vigia de perto cada um dos meus passos, sem cochilar. (VIVA)

Naquele dia Deus livrou Isaque da morte, chamando a existência o improvável, e hoje Ele também te dá o livramento, chamando a existência o que não existe.
Romanos 4:17 como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí., perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. (ARA)
Mateus 19:26 Jesus olhou para eles e respondeu: —Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, tudo é possível. (NTLH)

Leave a Reply

Your email address will not be published.