21 de setembro de 2025

Eu também preciso ser renovado

Eu também preciso ser renovado

Efésios 4:23 – É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. (NTLH)

Na sua terceira viagem missionária, Paulo morou em Éfeso por três anos, ele conhecia bem as más influências que os irmãos sofriam por morarem em uma cidade com tanta idolatria e costumes pagãos.
Por isso, quando estava preso em Roma, Paulo enviou essa carta aos crentes de Éfeso, onde com muito amor e preocupação, ele orienta aqueles irmãos para que permanecessem juntos na unidade da fé e em santidade na maneira de viver.
No capítulo quatro desta carta, Paulo enfatiza a importância de os novos crentes terem uma vida diferente da que tinham antes de conhecer Jesus, ou seja, “As coisas velhas precisavam sair, para dar lugar ao novo”, esse é um processo natural de renovação.

Nessa época do ano, tenho certeza de que todos nós já paramos para admirar as lindas flores das árvores dos Ipês, com suas cores, amarelas, roxas, rosas e brancas.
Todo ano uma árvore de ipê passa por um processo de renovação, esse processo faz bem para a própria árvore, e ajuda também na multiplicação da sua espécie.
Mais ou menos no meio do inverno, a árvore do ipê perde todas as folhas, e só quando não há mais nenhuma folha antiga, aparecem os botões que se tornam em lindas flores que cobrem toda a árvore.
As flores além da sua beleza, estão cheia de néctar, o intuito da árvore ao produzir flores é de atrair principalmente as abelhas, outros insetos e pássaros, os quais fazem a polinização, essa floração pode durar entre uma e duas semanas.
Uma vez que as flores foram polinizadas elas caem, e em seu lugar aparecem as vagens onde estão as sementes, que garantem a multiplicação da espécie.
Só depois de passar por estes três processos: Perda de folhas, floração, produção de sementes, a arvore do ipê entra na quarta etapa onde ela ganha novas folhas as quais garantem a renovação para um novo ano.

Assim também deveria ser na vida do crente, passar por um processo natural de renovação.
Infelizmente o mundo de hoje tem nos ensinado que não devemos perder as nossas folhas, mas sempre que possível ganhar, ganhar e ganhar, afinal isso não é pecado.
Vivendo com essa preocupação, isso tem exigido de nós, muitos esforços para manter o que temos, tomando todo o nosso tempo, pensamentos, nossa força física e até mesmo comprometendo a nossa vida espiritual.
É preciso entender que o crente também precisa ser renovado ano após ano para poder crescer, se multiplicar e ressurgir mais forte.
Colossenses 3:10 – e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente. (NTLH)
Filipenses 1:6 – E eu tenho certeza de que Deus, que começou a boa obra em vocês, continuará ajudando-os a crescer em sua graça até quando sua tarefa em vocês estiver finalmente terminada naquele dia quando Jesus Cristo voltar. (VIVA)

A renovação é um processo contínuo na vida do crente, e não um simples ato solitário na sua conversão e pronto.
Assim como o ipê que se renova ano após ano, o crente, precisa ser renovado constantemente, e não somente no momento da conversão,
Por isso o processo de renovação é vital para que o crente possa crescer de forma saudável e produtiva para poder se tornar igual a Jesus Cristo.

Deus estabeleceu na natureza as quatro estações do ano, elas são avisos para todos os seres vivos. As estações apenas avisam e não provocam as mudanças na vida do ipê, mas é o próprio ipê que ao ser avisado entra em um processo de renovação seguindo as etapas bem definidas que antecedem o processo da renovação.
Hoje Deus está nos avisando que é tempo de buscarmos o renovo.
Romanos 12:2 – E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (ARA)

E não adianta você apenas querer ser renovado sem passar por todas as etapas que antecedem esse momento, assim como o ipê antes de virem as novas folhas, é preciso deixar o que é velho, atrair pessoas para Jesus e gerar frutos.
Isaías 43:18-19 – Mas agora o SENHOR Deus diz ao seu povo: “Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo. Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês verão. Prepararei um caminho no deserto e farei com que estradas passem em terras secas. (NTLH)

