11 de janeiro de 2026

Vivendo os sonhos de Deus

Vivendo os sonhos de Deus

Alguém já disse que “Um otimista fica acordado até meia-noite para ver a entrada do ano novo. Um pessimista fica acordado para ter a certeza de que o ano velho se foi.” (Bill Vaughn)

2026 Vivendo os sonhos de Deus

(Gênesis 41.50-52) “Antes dos anos de fome, Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om, deu a José dois filhos.
⁵¹ Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, dizendo: “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai”. ⁵² Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: “Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido”.

INTRODUÇÃO:

Quando lemos sobre a vida de José, suas experiências e para o que lhe aconteceu na convivência com seus irmãos, sua angustias e aflições no Egito, poderíamos pensar que ele seria um derrotado, cheio de revolta contra tudo e contra todos, com um coração carregado de ódio e rancor principalmente contra seus irmão, pois o desprezavam e o venderam aos Ismaelitas como reles escravo.

Mas não foi isso que aconteceu, pelo contrário, o que a Palavra nos mostra é um grande exemplo de vida para todos nós, pois José aprendeu a vencer as dificuldades.

Foi sim jogado numa cova pelos próprios irmãos, vendido como escravo, preso por uma armadilha da mulher de Potifar, traído pelo copeiro chefe que se esqueceu de ajudá-lo a sair da prisão. Se José fosse contar com problemas viveria uma vida amargurada e não conseguiria ir adiante.

José sempre se lembrava dos sonhos de Deus para sua vida e para alcançar este sonho, precisou tomar uma decisão, de libertar-se de seu passado. José não permitiu que o rancor tomasse o seu coração pois entendeu que estaria se opondo aos planos de Deus para com ele.
Nada acontece por acontecer na vida de um servo de Deus, mas tudo faz parte do propósito de Deus na sua vida.

A Palavra diz que depois de 13 anos de sofrimento e provações, José foi grandemente abençoado por Deus na terra do Egito. Ele venceu porque viu a mão do Senhor operando em seu favor e não a intervenção de pessoas.

O segredo da vitória e do crescimento que o Senhor deu a José diante de todas as adversidades que passou, estão revelados nos nomes dos dois filhos que lhe nasceram depois de tudo ter sido cumprido.

Vamos aprender como José conseguiu alcançar o sonho de Deus para sua vida e marcou sua libertação através dos nomes de seus filhos:

1- Manassés > ESQUECIMENTO (V.51) “ao primogênito chamou Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai”

Quando nasceu o primeiro filho de José, sua vida estava tão abençoada que ele percebeu que havia se esquecido de todo sofrimento que viveu e das dores que sentiu. Por isso José chamou seu filho primogênito de Manassés com o sentido de “esquecimento”. Se José ficasse REMOENDO o passado não conseguiria ir adiante.

Nossas vidas são marcadas muitas vezes por lutas e dificuldades que vão formando cicatrizes em nossa alma. Precisamos nos libertar do passado e saber que “aquele que está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo” (2Coríntios 5.17).

É necessário renovar a mente (RM 12.2), acreditar que Deus pode fazer “novas todas as coisas” (AP 21.5).

Coisas novas vão acontecer quando você se esquecer de tudo que ficou para trás. Creia Deus pode apagar seu passado, pois o Senhor “lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Miquéias 7.19). [pecado da mágoa, rancor, revolta, do ódio, da revanche, sabe aquele um dia vai ver, dou o troco…

O que você precisa esquecer? Hoje Deus quer derramar o bálsamo do esquecimento, basta querermos! Deixa o melhor de Deus invadir sua alma, mude hoje sua vida.

2- Efraim > DUPLAMENTE FRUTÍFERO, PRÓSPERO (V.52) “ao segundo chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição”

Quando nasceu o segundo filho de José, colocou-lhe o nome de Efraim que significa ‘duplamente frutífero’. Com isso estava profetizando que chegou o tempo para que se cumprisse o sonho de Deus em sua vida.

José havia prosperado grandemente depois que interpretou o sonho de Faraó e ensinou a estratégia de guardar mantimentos em celeiros para o tempo da fome, ao ponto de faraó dar a José o seu próprio anel de autoridade.

Deus prosperou tanto o governo de José que “havia fome em todas as terras, mas em todo o Egito havia pão” (v.54). José tornou-se tão poderoso que quando o povo procurou Faraó para pedir alimento, este mandou que fossem a José e fizessem o que ele mandasse (v.55) “Dirijam-se a José e façam o que ele disser”.

Deus quer prosperar sua vida e realizar todos os seus sonhos, mas você precisa se apropriar do que Deus tem para você (Salmo 37.4). “Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja.”
Creia na promessa do Senhor que “em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria” (Isaías 61.7). Não aceite nada menos do que aquilo que Deus prepara para sua vida que é a “vida e vida em abundância” (João 10.10), pois quem tem a vida abundante, não passa falta do “Pão da Vida que é Jesus” (João 6.35).

Assim como José tinha uma unção de prosperidade, Deus quer abrir portas e “confirmar o trabalho de suas mãos” (Sl 90.17). Você precisa de uma bênção?
Deus tem muitas bênçãos para te entregar. Esqueça o passado e prospere!

CONCLUSÃO

Quando José foi pedir a bênção de seu pai para seus filhos, colocou os dois rapazes diante do idoso Jacó em ordem de idade, o mais velho {Manassés} à direita para receber a bênção da primogenitura e o mais moço {Efraim} à esquerda para receber apenas a bênção paternal.
Contudo, Jacó cruzou as mãos e colocou a mão direita na cabeça de Efraim e a esquerda em Manassés. José corrigiu seu pai e Jacó lhe disse que fez de propósito, pois Efraim representava a prosperidade e Manassés o esquecimento do passado de tristeza. Então José aceitou a bênção como Deus mostrou (Gênesis 48.12-22).

É preciso passar por estas duas bênçãos para entrar no sonho de Deus.

A bênção de Manassés foi “esquecendo-me das coisas que para trás ficam” e a benção de Efraim “avançando para as que diante de mim estão” (Filipenses 3.13). Esquecer significa não sentir dor mesmo que as marcas ainda estejam presentes.

Prosperidade significa avançar e crescer. É isso que Deus quer para a Sua igreja , que se esqueça das dores do passado que te paralisam e prossiga adiante com seus sonhos.
Quer se libertar do passado e prosperar? Manassés ficou pra trás, Efraim é o que Deus tem pra nós em 2026!

(Gênesis 48.20) “O povo de Israel usará os seus nomes para abençoar uns aos outros: Que Deus faça a você como fez a Efraim e a Manassés!”

 

COMUNIDADE CAMINHO DA PAZ

Pastora Maria Granado

Leave a Reply

Your email address will not be published.