28 de setembro de 2025

O batismo nas águas

O batismo nas águas

Texto base: (Mateus 28:18-20)18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo:
— Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.

INTRODUÇÃO
A última ordem de Jesus antes de subir ao céu não foi um conselho opcional, mas uma missão clara e urgente para todos os Seus discípulos. A passagem de Mateus 28:18-20 é conhecida como a Grande Comissão e define o propósito da Igreja de Cristo: fazer discípulos de todas as nações, batizando-os e ensinando-os a guardar tudo o que Jesus ordenou.

Toda pessoa que toma a atitude de se batizar através da pregação do evangelho, è dirigida é conduzida pelo Espírito Santo, em (João 16:8) 8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:

Através do batismo nas águas está pessoa inicia uma vida de completa remissão dos seus pecados conforme está em (Tito 3.4-7);4 Mas quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor por todos, 5 ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia. Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, 6 que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, 7 a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.

Aleluia, sua palavra nos garante que somos transformados, renovados e que nascemos de novo por sua obra na cruz. E quando obedecemos ao Senhor e nos batizamos estamos declarando publicamente diante da igreja, e do Senhor, que aceitamos os termos desta nova aliança para termos uma nova vida.

O batismo nas águas é o meio pelo qual a pessoa ingressa na Igreja ou no corpo do Senhor Jesus Cristo.
(Romanos 12:4-5)
4 Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, 5 assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo.
(1 Coríntios 12:12-13) 12 Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo. 13 Assim, também, todos nós, judeus e não judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo.

1 –A IMPORTÂNCIA DO BATISMO.
Quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, somos feitos novas criaturas.
Este novo nascimento não é algo feito por nós, mas é feito por Deus, na dimensão espiritual, e é realizado em nós através do Espírito Santo pela fé, que é gerada pelo ouvir da palavra de Deus. (Romanos 10:17)
O apóstolo Paulo escreveu em (2 Coríntios 5:17). :“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”

O batismo nas águas é o passo seguinte ao de aceitar Jesus em nossa vida, quando nos tornamos uma nova criatura, como você leu acima.
No ato de receber JESUS como nosso SENHOR e SALVADOR, somos “mergulhados” espiritualmente no corpo de JESUS, passamos a fazer parte de um CORPO em que Cristo é a CABEÇA.

O batismo nas águas simboliza a morte e ressurreição espiritual do homem baseada na obra da cruz, e é um testemunho público da nossa fé nEle.
O batismo tem como símbolo maior a morte do velho homem com seus pecados, e a ressurreição do novo homem para vida através do Espírito de Deus.
Batismo, e o ato público que uma pessoa dá, daquilo que foi feito por Deus no seu interior, através da pregação do evangelho de Cristo.

(Romanos 6:3 -11)
3 Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. 4 Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova. 5 Pois, se fomos unidos com ele por uma morte igual à dele, assim também seremos unidos com ele por uma ressurreição igual à dele. 6 Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado. 7 Pois quem morre fica livre do poder do pecado. 8 Se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. 9 Sabemos que Cristo foi ressuscitado e nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele. 10 A sua morte foi uma morte para o pecado e valeu de uma vez por todas. E a vida que ele vive agora é uma vida para Deus. 11 Assim também vocês devem se considerar mortos para o pecado; mas, por estarem unidos com Cristo Jesus, devem se considerar vivos para Deus.

2. BATISMO NAS ÁGUAS A NOVA ALIANÇA EM CRISTO.
Muitas pessoas que frequentam a igreja e não se batizam, não crescem na fé e não se firmam na Palavra.
Por quê?
Porque o batismo é o testemunho visível da circuncisão do coração.

Vejamos como Deus agia no Antigo Testamento, a fim de podermos entender o processo no Novo Testamento.
Deus fala com Abraão:
(Gênesis 12:1-3)
1O Senhor disse a Abrão:
— Saia da sua terra, da tua parentela e da casa do seu pai e vá para a terra que lhe mostrarei. 2 Farei de você uma grande nação, e o abençoarei, e engrandecerei o seu nome. Seja uma bênção! 3 Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra.

● A antiga Aliança.

Abraão, ao receber tal promessa, creu em Deus. Assim, o Senhor falou a Abraão: (Gênesis 17.10-13). 10 Pela aliança que estou fazendo com você e com os seus descendentes, todos os homens entre vocês deverão ser circuncidados. 11 A circuncisão servirá como sinal da aliança que há entre mim e vocês. 12 De hoje em diante vocês circuncidam todos os meninos oito dias depois de nascidos, e também os escravos que nasceram nas casas de vocês, e os que foram comprados de estrangeiros. 13 Tanto uns como outros deverão ser circuncidados, sem falta. Esse será um sinal que vai ficar no seu corpo para mostrar que a minha aliança com vocês é para sempre.

No verso 14 do mesmo capítulo, o Senhor acrescenta: “Quem não for circuncidado não poderá morar no meio de vocês, pois não respeitou a minha aliança.”
Vejam crer somente em Deus sem a circuncisão não valia de nada. A pessoa tinha que ser circuncidado, a circuncisão era a guarda da aliança. Era a marca visível da separação do povo Judeu dos demais povos. Era a Marca que a unia a “ao povo de Deus” no deserto.

Sem a circuncisão, a pessoa não podia fazer parte do povo. A circuncisão do prepúcio dava o direito de participar do convívio com o povo de Deus.

