(Gênesis 15:1,8) “Depois desses acontecimentos, o SENHOR falou a Abrão por meio de uma visão: “Abrão, não tenha medo! Eu sou o seu escudo. A sua recompensa será enorme!” Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano SENHOR, que me darás, se continuo sem filhos e o meu herdeiro é Eliezer, de Damasco?” 3 E Abrão acrescentou: “Tu não me deste descendentes. Um servo da minha casa será o meu herdeiro 4 Disse, porém, o SENHOR: “Não. Seu herdeiro não será Eliezer. O seu herdeiro será um filho gerado por você mesmo” Então o SENHOR levou-o para fora da tenda e disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se puder”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”. 6 Abrão creu no SENHOR. E Deus considerou Abrão justo, por causa da sua fé 7 Deus continuou falando com Abrão: “Eu sou o SENHOR que tirei você de Ur dos caldeus, para dar a você esta terra como herança”.8 Abrão perguntou-lhe: “Ó Soberano SENHOR, como posso ter certeza de que esta terra será minha?”
Comentar sobre como estava Abrão nesse tempo, triste, sem esperança…
Introdução:
“Então conduziu-o para fora, e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes”. O que Deus queria com isso? O que ensinou para Abraão e ensina para nós?
Assim como não seria possível para Abrão contar as estrelas, assim são incontáveis os recursos de Deus em favor do ser humano. Abraão estava dentro da tenda quando foi conduzido para fora.
É sempre Deus quem que toma iniciativa é Ele hoje através de Seu Filho Jesus que nos conduz para fora de nossa tenda de nossas limitações.
Como Abraão, nós só vemos as dificuldades e nossas limitações. Eu vejo Deus pegando a mão de Abrão. Deixa Eu te mostrar algo.
Hoje somos nós:
Deus pega-nos pela mão, leva para fora e manda-nos fazer duas coisas: -levantar os olhos( significado: buscar a Deus – ter esperança)
-e contar as estrelas (significado: contar com a sua maravilhosa graça).
O (v.6) mostra como Abrão reagiu: “Ele creu no Senhor”.
Naquela noite não aconteceu nada de extraordinário: Deus NÃO enviou um exército para proteger seu acampamento e NEM blindou as barracas contra as espadas dos inimigos.
Mas Abraão sentiu a presença de Deus e creu naquilo que ele lhe falou. Suas esperanças foram renovadas e isso acalmou o seu coração.
A fé diz: “O Senhor está comigo: não temerei” (Sl 118.6).
Povo amado precisamos muito crer nessa promessa.
Deus não deseja que fiquemos limitados. Ele nos chama para fora da tenda.
O que acontece quando Deus nos leva para fora? Saímos da zona de conforto:
O desejo de Deus é nos tirar da rotina, do conformismo e da limitação do que é conhecido, do que estabelecemos para nós.
Ele nos convida a romper com os limites que nós mesmos criamos. (Gn 12:1) “Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão:
— Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei.
Exemplos: Paulo saindo do conforto das honrarias para falar de alguém que era rejeitado e libertar o povo e levar salvação, Davi saindo da vida de pastor tranquilo para enfrentar um Golias.
Deus quer que experimentamos novos horizontes. Nós fazemos nossas vidas chatas, Deus tem sempre algo novo, só é preciso querer.
A nossa visão é limitada pelo que está à nossa volta, a tenda nos impede de ver o que está acima, dos lados.
Ao sair, somos convidados a olhar para o céu e contar as estrelas, isso representa ver a magnitude do plano de Deus para nós e a grandeza de suas promessas.
O que Deus promete é ilimitado, enquanto que a crença humana tem limites.
A promessa de Deus para Abraão foi de uma descendência tão numerosa quanto as estrelas. (Gn 13:16) “Farei com que os seus descendentes sejam tantos como o pó da terra. Assim como ninguém pode contar os grãozinhos de pó, assim também não será possível contar os seus descendentes.”
Abraão acreditou em Deus e sua fé lhe foi contada como justiça. (Gn 15:6) “Abrão creu em Deus, o Senhor, e por isso o Senhor o aceitou.” Foram 25 anos para a promessa se cumprir.
A fé em Deus nos transforma, acalma o coração e nos dá esperança em meio a dificuldades. “Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel..” (Hebreus 10:23)
Conclusão:
Deus hoje está chamando para sairmos de nossas tendas. O que te impede?
O comodismo, as coisas que você tem que abandonar que te prende ao mundo a sua vontade, seu eu, a vergonha de acertar o que está errado, fique tranquilo só Deus sonda o teu coração.
Ouse, hoje, mudar a tua história. Ouse, hoje, por em prova a tua fé.
Quando Abrão saiu a fé dele foi testada e aprovada, Deus hoje te toma pela mão, deixe que Ele te conduza.
Creia que o melhor está por vir, faça como Abrão somente “Creia”. Seja encorajado a sair da sua zona de conforto e a olhar para o alto, pois Deus tem um plano ilimitado para a sua vida.
Não tenha medo de sair da tenda, pois Deus está com você e Ele cumprirá Sua promessa.
Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus .( Filipenses 1:6)
COMUNIDADE CAMINHO DA PAZ
Pastora Maria Granado

Leave a Reply