E mais uma vez, eu não estou falando apenas do momento da nossa conversão, mas sim de uma vida que precisa ser renovada constantemente.
Então vamos aprender os quatro passos da renovação com os ipês que nesta época do ano estão por todo lugar se renovando, e certamente amanhã quando você olhar para um ipê no seu caminho, ele vai te ajudar a lembrar dessa Palavra:
Perder as folhas.
O renovo começa na nossa vida quanto eu desejo e permito que isso aconteça.
Apocalipse 3:20 – Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. (NTLH)
A estação do ano, é apenas um aviso, assim como esta pregação é apenas um aviso, de que Deus quer hoje te renovar, mas para que isso aconteça você precisa estar disposto a perder para poder ganhar, disposto a dar para poder receber.
Mas hoje estamos vivendo de forma bem diferente, somos levados a pensar somente no que é importante para o nosso bem-estar material, e nos esquecemos de que para buscar o REINO é preciso deixar algumas coisas do que é terreno.
Mateus 6:33 – Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. (NTLH)
Lucas 5:37-38 Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Não. Vinho novo deve ser posto em odres novos. (NTLH)
Atos dos Apóstolos 20:35 Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados. Lembrem das palavras do Senhor Jesus: “É mais feliz quem dá do que quem recebe. ” (NTLH)
Produzir flores.
Produzir flores é uma estratégia que o ipê usa com o intuito de atrair outras espécies para perto de si, e dessa forma que todas as flores serão polinizadas, para que possam produzir sementes.
Da mesma forma, o crente também precisa ser inteligente, criando também uma estratégia que possa atrair aqueles que estão à sua volta, para que o Espírito Santo possa criar Vida dentro deles. Se o crente não atrair as pessoas ele não vai conseguir se multiplicar.
Mateus 5:16 – Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu. (NTLH)
Produzir sementes.
É inadmissível que um crente passe toda a sua vida sem ter conseguido levar pelo menos uma pessoa a Jesus Cristo.
Oramos por tanta coisa, mas acredito que poucas vezes oramos pedindo para Deus nos usar como um instrumento Seu para a salvação de almas.
O reformador da igreja John Knox, viveu na Escócia no século XVI ora assim:
– Dá-me almas, ou eu morro.
O evangelista e um dos fundadores da igreja Metodista, George Whitefield, viveu na Inglaterra no século XVIII orava:
– Dá-me almas, ou retire a minha.
João 15:16 – Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. (NTLH)
Renovação da folhagem.
No livro do Apocalipse quando o Espírito do Senhor usa João para escrever uma carta para a mesma igreja de Éfeso, o Senhor reconhece que eles eram trabalhadores, fiéis a Palavra, perseverantes nos momentos difíceis, porém havia contra eles uma queixa, o amor que eles sentiam por Deus não era renovado a muito tempo.
Apocalipse 2:4 – Porém tenho uma coisa contra vocês: é que agora vocês não me amam como me amavam no princípio. (NTLH)
Para que a chama da lamparina, possa estar sempre acesa, o óleo no seu interior precisa ser renovado, todos os dias.
Em um dos momentos mais difíceis da sua vida Davi reconheceu o seu pecado e com um forte desejo de ter voltar a ter comunhão plena com Deus, ele pediu para que Deus começasse em sua vida um processo de renovação.
Salmos 51:10 – Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. (ARA)

Jesus nos conta que quando o filho prodigo decidiu voltar para casa, o seu pai o recebeu com amor, não perguntou por onde ele andou, e nem o que havia feito, apenas renovou com ele a sua aliança colocando um anel em seu dedo e lhe dando vestes novas.
Ainda que você também ache não ser digno de ser renovado hoje a Palavra de Deus diz:
Jó 14:7-9 – Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, o cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. (ARA)

Provérbios 4:18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
2 Coríntios 3:18 Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.