A Autoridade de Deus.
Isaías 45:9 – Um vaso de barro não briga com quem o fez. O barro não pergunta ao oleiro: “O que é que você está fazendo? ”, nem diz: “Você não sabe trabalhar. ” (NTLH)
Isaías 45:9 – Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça. (ARA)
Estamos vivendo um momento bastante complicado, onde a humanidade em geral tem se tornado materialista, carnal e incrédula, negando completamente a existência de Deus como seu Criador e a Sua Autoridade sobre como as coisas que acontecem.
E nós os crentes, embora acreditemos que Deus seja o nosso Criador, Salvador e Senhor, infelizmente temos sido influenciados quando permitimos que existam dentro de nós, “pequenos questionamentos”, quanto a maneira que Deus tem cuidado de nós.
Uma ovelha não pergunta para o seu pastor para onde ele a está levando, simplesmente ela confia no cuidado do seu pastor, e crê que ele a conduzirá a pastos verdejantes e águas tranquilas, é assim que Davi nos ensina no Salmo 23 e Jesus em João 10:27.
Então eu pergunto: – Até que ponto eu tenho o direito de questionar o que Deus está fazendo na minha vida?
Saúde – Trabalho – Situações contrárias à minha vontade – tribulações e provações.
O próprio Deus responde através da Sua Palavra:
Isaías 45:11 – O SENHOR, o Santo Deus de Israel, o seu Criador, diz: “Por acaso, vocês vão exigir que eu explique como cuido dos meus filhos? Vocês querem me ensinar a fazer as coisas? (NTLH)
(contar que a profecia de Isaías foi feita 150 anos antes, e os se detalhes são magníficos, citando até o nome do rei Ciro)
Jeremias 18:6 – —Será que eu não posso fazer com o povo de Israel o mesmo que o oleiro faz com o barro? Vocês estão nas minhas mãos assim como o barro está nas mãos do oleiro. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. (NTLH) (contar a história de Israel nos dias de Jeremias)
É verdade que por Sua graça fomos transformados de escravos em filhos, mas é importante não nos esquecermos de que a mudança aconteceu somente em nós, Deus não mudou, Ele continua sendo, o Criador de todas as coisas, nosso Pai e Senhor.
Isaías 29:16 – Vocês invertem as coisas, como se o barro valesse mais do que o oleiro! O pote não vai dizer ao homem que o fez: “Você não me fez. ” Uma vasilha não dirá ao oleiro: “Você não sabe o que está fazendo. ” (NTLH)
Romanos 9:20 – Mas quem é você, meu amigo, para discutir com Deus? Será que um pote de barro pode perguntar a quem o fez: “Por que você me fez assim? ” (NTLH)
Como filhos de Deus, temos o direito de PEDIR para que Deus nos livre o mal, mas temos que entender que será a vontade Dele que será feita, e nós precisamos aprender a nos submeter a ela.
Precisamos aprender com Jesus que mesmo sendo Deus, sempre esteve submisso e obediente a vontade do Pai, mesmo na noite mais difícil da sua vida.
Mateus 26:39 – Ele foi um pouco mais adiante, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e orou: —Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres. (NTLH)
E Jesus também nos ensinou a orar assim:
Mateus 6:10 – Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! (NTLH)
A Bíblia afirma que todas as coisas no mundo e na nossa vida vão acontecer segundo a vontade de Deus.
Efésios 1:11 – Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo. (NTLH)
Lamentações 3:37-38 – Ninguém pode fazer acontecer nada se Deus não quiser. Tanto as coisas boas como as más acontecem por ordem do Deus Altíssimo. (NTLH)
Eu preciso confiar que Deus sempre vai querer o melhor para minha vida, pois somos seus filhos.
Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. (NVI)
Deus sabe o que precisamos em cada momento da nossa vida.
Jeremias 29:11 – Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando. (NTLH)
Eu preciso crer que mesmo quando pode parecer que o remédio esteja muito amargo,
Quando Jó passou por uma grande provação, e verdade que ele nunca blasfemou e nem abandonou a sua fé, como a sua esposa lhe havia sugerido, mas ele errou ao questionar Deus, perguntando se Deus sabia o que estava fazendo com ele naquele momento ruim da sua vida, e Deus foi obrigado a mostrar para Jó que na verdade Jó tinha muito pouco conhecimento para poder questioná-Lo.
Deus mostrou para Jó o quanto ele não sabia nada, e então lhe fez algumas perguntas nos capítulos 38-39-40 do seu livro, para que ele mesmo pudesse ver o quanto lhe faltava sabedoria e poder.
Onde você estava quando eu criei a terra? E qual o tamanho dela?
Você tem poder para conter o mar no seu limite?
Você pode fazer chover? Ou pode dar ordem a um relâmpago?
Você pode numerar as nuvens?
Quem criou alguma coisa antes de mim, e me deu, para que Eu possa lhe retribuir?
Jó compreendeu que ele sabia muito pouco para poder questionar a Deus e disse:
Jó 42:1-6 – Então, em resposta ao SENHOR, Jó disse: “Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender. Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às tuas perguntas. Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas. ” (NTLH)
A vida de Jó só mudou depois que ele parou de questionar a Deus, e reconheceu que Deus sabe como cuidar dos seus filhos, ainda que seja difícil entender, pois os pensamentos de Deus são muito elevados, portanto a nós cabe confiar no Seu amor e na Sua fidelidade.
Lamentações 3:21-25 – Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do SENHOR Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do SENHOR! Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele. O SENHOR é bom para todos os que confiam nele. (NTLH)

Leave a Reply