● A nova Aliança em Cristo.
No Novo Testamento é revelado que a circuncisão de Cristo é a do coração. O apóstolo Paulo escreve aos (Romanos 2.29): 29 Pelo contrário, o verdadeiro judeu é aquele que é judeu por dentro, aquele que tem o coração circuncidado; e isso é uma coisa que o Espírito de Deus faz e que a lei escrita não pode fazer. E o louvor que essa pessoa recebe não vem de seres humanos, mas vem de Deus.

A circuncisão, portanto, no Novo Testamento é feita no coração, isto significa que o nosso coração é circuncidado do mundo. A aliança de Deus em Jesus Cristo é selada pela circuncisão do coração. Mas como veria o homem tal circuncisão? Daí a palavra de Paulo aos (Colossenses 2.11, 12) 11 Por estarem unidos com Cristo, vocês foram circuncidados não com a circuncisão que é feita no corpo, mas com a circuncisão feita por Cristo, pela qual somos libertados do poder da natureza pecadora. 12 Pois, quando vocês foram batizados, foram sepultados com Cristo; e no batismo também foram ressuscitados com ele por meio da fé que vocês têm no grande poder de Deus, o mesmo Deus que ressuscitou Cristo. 13 Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não judeus e não tinham a lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados 14 e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz.

O sangue de Jesus é a nova aliança conosco representada pelo batismo.
O batismo nas águas, portanto, é a representação desta aliança.
Por isso, nós cremos que é o meio de entrar para o povo de Deus. Somente os que São circuncidados de coração fazem parte da Igreja de Jesus Cristo. O batismo é o ato de fé em Jesus, é como se apresentassemos o nosso coração a Deus para
circuncisão, mas como não podemos fazer, porque isso ocorre em nosso espírito, então, entramos na água para a remissão de pecados. Na verdade, o arrependimento ocorre num coração circuncidado do mundo. Este processo é
semelhante ao processo de conversão pela fé na crucificação de Jesus. Nós não temos que morrer numa cruz para sermos salvos, ao invés disso, entramos na água, ou seja, morremos e ressuscitamos com Cristo pelo batismo. É como se tivéssemos morrido na cruz. A nossa fé na morte de Cristo é representada no batismo nas águas.

3 Se não há morte para o mundo, não há ressurreição para Cristo.
Da mesma forma como o povo de Deus, no Antigo Testamento, não podia fazer parte da comunidade de Israel, se não fosse circuncidado, o povo de Deus não pode fazer parte da Igreja, se não for batizado. A aliança de Deus com
o povo era selado pela circuncisão. A aliança de Deus com Sua Igreja é selada pelo batismo. Por isso a bíblia diz em (Marcos 16:16) “Se creres e flores batizados. “Cortar o prepúcio não era a fé, mas a fé é que levava à circuncisão.
Batizar-se não é a fé, mas é a fé que conduz ao batismo. Se não somos batizados, não somos membros do Corpo de Cristo. A benção é para a Igreja, somente se formos membros da Igreja é que seremos abençoados pela aliança com Ele. É por isso que ensinamos que somente os que são batizados devem tomar a Ceia do Senhor. Temos que discernir o Corpo, senão seremos culpados da morte de Cristo.

Por fim, o batismo representa uma mudança radical de vida. Assim como aconteceu com Noé e sua família. As águas do dilúvio destruíram o mundo antigo, e Noé saiu para começar uma nova história.
O batismo não é o lavar do corpo, mas sim a mudança interior realizada pelo Espírito Santo, por intermédio da pregação do evangelho de Cristo.
É o início de uma nova jornada, com novos propósitos, novas escolhas, novos caminhos.

Conclusão
O batismo nas águas não é opcional. É um mandamento de Jesus. É um ato de obediência e de coragem. É um passo importante para quem deseja viver uma vida plena com Deus.
Se você ainda não foi batizado, não adie. Mas também não faça por impulso. Examine o seu coração. Esteja certo da sua fé. Arrependa-se, entregue sua vida a Cristo, e então, assuma publicamente a sua decisão.
A partir do momento em que estamos mergulhados em Cristo, passamos a viver em novidade de vida. A palavra “batismo”vem do grego baptizo que significa mergulhar, imergir. O batismo nos coloca em uma outra dimensão, a do Espírito de Deus, Logo após o batismo recebemos o um presente precioso de Deus, Os céus se abrem para você, O Espírito Santo vem sobre você, O Senhor Deus tem prazer em você, temos como base o batismo de Jesus em (Mt 3.16-17)
16 Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. 17E do céu veio uma voz, que disse:
— Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!
O batismo sinaliza, no reino espiritual, que aquela pessoa tem uma aliança com Deus.
Esta aliança com Deus não é na carne, não foi feita pelo próprio homem, é uma aliança feita no coração na alma de cada pessoa através do agir penetrante e soberano do Espírito Santo, isto é, foi o próprio Deus quem fez.

Isso é maravilhoso até para nós que já fomos batizados, lembre-se: não basta entrar nas águas. Precisamos viver como quem realmente morreu para o pecado e ressuscitou para uma nova vida.
Que Deus nos ajude a entender o peso espiritual do batismo e a vivermos com coerência cada dia após esse ato.
Mateus 28:19 – “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”
Essa é a nossa missão como crentes, cada um de nós produzindo frutos para glória de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.