Lucas 19:1-10 – Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ “. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se alguém extorquir alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. (NVI)
Muitas pessoas reclamam que Deus nunca falou com elas, e até crentes com muitos anos de igreja, também dizem que Deus parou de falar com eles, mas em ambos os casos, é preciso analisar com cautela essa situação.
O problema não é que Deus não está falando, mas sim de que eu preciso me aproximar de Deus para poder ouvi-Lo.
Salmos 145:18 – Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. (JFA-RA)
Tiago 4:8 – Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações. (JFA-RA)
Jeremias 29:12-13 – Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei. Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. (NTLH)
Eu preciso realmente “querer” ouvir a Deus, e esse “querer” não pode ser somente um sentimento, mas deve ser transformado em atitudes que me levem mais perto de Deus para poder ouvi-Lo.
Lendo com atenção os detalhes desse texto, podemos observar que Zaqueu realmente queria ver quem era Jesus. Em seu coração esse querer era tão grande que ele não mediu esforços, e não se preocupou com que os outros iriam falar, e as regras religiosas não o impediram que ele alcançasse o seu objetivo.
Zaqueu sabia que muitas coisas podiam impedi-lo de ver Jesus, mas ele não se importou com nenhuma delas, em seu coração só havia uma verdade:
– Hoje eu quero ver Jesus.
Zaqueu sabia que naquele lugar muitos queriam ver Jesus, por isso o seu desejo precisava ser maior do que o das pessoas a sua volta, por isso ele se adiantou.
Zaqueu sabia que sua estatura não o ajudava, por isso ele subiu em uma árvore para ficar acima das outras pessoas, não se importou com o que os outros iriam dizer ao ver um homem feito trepado em uma árvore a beira da estrada.
Zaqueu sabia que não receberia ajuda de ninguém, porque a sua profissão era desprezível para os seus compatriotas, uma vez que ele trabalhava para o inimigo.
Diante de todas essas dificuldades Zaqueu sabia que dependia somente dele naquele dia ver Jesus ou não, mesmo Jesus passando tão perto.
Jesus também está aqui, muito perto, mas hoje somente aqueles que vieram até aqui com um “querer” verdadeiro, e dispostos a transpor todas as dificuldades e paradigmas, poderão ver Jesus e ouvir a sua voz de verdade.
E se realmente você veio hoje aqui querendo ver Jesus mais do que qualquer outra coisa, você será surpreendido, assim como Zaqueu, que ouviu Jesus lhe dizer:
– Desce depressa, porque hoje, Eu quero ficar com você, em sua casa!
Embora a tradição judaica e as pessoas ali presentes, dissessem que era errado Jesus entrar na casa de Zaqueu, por ser ele um cobrador de Impostos romanos, Jesus não se importou com a tradição e nem com o que as pessoas estavam falando, Ele olhou somente o que estava no coração de Zaqueu.
Jesus também hoje não olha para quem você é, ou para o que você já fez, ou ainda está vivendo, Ele vê somente o que você quer de verdade, lá dentro do seu coração.
O desejo de Zaqueu era sincero e verdadeiro, ele queria muito ver Jesus, mas ele nunca imaginaria que naquele dia, além de ver Jesus, Jesus iria com ele para sua casa.
Jeremias 33:3 – Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. (JFA-RA)
Lucas 11:10 – “Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.” (NTLH)
Salmos 25:14 – A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. (ARA)
Para que este culto de seja diferente, e você tenha o desejo de voltar todos os domingos para ouvir e sentir a presença de Jesus, mesmo que te apareçam outras opções no domingo, é preciso que você tenha hoje uma experiência pessoal e verdadeira com Jesus, assim como Zaqueu teve naquele dia.
E você viu que isso não depende do pregador ou da semente, a Palavra que está sendo pregada, mas sim do quanto você “quer ver Jesus” hoje.
Em outro texto, depois de explicar a parábola do semeador, Jesus disse aos discípulos que as pessoas não entendiam o que Ele falava por tinha um coração duro, e por isso a semente não podia germinar e dar frutos no coração deles.
Mateus 13:15 – Pois a mente deste povo está fechada: Eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos. Se eles não tivessem feito isso, os seus olhos poderiam ver, e os seus ouvidos poderiam ouvir; a sua mente poderia entender, e eles voltariam para mim, e eu os curaria! —disse Deus. ” (NTLH)
Tudo dependia do solo onde a mesma semente iria ser depositada, e não da semente ou do semeador:
A beira do caminho, sem nenhum cuidado, onde as aves podem roubar.
Solo rochoso, onde o sol queima as raízes, porque não consegue se aprofundar.
Entre os espinhos, que sufocam e não deixam a árvore crescer.
E a boa terra, onde a semente consegue ficar guardada, onde as raízes conseguem se aprofundar, e nada impede o seu crescimento.
Que tipo de solo, hoje é o meu coração?
A experiência que vou ter hoje, vai depender somente do quanto eu quero ver Jesus.
Mateus 13:16 – Jesus continuou, dizendo: —Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos veem, e os seus ouvidos ouvem. (NTLH)

Leave a Reply